Sau­dá­veis que en­gor­dam?

É is­so mes­mo. Exis­tem al­guns ali­men­tos que trans­bor­dam nu­tri­en­tes em sua com­po­si­ção, mas po­dem es­ti­mu­lar o ga­nho de pe­so quan­do con­su­mi­dos em ex­ces­so. A nu­tri­ci­o­nis­ta com­por­ta­men­tal Pa­trí­cia Cruz lis­ta al­guns itens do cardápio que de­vem ser con­su­mi­dos com

Sport Life - - PARABÓLICA -

Car­boi­dra­tos

Se con­su­mi­dos na quan­ti­da­de ade­qua­da, aju­dam a sa­ci­e­da­de, re­põem as ener­gi­as e são sem­pre bem-vin­dos em qual­quer ti­po de di­e­ta, tan­to pa­ra ma­nu­ten­ção quan­to pa­ra re­du­ção de pe­so. Op­te pe­la ver­são in­te­gral, co­mo ar­roz in­te­gral, pães in­te­grais, ce­re­ais in­te­grais ou aveia.

Man­tei­ga

É ri­ca em gor­du­ra sa­tu­ra­da. Por­tan­to, seu con­su­mo de­ve ser bem mo­de­ra­do, prin­ci­pal­men­te se os seus ní­veis de co­les­te­rol es­ti­ve­rem ele­va­dos.

Aba­ca­te

“É con­si­de­ra­do o ini­mi­go nú­me­ro um das di­e­tas de re­du­ção de pe­so por ser ri­co em gor­du­ras. No en­tan­to, são gor­du­ras mo­noin­sa­tu­ra­das, que fa­zem bem pa­ra o or­ga­nis­mo e pro­te­gem o co­ra­ção. Por is­so, seu con­su­mo é ne­ces­sá­rio, mas em pe­que­nas quan­ti­da­des”, es­cla­re­ce.

Azei­te de oli­va

“Por mais que se­ja con­si­de­ra­do um ali­men­to do bem, seu ex­ces­so pro­vo­ca ga­nho de pe­so”, aler­ta. Ao tem­pe­rar a sa­la­da, um fi­o­zi­nho de azei­te é o bas­tan­te pa­ra dar sa­bor.

Ba­ta­ta-do­ce

Fon­te de car­boi­dra­to de bai­xo ín­di­ce gli­cê­mi­co (de ab­sor­ção len­ta), dis­po­ni­bi­li­za ener­gia em lon­go pra­zo. A ba­ta­ta-do­ce tam­bém pro­vo­ca sa­ci­e­da­de por mais tem­po – por is­so, uma pe­que­na quan­ti­da­de do ali­men­to é o bas­tan­te pa­ra ge­rar os be­ne­fí­ci­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.