Ora­ções e san­tos po­de­ro­sos

A for­ça das pa­la­vras po­de mu­dar sua vi­da. É só acre­di­tar!

Salmos & Anjos - - News -

São Gui­do

De­sa­pe­ga­do das coi­sas ma­te­ri­ais des­de cri­an­ça, São Gui­do do­ou to­dos os seus bens e tu­do o que ga­nha­va pa­ra os po­bres quan­do era jo­vem. De­ci­diu tor­nar-se um sa­cris­tão pa­ra vi­ver ape­nas de ora­ções e de pe­ni­tên­cia. Ape­sar dis­so, aban­do­nou a sua vi­da re­li­gi­o­sa pa­ra de­di­car-se ao co­mér­cio. Vol­tou à vo­ca­ção quan­do sou­be que o na­vio que tra­zia su­as mer­ca­do­ri­as afun­dou, en­ten­den­do o ocor­ri­do co­mo um si­nal. Sua co­me­mo­ra­ção li­túr­gi­ca acon­te­ce no dia 12 de setembro.

“São Gui­do, en­si­nai-nos a ser co­mo vós, a ter es­se des­pren­di­men­to, es­sa fa­ci­li­da­de pa­ra aten­der o es­pí­ri­to e não a car­ne, a obe­di­ên­cia de al­ma pa­ra al­can­çar­mos os nos­sos de­se­jos, já que so­mos chei­os de pe­ca­do e pre­ci­sa­mos ser per­do­a­dos. São Gui­do, ro­gai por nós!” (Re­ze três Cre­dos)

São Jerô­ni­mo

Res­pon­sá­vel pe­la tra­du­ção da Bí­blia pa­ra o la­tim, São Jerô­ni­mo nas­ceu na Iu­gos­lá­via, mas mu­dou-

se pa­ra Ro­ma pa­ra de­di­car-se aos es­tu­dos. É con­si­de­ra­do um dos ho­mens mais in­te­li­gen­te da igre­ja. Foi de­cla­ra­do pa­dro­ei­ro dos es­tu­dos bí­bli­cos, tan­to que o Dia da Bí­blia é fes­te­ja­do no mes­mo dia de sua mor­te. Sua co­me­mo­ra­ção acon­te­ce no dia 30 de setembro.

“Ó Se­nhor Deus, vos dig­nas­tes pro­ver a vos­sa igre­ja com o be­a­to Jerô­ni­mo, vos­so con­fes­sor e dou­tor má­xi­mo na ex­po­si­ção das sa­gra­das es­cri­tu­ras. Nós vos ro­ga­mos que, com o vos­so pa­tro­cí­nio, sem­pre nos pro­te­ja. Jerô­ni­mo san­to, má­xi­mo pe­ni­ten­te, san­to sá­bio e for­te, as­sis­te-me ago­ra e na ho­ra da mor­te.” (Re­ze um Pai-Nos­so, uma Ave-Ma­ria e uma Gló­ria ao Pai)

Nos­sa Se­nho­ra da Pe­nha

A de­vo­ção a N. Sra. da Pe­nha te­ve iní­cio na Es­pa­nha, mas foi tra­zi­da ao Bra­sil pe­los por­tu­gue­ses. A santa con­ce­de gra­ças a quem tem fé no co­ra­ção e sua co­me­mo­ra­ção li­túr­gi­ca acon­te­ce no dia 8 de setembro.

“Nes­ta ca­ma me dei­to, des­ta ca­ma me le­van­to, a Vir­gem Nos­sa Se­nho­ra me cu­bra com o seu man­to. Se eu co­ber­to com ele for, não te­rei me­do nem pa­vor nem coi­sa que des­te ou de ou­tro mun­do for.” (Re­ze um Pai-Nos­so e uma Ave-Ma­ria) Fon­te: O Li­vro Sa­gra­do das Ora­ções, Ed. Ma­dras, 2007

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.