7 DI­CAS PRÁ­TI­CAS

Segredos da Mente - - Pílulas -

Psi­có­lo­gos e neu­ro­lo­gis­tas lis­tam al­guns tru­ques que vão dar o em­pur­rão que fal­ta pa­ra es­ta­be­le­cer no­vos há­bi­tos:

Pri­mei­ra­men­te, crie uma lis­ta bem com­ple­ta de to­das as coi­sas que de­se­ja mo­di­fi­car em sua vi­da. Ca­so ela fi­que mui­to gran­de, não tem pro­ble­ma: es­sa fa­se ser­ve ape­nas pa­ra dar um nor­te.

Con­cen­tre-se pa­ra mu­dar um há­bi­to de ca­da vez.

Não quei­ra abra­çar de uma vez tu­do o que vo­cê lis­tou, ou se­ja, te­nha fo­co. “Ten­tar mu­dar mui­tos há­bi­tos ao mes­mo tempo faz com que sua ener­gia se dis­si­pe”, des­ta­ca o neu­ro­lo­gis­ta Mar­tin Port­ner. Na ho­ra de es­co­lher o que de­se­ja trans­for­mar, pen­se

na­qui­lo que vai fa­zer bem. Es­sa mu­dan­ça po­de tra­zer mais fe­li­ci­da­de e emo­ção à sua vi­da?

Fa­ça um le­van­ta­men­to de re­cur­sos. “Tra­ta-se de re­fle­tir so­bre pes­so­as ou coi­sas que po­dem aju­dar na con­quis­ta da sua me­ta”, apon­ta a psi­có­lo­ga e co­a­ch Gra­zi­e­la Van­ni.

Não te­nha ver­go­nha de pe­dir aju­da pa­ra con­se­guir — in­clu­si­ve ori­en­ta­ção pro­fis­si­o­nal, se es­ti­ver com­pli­ca­do. In­vis­ta, tam­bém, na au­tos­su­ges­tão: re­pi­ta pa­ra si mes­mo, to­dos os di­as, o que é ne­ces­sá­rio re­a­li­zar pa­ra che­gar lá.

Te­nha cons­ci­ên­cia de que o pro­ces­so não vai ser tran­qui­lo o tempo to­do. Nos di­as ruins (que sem­pre apa­re­cem), in­sis­ta. “É a sua per­sis­tên­cia nos di­as

ruins que de­ter­mi­na o su­ces­so do seu es­for­ço”, in­di­ca o neu­ro­lo­gis­ta.

Por fim, uma di­ca fun­da­men­tal. Ape­sar dos es­for­ços e al­guns sa­cri­fí­ci­os, não le­ve tu­do tão a

fer­ro e fo­go e te­nha em men­te que des­vi­os de ro­ta às ve­zes apa­re­cem. “Use sua gin­ga e bom hu­mor pa­ra en­ca­rar os re­sul­ta­dos, e ten­te apro­vei­tar ao má­xi­mo a pró­pria ex­pe­ri­ên­cia da mu­dan­ça”, fi­na­li­za Mar­tin.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.