Pí­lu­las da re­da­ção

Segredos da Mente - - Sumário -

Confira o mai­or mapa de re­giões ce­re­brais já cri­a­do, além de no­tí­ci­as e ou­tras no­vi­da­des de pes­qui­sas ci­en­tí­fi­cas

Mapa re­ve­la 97 no­vas áre­as do cé­re­bro

Há mais de um sé­cu­lo, ci­en­tis­tas ten­tam des­ven­dar e iden­ti­fi­car as di­fe­ren­tes áre­as ce­re­brais. Por exem­plo, o ale­mão Kor­bi­ni­an Brod­mann já ha­via di­vi­di­do o cé­re­bro hu­ma­no em 52 re­giões di­fe­ren­tes, cri­an­do o pri­mei­ro “mapa” do ór­gão. Ago­ra, neu­ro­ci­en­tis­tas con­se­gui­ram mais avan­ços, se­gun­do es­tu­do da Es­co­la de Me­di­ci­na da Uni­ver­si­da­de de Washing­ton, em San Louis (Es­ta­dos Uni­dos), pu­bli­ca­do na ver­são on-li­ne da re­vis­ta ci­en­tí­fi­ca Na­tu­re. Os es­tu­di­o­sos con­se­gui­ram pro­du­zir di­ver­sas ima­gens que for­ma­ri­am al­go pa­re­ci­do com um “mapa” do cé­re­bro. Até en­tão, já ti­nham si­do iden­ti­fi­ca­das 83 áre­as do ór­gão. Es­te es­tu­do au­men­tou o nú­me­ro pa­ra ou­tras 97. É um avan­ço sem pre­ce­den­tes pa­ra a ex­pan­são do nos­so co­nhe­ci­men­to do ór­gão – e um ver­da­dei­ro mar­co pa­ra as neu­ro­ci­ên­ci­as.

Por den­tro do “mapa”

O cór­tex, que cons­ti­tui a par­te mais ex­ter­na do cé­re­bro, é res­pon­sá­vel pe­los nos­sos sen­ti­dos e mo­vi­men­tos, além de es­tar re­la­ci­o­na­do com as emo­ções, to­ma­das de de­ci­sões e até nos­sa cons­ci­ên­cia. Foi es­sa a es­tru­tu­ra ava­li­a­da du­ran­te a pes­qui­sa. Pa­ra con­se­guir cri­ar es­se mapa, es­pe­ci­a­lis­tas de se­te cen­tros de pes­qui­sa ame­ri­ca­nos e eu­ro­peus fi­ze­ram a aná­li­se de ima­gens de res­so­nân­cia mag­né­ti­ca e da ati­vi­da­de ce­re­bral de 210 adul­tos. A aná­li­se ocor­reu en­quan­to os vo­lun­tá­ri­os fa­zi­am ta­re­fas co­mo jo­gos de memória e pro­ble­mas ma­te­má­ti­cos, me­din­do va­ri­a­ções nos flu­xos de san­gue ou a es­pes­su­ra do cór­tex em ca­da um de­les. De­pois, os re­sul­ta­dos fo­ram com­pa­ra­dos com da­dos do Hu­man Con­nec­to­me Pro­ject, que vi­sa en­ten­der co­mo os neurô­ni­os se co­nec­tam. Es­te pro­je­to ana­li­sou os cé­re­bros de 1.200 can­di­da­tos ao re­a­li­za­rem ati­vi­da­des co­mo lei­tu­ra, jo­gos de lin­gua­gem e con­tar his­tó­ri­as. Por fim, to­dos es­ses da­dos fo­ram so­bre­pos­tos, e os ci­en­tis­tas con­se­gui­ram cri­ar uma es­pé­cie de cé­re­bro mo­de­lo. É es­se o “mapa” ce­re­bral, com as 180 áre­as fun­ci­o­nais. Es­se mo­de­lo po­de fa­ci­li­tar ci­rur­gi­as neu­ro­ló­gi­cas, por exem­plo. Além dis­so, Alzhei­mer, au­tis­mo, es­qui­zo­fre­nia e demência, do­en­ças e trans­tor­nos mis­te­ri­o­sos ao olhar da ci­ên­cia, po­dem ser me­lhor des­ven­da­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.