1. PA­DRÃO ENEM: CO­NHE­ÇA O PRO­CES­SO AVA­LI­A­TI­VO

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

Se­gun­do a Car­ti­lha do Par­ti­ci­pan­te do Enem (do­cu­men­to dis­po­ni­bi­li­za­do pe­lo MEC pa­ra si­tu­ar os alu­nos em re­la­ção à re­da­ção, lar­ga­men­te di­fun­di­do pe­la in­ter­net e pe­las es­co­las pú­bli­cas), ao se ins­cre­ver no Enem, o es­tu­dan­te tem pe­la fren­te a pro­du­ção de um tex­to dis­ser­ta­ti­vo-ar­gu­men­ta­ti­vo, em pro­sa, o qual de­ve ver­sar so­bre um de­ter­mi­na­do te­ma pro­pos­to, que po­de abor­dar as­sun­tos po­lí­ti­cos, so­ci­ais, cul­tu­rais ou ci­en­tí­fi­cos. Den­tro do te­ma su­ge­ri­do, o alu­no tem que for­mu­lar uma te­se e res­pal­dá-la com ar­gu­men­tos vá­li­dos, além de ela­bo­rar uma pro­pos­ta de in­ter­ven­ção so­ci­al que apon­te uma so­lu­ção pa­ra o pro­ble­ma pro­pos­to. É a fa­mi­ge­ra­da dissertação.

Com es­se tex­to em mãos, dois ava­li­a­do­res ob­ser­vam ne­le cin­co com­pe­tên­ci­as, as quais são ava­li­a­das com no­tas que va­ri­am de 0 a 200. A mé­dia ob­ti­da en­tre os es­co­res atri­buí­dos por ca­da ava­li­a­dor cons­ti­tui a no­ta de ca­da com­pe­tên­cia, e a mé­dia arit­mé­ti­ca de ca­da com­pe­tên­cia (is­to é, a so­ma das mé­di­as das cin­co com­pe­tên­ci­as) re­sul­ta­rá na no­ta fi­nal da re­da­ção. Qu­an­do os ava­li­a­do­res di­ver­gi­rem em 80 pon­tos em uma com­pe­tên­cia, ou qu­an­do exis­ti­rem 100 pon­tos de di­ver­gên­cia en­tre os ava­li­a­do­res na mé­dia arit­mé­ti­ca de to­das as com­pe­tên­ci­as, um ter­cei­ro ava­li­a­dor de­ve­rá ser cha­ma­do pa­ra tam­bém atri­buir sua no­ta. Se per­sis­ti­rem as di­fe­ren­ças, uma ban­ca de três pro­fes­so­res se reu­ni­rá pes­so­al­men­te pa­ra fa­zer a cor­re­ção.

Pa­ra exem­pli­fi­car, ima­gi­ne­mos que de­pois de fa­zer a lei­tu­ra da re­da­ção o pri­mei­ro ava­li­a­dor con­fi­ra à ca­da com­pe­tên­cia, res­pec­ti­va­men­te, as no­tas 120, 135, 130, 120 e 135. O ou­tro ava­li­a­dor atri­bua às mes­mas com­pe­tên­ci­as, res­pec­ti­va­men­te, as no­tas, 135, 120, 120, 130 e 120. Lo­go, as mé­di­as pa­ra es­tas com­pe­tên­ci­as se­ri­am 127,5; 127,5; 125; 125 e 127,5. E a mé­dia fi­nal da re­da­ção se­ria 632,5. Ve­ja­mos o qua­dro a se­guir:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.