CON­TEÚ­DO PROGRAMÁTICO

Superguia Enem - Geografia e História - - SUMÁRIO -

Com de­di­ca­ção e di­re­ci­o­na­men­to, a va­ga tão so­nha­da na uni­ver­si­da­de nun­ca es­te­ve tão per­to! Aju­da­mos vo­cê a or­ga­ni­zar os es­tu­dos, fo­car no con­teú­do e ga­ran­tir no­ta má­xi­ma!

Es­tu­dar so­zi­nho é pos­sí­vel! Sim, exi­ge de­ter­mi­na­ção e dis­ci­pli­na e, se jun­to a es­tes dois ele­men­tos vo­cê ain­da ti­ver o di­re­ci­o­na­men­to e co­nhe­ci­men­to cor­re­tos a res­pei­to da pro­va, as chan­ces de su­ces­so são gran­des. Após mon­tar um cro­no­gra­ma com ho­rá­ri­os es­pe­cí­fi­cos para ca­da dis­ci­pli­na, é im­por­tan­te es­tar fo­ca­do no con­teú­do. Geografia es­tá in­se­ri­da no cam­po “Ci­ên­ci­as Hu­ma­nas e su­as Tec­no­lo­gi­as”, e para aju­dar vo­cê a or­ga­ni­zar me­lhor o cro­no­gra­ma, ex­plo­ra­mos o cam­po a fun­do e con­ta­mos para vo­cê quais são as áre­as que pe­dem mais aten­ção. So­bre De­mo­gra­fia, pro­cu­re com­pre­en­der as di­nâ­mi­cas po­pu­la­ci­o­nais, te­o­ri­as so­bre o cres­ci­men­to de­mo­grá­fi­co e a dis­po­ni­bi­li­da­de de re­cur­sos (aten­ção para as te­o­ri­as malthu­si­a­na, ne­o­malthu­si­a­na e re­for­mis­ta), além de ín­di­ces po­pu­la­ci­o­nais (Ín­di­ce de De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no ou IDH, ren­da per ca­pi­ta, ex­pec­ta­ti­va de vi­da, en­tre ou­tros). No que diz res­pei­to a Ge­o­po­lí­ti­ca, aten­ção es­pe­ci­al à ques­tões que en­vol­vem Glo­ba­li­za­ção, No­va Or­dem Mun­di­al, con­fli­tos pós-Gu­er­ra Fria, aten­ta­dos ter­ro­ris­tas no sé­cu­lo 21, blo­cos econô­mi­cos (des­ta­ques para a União Eu­ro­peia e o Mer­co­sul), or­ga­ni­za­ções in­ter­na­ci­o­nais (ONU, Opep, Ban­co Mun­di­al, FMI), paí­ses emer­gen­tes (des­ta­que para os BRICS), re­gi­o­na­li­za­ção do mun­do.

O es­tu­do da Ge­o­e­co­no­mia de­ve en­glo­bar In­dus­tri­a­li­za­ção, Ter­cei­ra Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al, trans­for­ma­ções nos mo­dos de pro­du­ção (Tay­lo­ris­mo, For­dis­mo, Toyo­tis­mo e Vol­vis­mo), trans­for­ma­ções no mun­do do tra­ba­lho, uso econô­mi­co dos re­cur­sos na­tu­rais, con­cen­tra­ção e des­con­cen­tra­ção in­dus­tri­ais. En­quan­to que a Geografia Ur­ba­na com­pre­en­de Urbanização mun­di­al, re­des e hi­e­rar­qui­as das ci­da­des, me­tro­po­li­za­ção e des­me­tro­po­li­za­ção, pro­ble­mas so­ci­ais ur­ba­nos (fa­ve­li­za­ção, ocu­pa­ções ir­re­gu­la­res, mo­bi­li­da­de ur­ba­na, vi­o­lên­cia ur­ba­na) e for­ma­ção do es­pa­ço ur­ba­no-in­dus­tri­al.

Em Cul­tu­ra e So­ci­e­da­de, é fun­da­men­tal in­ves­ti­gar te­mas re­fe­ren­tes ao pa­trimô­nio, às prá­ti­cas, às he­ran­ças e aos mo­vi­men­tos cul­tu­rais nas so­ci­e­da­des. É im­por­tan­te ten­tar com­pre­en­der co­mo as prá­ti­cas cul­tu­rais com­por­tam-se na era da Glo­ba­li­za­ção. Se­pa­re tam­bém um ho­rá­rio es­pe­ci­al para es­tu­dar Geografia do Bra­sil: for­ma­ção ter­ri­to­ri­al do Bra­sil, in­dus­tri­a­li­za­ção do Bra­sil, for­mas de re­gi­o­na­li­zar o país (re­giões do IBGE e re­giões Ge­o­e­conô­mi­cas), ci­da­des e urbanização bra­si­lei­ra, fron­tei­ras agrí­co­las, gu­er­ra fis­cal no país cos­tu­mam com­por o Exa­me na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio. Car­to­gra­fia exi­gi­rá de vo­cê co­nhe­ci­men­to de ma­pas e seus ele­men­tos (es­ca­la e le­gen­da), téc­ni­cas de lei­tu­ra e in­ter­pre­ta­ção dos ma­pas, ti­pos de ma­pas, pro­je­ções car­to­grá­fi­cas, Sistemas de In­for­ma­ções Ge­o­grá­fi­cas (SIGs), ge­o­pro­ces­sa­men­to e tec­no­lo­gi­as car­to­grá­fi­cas, co­or­de­na­das ge­o­grá­fi­cas e fu­sos ho­rá­ri­os.

Agro­ne­gó­cio ex­por­ta­dor no Bra­sil e no mun­do, pro­du­ção e trans­for­ma­ção dos es­pa­ços agrá­ri­os, êxo­do ru­ral, mo­der­ni­za­ção dos equi­pa­men­tos e das téc­ni­cas agrí­co­las (re­vo­lu­ção ver­de), agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar, es­tru­tu­ra fun­diá­ria do cam­po, con­fli­tos e mo­vi­men­tos so­ci­ais do cam­po, além da re­la­ção en­tre cam­po e ci­da­de com­põem o con­teú­do de Geografia Agrá­ria. Em Meio Am­bi­en­te e Re­cur­sos Na­tu­rais, de­di­que-se em as­si­mi­lar ques­tões re­la­ci­o­na­das a trans­for­ma­ção do meio na­tu­ral pe­lo ho­mem, uso dos re­cur­sos mi­ne­rais, fontes de energia, re­cur­sos hí­dri­cos e sua im­por­tân­cia; ba­ci­as hi­dro­grá­fi­cas, ci­clo da água, uso sus­ten­tá­vel dos re­cur­sos na­tu­rais, pro­ble­mas am­bi­en­tais con­tem­po­râ­ne­os (aque­ci­men­to glo­bal, ilhas de ca­lor, in­ver­são tér­mi­ca, chu­va áci­da, des­trui­ção da ca­ma­da de ozô­nio etc.), efei­to es­tu­fa, no­va or­dem am­bi­en­tal in­ter­na­ci­o­nal, po­lí­ti­cas am­bi­en­tais bra­si­lei­ras e mun­di­ais, uni­da­des de con­ser­va­ção, pre­ser­va­ção dos re­cur­sos na­tu­rais.

Por fim, es­tu­dan­do Geografia Fí­si­ca e fenô­me­nos na­tu­rais vo­cê se­rá ca­paz de in­ter­pre­tar e so­lu­ci­o­nar ques­tões que en­vol­vem es­tru­tu­ra in­ter­na e ca­ma­das da Ter­ra, for­ma­ção e es­tru­tu­ra­ção dos so­los e do re­le­vo, agen­tes en­dó­ge­nos e exó­ge­nos de trans­for­ma­ção da su­per­fí­cie, ero­são, in­tem­pe­ris­mo, se­di­men­ta­ção, ti­pos de ro­chas, ci­clo das ro­chas, es­tru­tu­ras ge­o­ló­gi­cas, di­fe­ren­ças e re­la­ções en­tre tem­po e cli­ma, fa­to­res cli­má­ti­cos, fenô­me­nos at­mos­fé­ri­cos, ti­pos de cli­ma no Bra­sil e no Mun­do, bi­o­mas e do­mí­ni­os mor­fo­cli­má­ti­cos no Bra­sil e no Mun­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.