1) MO­TOR DE RELÓGIO

Segredos da Mente - - Pílulas -

Se­guin­do o fun­ci­o­na­men­to das en­gre­na­gens de um relógio descubra qual é a di­re­ção de ro­ta­ção (sen­ti­do ho­rá­rio e an­ti-ho­rá­rio) da­que­las nu­me­ra­das por 4,6, 9 e 12.

2) DESCUBRA

Encontre a res­pos­ta pa­ra o enig­ma abai­xo: Qua­tro ho­mens (cha­me-os de João, Da­ni­el, Le­an­dro e Pau­lo) es­tão agru­pa­dos em li­nha re­ta na en­tra­da de um ci­ne­ma. Eles es­tão to­dos olhan­do pa­ra a mes­ma di­re­ção, de ma­nei­ra que João es­tá no fim da fi­la e Pau­lo es­tá na fren­te. João e Le­an­dro es­tão usan­do cha­péus pre­tos, en­quan­to Da­ni­el e Pau­lo es­tão usan­do cha­péus bran­cos. En­tre Le­an­dro e Pau­lo, há uma pa­re­de de con­cre­to. Por­tan­to, João, no fim da fi­la, po­de ver Da­ni­el e Le­an­dro. Da­ni­el po­de ver Le­an­dro, po­rém es­se e Pau­lo não po­dem ver nin­guém. Os ho­mens sa­bem que dois de­les es­tão usan­do cha­péus pre­tos e dois de­les es­tão usan­do cha­péus bran­cos, mas não sa­bem qual cha­péu es­tá em sua pró­pria ca­be­ça. O ami­go que os acom­pa­nha­va lan­ça um desafio: ele pa­ga­rá o in­gres­so pa­ra to­dos se APE­NAS um fa­lar cor­re­ta­men­te a cor do pró­prio cha­péu. Os ho­mens não po­dem fa­lar en­tre si. Qual de­les sa­be com cer­te­za a cor de seu cha­péu?

3) ADIVINHE

Qual é a pró­xi­ma pa­la­vra da sé­rie abai­xo? Ca­mi­se­ta, ace­to­na, ma­ca­co, aba­ca­xi, má­gi­co a) ca­va­lo b) azei­te c) mai­o­ne­se d) bas­que­te e) pu­bli­ca­ção

4) DESCUBRA A SEQUÊN­CIA

Vo­cê é um(a) pro­fes­sor(a). Cin­co alu­nos co­lo­cam-se à sua fren­te pa­ra re­ce­ber su­as res­pec­ti­vas pro­vas. Ten­te no­meá-los, da es­quer­da pa­ra a di­rei­ta, de acor­do com as in­for­ma­ções: – Ana es­tá en­tre Jorge e Cláu­dio; – Hum­ber­to es­tá à es­quer­da de Claú­dio; – Jorge não es­tá ao la­do de Hum­ber­to; – Hum­ber­to não es­tá ao la­do de Ra­fa­el.

5) DESAFIO DE LÓ­GI­CA

Uma gar­ra­fa com sua ro­lha cus­ta R$ 1,10. Sa­ben­do que a gar­ra­fa cus­ta R$ 1,00 a mais que a ro­lha, qual é o pre­ço da ro­lha? E qual é o pre­ço da gar­ra­fa?

6) COM­PRAS EM FA­MÍ­LIA

Dois pais e dois fi­lhos fo­ram com­prar ca­mi­sas. Ca­da uma com­prou uma ca­mi­sa, sen­do que ao to­do fo­ram ad­qui­ri­das 3 pe­ças. Co­mo is­so é pos­sí­vel?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.