Van­ta­gens da GRA­VI­DEZ ao PÓS-PARTO

Sport Life - - EDITORIAL -

Con­tro­lar o pe­so, a pres­são ar­te­ri­al e a gli­ce­mia: es­ses são al­guns dos mo­ti­vos pe­los quais as mu­lhe­res não de­vi­am pa­rar de pra­ti­car exer­cí­ci­os fí­si­cos na ges­ta­ção. E um es­tu­do fei­to pe­la Uni­ver­si­da­de de Mon­tre­al, no Ca­na­dá, ain­da apon­ta que bastam 20 mi­nu­tos, três ve­zes por se­ma­na, de ati­vi­da­de fí­si­ca pa­ra me­lho­rar o de­sen­vol­vi­men­to do cé­re­bro dos be­bês. Ou se­ja, man­ter-se em mo­vi­men­to nes­sa fa­se da vida não só pre­vi­ne pro­ble­mas de saú­de pa­ra a mãe, co­mo tam­bém be­ne­fi­cia as cri­an­ças. Des­de que ha­ja li­be­ra­ção mé­di­ca pa­ra a prá­ti­ca de exer­cí­ci­os e acom­pa­nha­men­to, a ges­tan­te de­ve­ria se man­ter ati­va até o fi­nal­zi­nho da gra­vi­dez.

Exis­te uma ati­vi­da­de, aliás, bas­tan­te in­di­ca­da e que po­de tra­zer be­ne­fí­ci­os es­pe­cí­fi­cos, co­mo o for­ta­le­ci­men­to do as­so­a­lho pél­vi­co, tão exi­gi­do nes­se pe­río­do: o ioga. Van­ta­gem pa­ra se­gu­rar me­lhor o be­be­zi­nho no úte­ro e pa­ra fa­ci­li­tar o mo­men­to do parto. Além, é cla­ro, de pro­mo­ver o re­la­xa­men­to, afi­nal, a an­si­e­da­de vem com tu­do!

Até mes­mo qu­em nun­ca ex­pe­ri­men­tou uma au­la de ioga na vida po­de co­me­çar du­ran­te a ges­ta­ção. É só pro­cu­rar um ins­tru­tor ca­pa­ci­ta­do, que vai fa­zer to­das as adap­ta­ções ne­ces­sá­ri­as con­for­me a bar­ri­ga vai cres­cen­do. Há pos­tu­ras que não po­dem ser pra­ti­ca­das nes­sa fa­se e há ou­tras es­pe­ci­al­men­te be­né­fi­cas. Quer sa­ber mais so­bre ioga na ges­ta­ção? Nes­ta edi­ção, vo­cê vai conferir re­la­tos de mu­lhe­res que pra­ti­ca­ram e con­fe­ri­ram os be­ne­fí­ci­os. Boa lei­tu­ra e bom trei­no!

MA­RI­SA SEI, edi­to­ra ma­ri­sa.sei@as­tral.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.