3. SINTAXE

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

É a par­te da gra­má­ti­ca que es­tu­da a re­la­ção en­tre os ter­mos que for­mam uma ora­ção, ou en­tre as ora­ções que for­mam um pe­río­do.

Pa­ra co­me­çar, va­mos en­ten­der a di­fe­ren­ça en­tre fra­se, ora­ção e pe­río­do.

Fra­se é qual­quer enun­ci­a­do que te­nha sig­ni­fi­ca­do, ou se­ja, que te­nha sen­ti­do com­ple­to. Po­de ser for­ma­da por uma pa­la­vra ou mais, po­de con­ter um ver­bo ou não; a fra­se que não con­tém ver­bo é de­no­mi­na­da fra­se no­mi­nal. Exem­plos: Cui­da­do! Cui­da­do pa­ra não se quei­mar. Es­tá cho­ven­do? Não brin­que com fo­go. Que Deus es­te­ja com vo­cê!

Ora­ção é a fra­se que apresenta um ver­bo ou uma lo­cu­ção ver­bal. Exem­plos: O ves­ti­do lhe caiu co­mo uma lu­va. O es­tu­do é um in­ves­ti­men­to. O mun­do vai ser um lu­gar mais lim­po. As chu­vas cos­tu­mam vir for­tes nes­sa épo­ca do ano. Pe­río­do é a fra­se que apresenta mais de uma ora­ção. O pe­río­do que con­tém uma úni­ca ora­ção é cha­ma­do de pe­río­do sim­ples, o pe­río­do que apresenta mais de uma ora­ção é cha­ma­do de pe­río­do com­pos­to.

Exem­plos: Olhou pa­ra os la­dos e atra­ves­sou. (pe­río­do com­pos­to)

Olha­va fi­xa­men­te pa­ra os qua­dros. (pe­río­do sim­ples)

Em re­su­mo:

Nem to­da fra­se é uma ora­ção, pois exis­tem fra­ses sem ver­bos.

Nem to­da ora­ção é uma fra­se, pois uma ora­ção po­de não ter sen­ti­do com­ple­to. Exis­tem fra­ses for­ma­das por uma ou mais ora­ções. To­do pe­río­do é uma fra­se por­que tem sen­ti­do com­ple­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.