INTRODUÇÃO

Superguia Enem - Geografia e História - - SUMÁRIO -

É co­mum en­tre as pro­vas de geografia dos prin­ci­pais ves­ti­bu­la­res do país e tam­bém do Enem (Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio) a pre­sen­ça de ele­men­tos in­ter­dis­ci­pli­na­res, for­ta­le­cen­do uma ten­dên­cia na abor­da­gem das pro­vas das ci­ên­ci­as hu­ma­nas, que se as­so­ci­am ca­da vez mais fre­quen­te­men­te à li­te­ra­tu­ra, ar­te, mú­si­ca ou ain­da a ou­tras dis­ci­pli­nas da gra­de cur­ri­cu­lar do en­si­no mé­dio.

Tor­na-se co­mum en­tão, nas pro­vas de geografia, uma in­ter­sec­ção de vá­ri­os ele­men­tos, fa­vo­re­cen­do uma vi­são ca­da vez mais am­pla, crí­ti­ca e in­ter­pre­ta­ti­va da dis­ci­pli­na, além da abor­da­gem de ques­tões que es­te­jam re­la­ci­o­na­das prin­ci­pal­men­te aos con­cei­tos dos as­pec­tos fí­si­cos da geografia, com uma enor­me as­so­ci­a­ção com as ten­dên­ci­as econô­mi­cas, po­pu­la­ci­o­nais e am­bi­en­tais do Bra­sil e do mun­do.

Ques­tões que re­la­tam a com­ple­xi­da­de das pro­ble­má­ti­cas am­bi­en­tais são te­mas bas­tan­te abran­gen­tes, já que po­dem ser abor­da­dos tan­to em pro­vas ob­je­ti­vas, quan­to dis­cur­si­vas, além de ser um as­sun­to mui­to per­ti­nen­te para as pro­pos­tas te­má­ti­cas das re­da­ções. O te­ma am­bi­en­tal es­te­ve pre­sen­te nos prin­ci­pais exa­mes dos úl­ti­mos anos, de­vi­do aos gran­des im­pac­tos cau­sa­dos pe­las mu­dan­ças cli­má­ti­cas, tan­to no meio lo­cal, quan­to em es­ca­la re­gi­o­nal ou mun­di­al, sen­do as dis­cus­sões e dú­vi­das acer­ca do cli­ma ca­da vez mais in­ten­sas e fre­quen­tes.

Re­a­li­zan­do-se um le­van­ta­men­to so­bre os prin­ci­pais te­mas abor­da­dos no Enem po­de-se des­ta­car a pre­sen­ça de ques­tões que pri­vi­le­gi­am os con­cei­tos da geografia fí­si­ca (re­le­vo, cli­ma, ve­ge­ta­ção e hi­dro­gra­fia), além de ocor­rer gran­des pa­ra­le­los com a geografia hu­ma­na, econô­mi­ca e so­ci­al.

Va­le des­ta­car a im­por­tân­cia e ne­ces­si­da­de da lei­tu­ra car­to­grá­fi­ca, além da in­ter­pre­ta­ção de ta­be­las, grá­fi­cos e tex­tos re­la­ci­o­na­dos sem­pre à ci­ên­cia ge­o­grá­fi­ca e às prin­ci­pais ocor­rên­ci­as do mun­do con­tem­po­râ­neo. Os co­men­tá­ri­os a se­guir re­ve­lam su­ges­tões, in­ter­pre­ta­ções e ori­en­ta­ções so­bre as prin­ci­pais ques­tões so­li­ci­ta­das no Enem e nos prin­ci­pais ves­ti­bu­la­res do país nos úl­ti­mos cin­co anos, além de uma gran­de re­vi­são da dis­ci­pli­na de geografia do en­si­no mé­dio. Os te­mas fo­ram di­vi­di­dos em seis ca­pí­tu­los para me­lhor de­sen­vol­vi­men­to e com­pre­en­são dos as­sun­tos, são eles: população e urbanização, agropecuária, meio am­bi­en­te, fontes de energia, sistemas de transportes e glo­ba­li­za­ção. A di­dá­ti­ca es­co­lhi­da foi re­to­mar al­guns as­sun­tos im­por­tan­tes, con­tex­tu­a­li­zan­do-os com in­for­ma­ções atu­ais. Des­sa ma­nei­ra, o es­tu­dan­te po­de­rá ex­pe­ri­men­tar co­mo os te­mas são efe­ti­va­men­te abor­da­dos nos exa­mes e, as­sim, ter a no­ção de co­mo es­tu­dar para ves­ti­bu­la­res ou para o Enem por con­ta pró­pria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.