Trei­nar no calor não é na­da sim­ples. Ve­ja es­sas di­cas pa­ra ti­rar o me­lhor pro­vei­to:

Sport Life - - RUNNING# VETERANOS -

Co­me­ce aos pou­cos

O pes­qui­sa­dor Min­son re­co­men­da in­ter­ca­lar tra­ba­lho du­ro/des­can­so. “Por exem­plo, 20 min de corrida no calor e 5-10 min de des­can­so (ain­da no calor). Re­pe­tir al­gu­mas ve­zes até che­gar a 60-100 min de acli­ma­ta­ção. Exis­tem ain­da ou­tras es­tra­té­gi­as que po­dem ser adap­ta­das pa­ra o atle­ta ou even­to es­pe­cí­fi­co”, ori­en­ta.

Não fi­que de­si­dra­ta­do

É ain­da mais im­por­tan­te já ini­ci­ar a ses­são de treino apre­sen­tan­do bons ní­veis de hi­dra­ta­ção. Be­ba mui­ta água du­ran­te to­do o dia e não des­cui­de na corrida. É pre­ci­so se acos­tu­mar a to­mar lí­qui­do quen­te, pois en­joa. Com­bi­ne a in­ges­tão de água, be­bi­das es­por­ti­vas e com­pos­tos de sais mi­ne­rais, con­for­me sua se­de e ori­en­ta­ção do nu­tri­ci­o­nis­ta. Fa­ça tes­tes pa­ra ver o que fun­ci­o­na me­lhor pa­ra vo­cê.

Pro­te­ja-se

Pro­te­tor so­lar, ca­mi­se­ta de man­ga lon­ga, lu­va fi­na com pro­te­ção so­lar, e bo­né de aba lar­ga. In­vis­ta em ma­te­ri­ais de tec­no­lo­gia de pon­ta, que da­rão me­nos pro­ble­ma com bo­lhas. Lem­bre-se de que irá suar mais, en­tão op­te por uma meia que não per­ma­ne­ça úmi­da e por rou­pas de rá­pi­da eva­po­ra­ção do su­or.

Aten­ção ao cli­ma e ao cor­po

Se a umi­da­de re­la­ti­va do ar es­ti­ver al­ta, pre­ju­di­ca­rá a eva­po­ra­ção do su­or e au­men­ta­rá ain­da mais a tem­pe­ra­tu­ra in­ter­na, o que é pe­ri­go­so. Trei­nar no calor não é tri­vi­al, por is­so per­ce­ba os si­nais do cor­po. Fi­que aten­to e, ca­so se sin­ta mal, vol­te a cor­rer em ho­rá­ri­os de tem­pe­ra­tu­ra mais ame­na.

De­sa­ce­le­re

Cor­rer na “sau­na” tor­na im­pos­sí­vel man­ter o mes­mo rit­mo a que se es­tá acos­tu­ma­do e é nor­mal que os quilô­me­tros se tor­nem mais du­ros de en­fren­tar. As­sim, di­mi­nua a ve­lo­ci­da­de e op­te pe­los trei­nos mais le­ves nos di­as quen­tes. Acli­ma­ta­ção ao calor é mais um es­tres­se no cor­po, as­sim co­mo lon­gas dis­tân­ci­as ou trei­nos in­ter­va­la­dos. Cha­me um pa­ra a bri­ga de ca­da vez.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.