Sai­ba mais

Dicas de li­vros e fil­mes pa­ra ex­plo­rar os se­gre­dos da mente

Segredos da Mente - - Índice - TEX­TO CAMILA RAMOS/COLABORADORA DESIGN VANESSA SUEISHI

PA­RA LER: 1. In­te­li­gên­cia Emo­ci­o­nal

Da­ni­el Go­le­man Edi­to­ra Ob­je­ti­va Con­si­de­ra­do o gran­de no­me da pes­qui­sa em in­te­li­gên­cia emo­ci­o­nal atu­al­men­te, Da­ni­el Go­le­man ex­pli­ca em sua obra esta vi­são so­bre in­te­lec­to hu­ma­no e a im­por­tân­cia de exer­ci­tar o con­tro­le das emo­ções na vi­da dos in­di­ví­du­os.

2. Leonardo da Vin­ci e seu Supercérebro – Co­le­ção “Mor­tos de Fama”

Mi­cha­el Cox Edi­to­ra Se­guin­te Cox en­che sua obra de cu­ri­o­si­da­des com uma es­cri­ta de fá­cil en­ten­di­men­to pa­ra vo­cê des­co­brir mais so­bre o gran­de re­nas­cen­tis­ta e seu supercérebro.

3. 100 dicas sim­ples pa­ra pre­ve­nir o Alzhei­mer –E a per­da de memória

Je­an Cas­per Edi­to­ra Sex­tan­te Após des­co­brir que pos­sui o ge­ne da do­en­ça, a jor­na­lis­ta Je­an Cas­per pas­sou a des­ven­dar ma­nei­ras de ame­ni­zar os sin­to­mas, co­mo per­da de memória e ou­tros ti­pos de de­mên­cia.

4. Memória, apren­di­za­gem e es­que­ci­men­to

An­to­nio Car­los de Oliveira Cor­rêa Edi­to­ra Athe­neu Es­sa obra é uma com­pi­la­ção de tu­do que en­vol­ve memória, des­de de­fi­ni­ção e no­vas des­co­ber­tas, até os dis­túr­bi­os.

5. O cé­re­bro com foco e dis­ci­pli­na

Re­na­to Al­ves Edi­to­ra Gen­te O au­tor tra­ça on­ze me­tas re­ais a se­rem al­can­ça­das pe­lo leitor pa­ra ter mais foco e dis­ci­pli­na na sua vi­da. As­sim, o gran­de objetivo é de­sen­vol­ver o au­to­con­tro­le e a ca­pa­ci­da­de de con­cen­tra­ção.

6. Ste­ve Jobs – a bi­o­gra­fia

Wal­ter Isa­ac­son Edi­to­ra Com­pa­nhia das Le­tras Pa­ra quem quer se ins­pi­rar na vi­da do fun­da­dor da Ap­ple, sua bi­o­gra­fia é ba­se­a­da em mais de qua­ren­ta en­tre­vis­tas com o gê­nio da tec­no­lo­gia.

PA­RA AS­SIS­TIR: 1. Am­né­sia (2000)

Di­re­ção: Ch­ris­topher No­lan Elen­co: Guy Pe­ar­ce, Car­rie-An­ne Moss, Joe Pan­to­li­a­no, en­tre ou­tros. O filme con­ta a his­tó­ria de Le­o­nardShelby, que perde a memória após um acidente e é in­ca­paz de ab­sor­ver no­vas in­for­ma­ções. Acre­di­tan­do que sua es­po­sa foi mor­ta em um assalto, ele vai em bus­ca de vin­gan­ça. Ape­sar de a obra não se­guir uma nar­ra­ti­va li­ne­ar, tra­ta-se de um óti­mo exer­cí­cio pa­ra o cé­re­bro, fa­zen­do-o bus­car a ver­da­de na his­tó­ria trá­gi­ca do per­so­na­gem.

2. Di­ver­ti­da Mente (2015)

Di­re­ção: Pe­te Doc­ter e Ro­nal­do Del Car­men Elen­co: Amy Po­eh­ler, Phyl­lis Smith, Mindy Ka­ling, en­tre ou­tros. A ani­ma­ção po­de ser pré-es­ta­be­le­ci­da co­mo in­fan­til, mas tem mui­to a nos ex­pli­car so­bre as emo­ções. Ri­ley é uma me­ni­na de on­ze anos que pas­sa por uma mu­dan­ça em sua vi­da: ci­da­de no­va, es­co­la no­va, lon­ge dos ami­gos e pas­san­do por pro­ble­mas fi­nan­cei­ros. Tu­do is­so me­xe com as emo­ções que vi­vem den­tro de sua ca­be­ça. O re­tra­to da mente da ga­ro­ti­nha é com­ple­ta­men­te ima­gi­na­ti­vo, mas tra­ta de as­pec­tos co­mo mu­dan­ça de personalidade, me­mó­ri­as de lon­go e cur­to pra­zo, além de in­cons­ci­en­te e so­nhos.

3. Bri­lho Eter­no de uma Mente sem Lem­bran­ças (2004)

Di­re­ção: Mi­chel Gon­dry Elen­co: Jim Car­rey, Kate Wins­let, Mark Ruf­fa­lo, en­tre ou­tros. A fic­ção ci­en­tí­fi­ca tra­ta de uma no­va tec­no­lo­gia da em­pre­sa

NewYorkCityLa­cu­na, que ofe­re­ce o ser­vi­ço de apa­gar as me­mó­ri­as ruins de uma pes­soa. Cle­men­ti­neK­ruczyns­ki, após um tér­mi­no de re­la­ci­o­na­men­to mui­to di­fí­cil, de­ci­de se sub­me­ter ao pro­ce­di­men­to, apa­gan­do qual­quer ves­tí­gio do ex-na­mo­ra­do Joe

Ba­rish. Pa­ra se vin­gar, Joe tam­bém de­ci­de apa­gar as me­mó­ri­as, con­tu­do, os sen­ti­men­tos se mos­tram mai­o­res na vi­da de am­bos.

4. Brain Ga­mes: Tes­te seu cé­re­bro

Pro­du­zi­do por: Na­ti­o­nal Ge­o­graphic Apre­sen­ta­dor: Neil Pa­trick Har­ris, Ja­son Sil­va

BrainGa­mes (ou Tru­ques­daMen­te) é um pro­gra­ma de te­le­vi­são, tam­bém en­con­tra­do na Net­flix, que con­tém di­ver­sos jo­gos pa­ra tes­tar sua con­cen­tra­ção, memória, en­tre ou­tras di­ver­sas fun­ções que po­de­mos exer­ci­tar no cé­re­bro. A ca­da epi­só­dio, o apre­sen­ta­dor ex­pli­ca uma par­te do cé­re­bro e in­te­ra­ge com pes­so­as nas ru­as e com o te­les­pec­ta­dor pa­ra tes­tar os li­mi­tes da mente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.