11 dicas pa­ra fa­ci­li­tar a vi­da­na­co­zi­nha

Tu­do que vo­cê pre­ci­sa fa­zer da or­ga­ni­za­ção ao pre­pa­ro de re­cei­tas su­per­prá­ti­cas no dia a dia

Receita Minuto - - ÍNDICE DE RECEITAS -

Dpa­ra vo­cê ani­el Bork dá dicas in­fa­lí­veis prá­ti­cas, mas fa­zer não só misturas na ho­ra ter to­tal agi­li­da­de na co­zi­nha Va­le aten­tar pa­ra de pre­pa­rar as re­fei­ções. dos in­gre­di­en­tes, a or­ga­ni­za­ção, es­co­lha al­guns uten­sí­li­os do car­dá­pio e in­ves­tir em no­ta! que aju­dam mui­to. To­me

1P la­ne­je o car­dá­pio da se­ma­na:

es­co­lha as re­cei­tas que pre­ten­de fa­zer e con­fi­ra se te­rá to­dos os in­gre­di­en­tes ne­ces­sá­ri­os.

2U ti­li­ze as so­bras:

te­nha sem­pre à mão re­cei­tas que po­dem ser fei­tas usan­do so­bras da re­fei­ção an­te­ri­or, co­mo ar­roz bran­co co­zi­do, car­ne as­sa­da ou le­gu­mes co­zi­dos.

3O rga­ni­ze a co­zi­nha:

O am­bi­en­te or­ga­ni­za­do fa­ci­li­ta na ho­ra de pro­cu­rar os uten­sí­li­os e eco­no­mi­za tem­po. Dei­xe ta­lhe­res em uma ga­ve­ta pró­xi­ma e se­pa­ra­dos por ti­po. Pa­ne­las e po­tes plás­ti­cos tam­bém pre­ci­sam ser guar­da­dos em lo­cal de fá­cil aces­so. Já nos ar­má­ri­os mais al­tos, guar­dem os ob­je­tos me­nos usa­dos. Apa­re­lhos úteis, co­mo li­qui­di­fi­ca­dor e mi­xer, po­dem fi­car em um bal­cão.

4 Na ho­ra H:

Quando for co­zi­nhar, se­pa­re to­dos os in­gre­di­en­tes ne­ces­sá­ri­os e dei­xe- os dis­pos­tos na ban­ca­da já nas me­di­das que se­rão usa­das.

5 Tu­do na mes­ma pa­ne­la:

apos­te em re­cei­tas que usam ape­nas uma pa­ne­la, mes­mo que te­nha mais de uma eta­pa de co­zi­men­to. Ou­tro tru­que é usar a mes­ma pa­ne­la pa­ra mais de uma pre­pa­ra­ção. Por exem­plo, use a pa­ne­la on­de fri­tou um bi­fe pa­ra re­fo­gar le­gu­mes que fi­ca­rão com o gos­ti­nho da car­ne.

6 Mul­ti­ta­re­fa:

Apro­vei­te o tem­po pa­ra fa­zer mais de uma re­cei­ta ao mes­mo tem­po. En­quan­to o ma­car­rão co­zi­nha, por exem­plo, vo­cê po­de tem­pe­rar uma car­ne e pi­car le­gu­mes. Só pre­ci­sa fi­car de olho pa­ra não dei­xar na­da quei­mar.

7 Ali­a­dos:

Li­qui­di­fi­ca­dor, mi­xer, mi­cro-ondas, des­cas­ca­dor e es­pre­me­dor de ba­ta­tas são uten­sí­li­os que au­men­tam a pra­ti­ci­da­de na co­zi­nha. Apos­te ne­les!

8 De olho no tem­po:

Ter um ti­mer ou tem­po­ri­za­dor na co­zi­nha fa­ci­li­ta mui­to pa­ra quem é de­sa­ten­to e aca­ba es­que­cen­do o ali­men­to no fo­go.

9 Não acu­mu­le a lou­ça:

En­quan­to pre­pa­ra sua re­cei­ta, vá la­van­do a lou­ça que su­jar. Assim, quando ter­mi­nar, sua co­zi­nha já es­ta­rá lim­pi­nha e or­ga­ni­za­da de no­vo.

10 Tem­pe­ro cu­rin­ga:

Ba­ta no li­qui­di­fi­ca­dor 2 ce­bo­las gran­des, 10 den­tes de alho des­cas­ca­dos, 1 co­lher (so­pa) de sal, pi­men­ta-do-rei­no a gos­to, 2 co­lhe­res (so­pa) de azei­te e chei­ro-ver­de a gos­to até for­mar uma pas­ta ho­mo­gê­nea. Trans­fi­ra pa­ra um re­ci­pi­en­te de vi­dro com tam­pa e ar­ma­ze­ne na ge­la­dei­ra por até 30 di­as.

11 Ver­di­nho con­ge­la­do:

O chei­ro­ver­de po­de ser la­va­do, pi­ca­do e guar­da­do no con­ge­la­dor em um po­ti­nho fe­cha­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.