São Jo­sé

Aben­çoe sua fa­mí­lia e seu tra­ba­lho com o po­der de

Salmos & Anjos - - News -

Jo­sé foi um car­pin­tei­ro mui­to sim­ples de Na­za­ré que re­ce­beu uma gran­de mis­são de Deus: amar e pro­te­ger Jesus co­mo se fos­se seu fi­lho bi­o­ló­gi­co. O car­pin­tei­ro fez is­so com mui­ta de­vo­ção e de­di­ca­ção e se mos­trou um ver­da­dei­ro ser­vo do Se­nhor. Por is­so, ho­je ele é con­si­de­ra­do exem­plo de pai, ma­ri­do, tra­ba­lha­dor e mo­de­lo de obe­di­ên­cia a Deus.

Ce­le­bra­ção li­túr­gi­ca

O santo é ce­le­bra­do em du­as da­tas dis­tin­tas. Em 19 de mar­ço co­me­mo­ra- se São Jo­sé co­mo pa­tro­no da Igreja Ca­tó­li­ca. Já em 1º de maio faz-se a me­mó­ria do santo co­mo pa­tro­no dos tra­ba­lha­do­res.

Tí­tu­los de São Jo­sé

Pa­dro­ei­ro dos tra­ba­lha­do­res: mui­tas pes­so­as pe­dem a pro­te­ção do santo pa­ra con­se­gui­rem um em­pre­go ou pro­te­ge­rem o que tem, pois ele foi um car­pin­tei­ro mui­to de­di­ca­do.

Pa­tro­no da igreja: por ser o es­co­lhi­do de Deus pa­ra ser o pai ado­ti­vo de Jesus Cris­to, São Jo­sé ga­nhou es­te tí­tu­lo ca­ri­nho­so.

Pro­te­tor das fa­mí­li­as: o santo tam­bém é con­si­de­ra­do o de­fen­sor das fa­mí­li­as, gra­ças ao amor e à de­di­ca­ção que te­ve com Jesus e Maria.

Pa­dro­ei­ro da boa mor­te: se­gun­do a tra­di­ção, ele te­ria par­ti­do pa­ra o Céu sem ne­nhum so­fri­men­to e num cli­ma de paz e tran­qui­li­da­de, con­ce­den­do­lhe es­te tí­tu­lo.

Ora­ções mi­la­gro­sas Pe­di­do a São Jo­sé

“São Jo­sé, se­reis sem­pre meu guia, meu pro­te­tor, o dis­tri­bui­dor dos te­sou­ros de Deus pa­ra mi­nha al­ma. Sim, te­nho con­fi­an­ça em vós. Au­men­tai ca­da dia na mi­nha al­ma a de­vo­ção fi­li­al pa­ra con-

vos­co e se­de pra mim pai amo­ro­so.”

Pe­la fa­mí­lia

“São Jo­sé, que com sua boa von­ta­de se­guis­te os en­si­na­men­tos do Pai, ten­de pi­e­da­de de nós e não nos dei­xe des­vi­ar do ca­mi­nho re­to e das vir­tu­des cris­tãs. Aju­de-nos a lu­tar pe­la so­bre­vi­vên­cia, pe­la fa­mí­lia, pe­la hon­ra e pe­la sin­ce­ri­da­de es­pi­ri­tu­al. As­sim se­ja nos­so qu­e­ri­do São Jo­sé. Amém!”

Ora­ção dos tra­ba­lha­do­res

“Glo­ri­o­so São Jo­sé, nós vos glo­ri­fi­ca­mos co­mo per­fei­to mo­de­lo dos ope­rá­ri­os e ami­go dos po­bres, con­so­la­dor dos que sofrem e dos emi­gran­tes, o santo da pro­vi­dên­cia. Fos­tes na Ter­ra a imagem vi­va da bon­da­de e da so­li­ci­tu­de de Deus Pai. Fos­tes o la­bo­ri­o­so car­pin­tei­ro de Na­za­ré, o mes­tre de tra­ba­lho do Fi­lho de Deus, que por nós se fez hu­mil­de tra­ba­lha­dor. In­ter­ce­dei por to­dos os que tra­ba­lham in­te­lec­tu­al e ma­nu­al­men­te. Dai às na­ções uma le­gis­la­ção con­for­me ao Evan­ge­lho e ao es­pí­ri­to de ca­ri­da­de cris­tã, e um or­de­na­men­to con­for­me à jus­ti­ça e à paz.”

Pa­ra san­ti­fi­car o tra­ba­lho

“Ó Deus, Cri­a­dor de to­das as coi­sas, vós con­ce­bes­tes a lei do tra­ba­lho pa­ra os se­res hu­ma­nos e com gra­ci­o­si­da­de nos des­tes co­mo exem­plo nos­so qu­e­ri­do São Jo­sé. Que nós pos­sa­mos fa­zer o tra­ba­lho que nos con­ce­des­tes e, no mo­men­to ade­qua­do, ter a recompensa que nos pro­me­tes­tes. Am­pa­rai-nos com a vos­sa gra­ça em nos­sa bus­ca pe­lo bem, pe­la ca­ri­da­de e pe­la jus­ti­ça. Amém.”

A São Jo­sé

“São Jo­sé, ve­jo-vos cur­va­do so­bre o tos­co ban­co de car­pin­tei­ro, ga­nhan­do com o pe­no­so tra­ba­lho o pão de ca­da dia. Con­tem­plo-vos na ora­ção, nos afa­ze­res do­més­ti­cos, no tra­to com o pró­xi­mo, na vi­da de fa­mí­lia e com­pre­en­do que mi­nha san­ti­da­de es­tá em ser fi­el em to­das as coi­sas, mes­mo nas mais pe­que­ni­nas e ig­no­ra­das, à imi­ta­ção vos­sa, São Jo­sé.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.