Uma tris­te­za sem fim

Segredos da Mente - - News - Boa lei­tu­ra!

No dia 26 de ju­lho de 2006, En­ri­co Ca­na­li, um po­li­ci­al fe­de­ral de Por­to Ale­gre, foi cha­ma­do ao te­le­fo­ne pa­ra aten­der uma li­ga­ção em in­glês – idi­o­ma no qual era flu­en­te. Quem fa­zia con­ta­to era ou­tro ofi­ci­al que se en­con­tra­va um pou­co dis­tan­te de Ca­na­li. De To­ron­to, no Ca­na­dá, vi­nha um aler­ta avi­san­do so­bre uma su­pos­ta ten­ta­ti­va de sui­cí­dio na ca­pi­tal gaú­cha. A de­nún­cia par­tia de uma uni­ver­si­tá­ria ca­na­den­se que se di­zia ami­ga vir­tu­al da ví­ti­ma.

En­ri­co, en­tão, aci­o­nou os po­li­ci­ais mi­li­ta­res da­que­la re­gião pa­ra que se des­lo­cas­sem em di­re­ção ao en­de­re­ço in­for­ma­do. A prin­cí­pio, o pré­dio de­nun­ci­a­do não le­van­ta­va sus­pei­tas. Acon­te­cia no lo­cal um chur­ras­co or­ga­ni­za­do por Vi­ni­cius Ga­gei­ro Mar­ques, um ra­paz de 16 anos que ha­via con­vi­da­do al­guns ami­gos pa­ra sua ca­sa com o ob­je­ti­vo de atrair uma ga­ro­ta pe­la qual ti­nha in­te­res­se. Ao me­nos era es­sa a his­tó­ria que o pró­prio Vi­ni­cius ha­via con­ta­do a seus pais pa­ra que eles con­cor­das­sem com o even­to e se au­sen­tas­sem de ca­sa. Con­tu­do, qu­an­do os po­li­ci­ais su­bi­ram ao apar­ta­men­to, en­con­tra­ram uma ver­são bem di­fe­ren­te des­sa his­tó­ria.

No ba­nhei­ro da re­si­dên­cia, sem vi­da al­gu­ma, es­ta­va o cor­po do ado­les­cen­te. Ao seu la­do, no chão do cô­mo­do, ha­vi­am du­as chur­ras­quei­ras por­tá­teis ace­sas e uma gran­de nu­vem de fu­ma­ça tó­xi­ca. A par­tir da­que­le mo­men­to, mais um jo­vem en­tra­ria pa­ra as es­ta­tís­ti­cas de sui­ci­das da épo­ca.

Vi­ni­cius so­fria de de­pres­são, e, por re­co­men­da­ção de seu psi­qui­a­tra, es­ta­va em in­ter­na­ção do­mi­ci­li­ar. Pa­ra que seu pla­no de ter­mi­nar com a pró­pria vi­da des­se cer­to, fin­giu que os sin­to­mas da do­en­ça ha­vi­am si­do su­pe­ra­dos. E, as­sim, um ado­les­cen­te que apa­ren­ta­va ter tu­do na vi­da – con­for­to, fa­mí­lia e di­nhei­ro – se tor­nou mais uma ví­ti­ma do trans­tor­no de­pres­si­vo.

His­tó­ri­as co­mo a de Vi­ni­cius de­mons­tram a im­por­tân­cia de se fa­lar so­bre a de­pres­são, uma do­en­ça que, em to­do o glo­bo, atin­ge mais de 300 mi­lhões de pes­so­as. E é jus­ta­men­te pa­ra dis­cu­tir es­se te­ma que es­tá edi­ção de SE­GRE­DOS DA MEN­TE trou­xe o te­ma CÉ­RE­BRO E DE­PRES­SÃO.

Nas pró­xi­mas pá­gi­nas, ex­pli­ca­mos as cau­sas e os prin­ci­pais sin­to­mas des­se qua­dro. Tam­bém es­cla­re­ce­mos co­mo agem os me­di­ca­men­tos in­di­ca­dos por pro­fis­si­o­nais es­pe­ci­a­li­za­dos, as for­mas de tra­ta­men­to e pre­ven­ção. Apre­sen­ta­mos ain­da as di­fe­ren­ças en­tre o sen­ti­men­to de tris­te­za e a de­pres­são, além de um tes­te pa­ra ve­ri­fi­car o seu po­ten­ci­al de de­sen­vol­ver o trans­tor­no. Es­pe­ra­mos que gos­tem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.