Apre­sen­ta­ção

Superguia Enem - Atualidades - - Primeira Página -

Cri­a­do em 1998, o Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem), ini­ci­al­men­te com o ob­je­ti­vo de afe­rir o de­sen­vol­vi­men­to de com­pe­tên­ci­as fun­da­men­tais dos es­tu­dan­tes, tor­nou-se o prin­ci­pal meio pa­ra o in­gres­so em uma uni­ver­si­da­de, qu­er se­ja da re­de pri­va­da, com uma bol­sa do Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de Pa­ra To­dos (Prou­ni), ou em uma ins­ti­tui­ção pú­bli­ca que uti­li­ze os re­sul­ta­dos do Enem em seu pro­ces­so se­le­ti­vo, con­for­me a no­ta ob­ti­da no exa­me.

De acor­do com o edi­tal, “os re­sul­ta­dos do Enem po­de­rão ser utilizados co­mo me­ca­nis­mo úni­co, al­ter­na­ti­vo ou com­ple­men­tar de aces­so à Edu­ca­ção Su­pe­ri­or, bas­tan­do pa­ra tan­to a ade­são por par­te das Ins­ti­tui­ções de Edu­ca­ção Su­pe­ri­or (IES)”. Em 2016, os 6.005.607 es­tu­dan­tes que pres­ta­ram o Enem con­cor­re­ram a 238.397 mil va­gas (pa­ra o pri­mei­ro se­mes­tre de 2017) em 131 ins­ti­tui­ções pú­bli­cas de en­si­no su­pe­ri­or por meio do Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da (Si­su), que cen­tra­li­za as uni­ver­si­da­des que ado­tam o exa­me co­mo pro­ces­so se­le­ti­vo úni­co pa­ra seus cur­sos, se­gun­do o MEC.

Após a re­for­mu­la­ção do Enem de 2009, que trans­for­mou o nú­me­ro de ques­tões e tam­bém o sis­te­ma de cor­re­ção de itens, a mai­o­ria das uni­ver­si­da­des pas­sou a usar o exa­me co­mo ves­ti­bu­lar. O pro­ces­so ava­li­a­ti­vo não é re­a­li­za­do pa­ra me­dir a me­mo­ri­za­ção de in­for­ma­ções, mas uti­li­za uma me­to­do­lo­gia pa­ra ve­ri­fi­car se o par­ti­ci­pan­te é ca­paz de pen­sar cri­ti­ca­men­te e se tem co­nhe­ci­men­to de mun­do. As dis­ci­pli­nas são abor­da­das de ma­nei­ra in­ter­dis­ci­pli­nar.

A co­le­ção SUPERGUIA ENEM foi ide­a­li­za­da com uma pro­pos­ta ori­en­ta­da a pro­por­ci­o­nar as com­pe­tên­ci­as ne­ces­sá­ri­as pa­ra o es­tu­dan­te que pre­ci­sa re­for­çar o seu de­sen­vol­vi­men­to es­co­lar. Com uma re­vi­são dos as­sun­tos es­tu­da­dos du­ran­te os anos no En­si­no Mé­dio, os con­teú­dos dos vo­lu­mes con­sis­tem em um ver­da­dei­ro trei­na­men­to pa­ra a re­a­li­za­ção das pro­vas.

São seis apos­ti­las com re­su­mos teó­ri­cos se­gui­dos de ques­tões co­men­ta­das, que co­brem os te­mas de Ci­ên­ci­as Hu­ma­nas e su­as Tec­no­lo­gi­as e de Ci­ên­ci­as da Na­tu­re­za e su­as Tec­no­lo­gi­as, abor­da­dos nas pro­vas do pri­mei­ro dia. Além dis­so, os as­sun­tos de Lin­gua­gens, Có­di­gos e su­as Tec­no­lo­gi­as, as­sim co­mo de Ma­te­má­ti­ca e su­as Tec­no­lo­gi­as, das pro­vas do se­gun­do dia, são tra­ta­dos com uma di­dá­ti­ca aces­sí­vel a to­dos. A es­tru­tu­ra dis­ser­ta­ti­vo-ar­gu­men­ta­ti­va da re­da­ção é en­si­na­da pas­so a pas­so, de mo­do que o es­tu­dan­te não te­rá mais di­fi­cul­da­des em re­di­gir pa­ra o Enem.

En­con­tre em ca­da vo­lu­me des­ta co­le­ção o co­nhe­ci­men­to que abri­rá as por­tas da uni­ver­si­da­de. Vo­cê vai se de­pa­rar com um no­vo mun­do re­ple­to de opor­tu­ni­da­des no mer­ca­do de tra­ba­lho. Bom es­tu­do!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.