São Cosme e São Damião

Salmos & Anjos - - News -

Cosme e Damião eram ir­mãos gê­me­os. Em vi­da, fo­ram mé­di­cos que aju­da­vam as pes­so­as sem co­brar na­da em tro­ca e, de­vi­do a is­so, são con­si­de­ra­dos os pro­te­to­res dos mé­di­cos, far­ma­cêu­ti­cos e das fa­cul­da­des de me­di­ci­na. Ali­an­do seus dons es­pi­ri­tu­ais com seus co­nhe­ci­men­tos ci­en­tí­fi­cos, cu­ra­ram mui­tas pes­so­as. Por con­ta de seus milagres e de se­rem cris­tãos, fo­ram con­si­de­ra­dos fei­ti­cei­ros pe­lo Im­pe­ra­dor Di­o­cle­ci­a­no que man­dou que os per­se­guis­sem e de­ca­pi­tas­sem.

Pro­te­to­res das cri­an­ças

Des­de en­tão, mui­tos milagres são atri­buí­dos à in­ter­ces­são de­les. Se­gun­do a cren­ça po­pu­lar, após se­rem mor­tos, eles se ma­te­ri­a­li­za­ram pa­ra sal­var cri­an­ças ví­ti­mas de vi­o­lên­cia. Por con­ta dis­so, são con­si­de­ra­dos pro­te­to­res das cri­an­ças e no dia li­túr­gi­co de­les - 26 de setembro - al­gu­mas pes­so­as dis­tri­bu­em do­ces e brin­que­dos aos pe­que­nos mais ne­ces­si­ta­dos.

Ora­ção aos ir­mãos san­tos

“Ama­dos São Cosme e São Damião, em no­me do To­do-Po­de­ro­so, eu bus­co em vós a bên­ção e o amor. Com a ca­pa­ci­da­de de re­no­var e re­ge­ne­rar, com o po­der de ani­qui­lar qual­quer efei­to ne­ga­ti­vo de cau­sas de­cor­ren­tes do pas­sa­do e do pre­sen­te, im­plo­ro pe­la per­fei­ta re­pa­ra­ção do meu cor­po, dos meus fi­lhos e de mi­nha fa­mí­lia. Ago­ra e sem­pre, de­se­jan­do que a luz dos San­tos gê­me­os es­te­ja em meu co­ra­ção! Vi­ta­li­zai meu lar, a ca­da dia, tra­zen­do-me paz, saú­de e tran­qui­li­da­de. Ama­dos São Cosme e Damião, eu pro­me­to que, al­can­çan­do es­ta gra­ça, não vos es­que­ce­rei ja­mais. As­sim se­ja. Sal­ve São Cosme e Damião. Amém.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.