2. DISSERTAÇÃO-AR­GU­MEN­TA­TI­VA

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

O tex­to dis­ser­ta­ti­vo-ar­gu­men­ta­ti­vo é um ti­po de tex­to que, ao la­do da nar­ra­ção, da des­cri­ção, da ex­po­si­ção e da in­jun­ção, pos­sui ob­je­ti­vo par­ti­cu­lar no pro­ces­so de co­mu­ni­ca­ção. Seu ob­je­ti­vo é ma­ni­fes­tar opi­nião e debater idei­as. O tex­to nar­ra­ti­vo cons­trói e con­ta his­tó­ri­as; o des­cri­ti­vo re­cria, ver­bal­men­te, am­bi­en­tes, ce­ná­ri­os ou pes­so­as; o ex­po­si­ti­vo apresenta da­dos e in­for­ma­ções; e o in­jun­ti­vo en­si­na ou di­re­ci­o­na al­guém a fa­zer al­go. Já o tex­to dis­ser­ta­ti­vo pro­mo­ve um de­ba­te, a fim de de­fen­der uma te­se, is­to é, uma opi­nião.

Os ar­ti­gos de opi­nião de jor­nais ou edi­to­ri­ais de re­vis­tas, pe­ti­ções de ad­vo­ga­dos e dis­cur­sos em de­ba­tes po­lí­ti­cos são tex­tos ar­gu­men­ta­ti­vos. Ne­les, sem­pre há uma te­se sen­do de­fen­di­da, por meio de ar­gu­men­tos que, ge­ral­men­te, têm a fun­ção de mos­trar que a opi­nião de­fen­di­da é a ver­da­dei­ra. Os tex­tos dis­ser­ta­ti­vos-ar­gu­men­ta­ti­vos ava­li­am, ex­pli­cam e in­ter­pre­tam da­dos da re­a­li­da­de, a fim de cons­truir ra­ci­o­cí­ni­os que de­mons­trem a ver­da­de e a per­ti­nên­cia des­sas ava­li­a­ções, ex­pli­ca­ções e in­ter­pre­ta­ções. Ao con­trá­rio dos de­mais tex­tos, são sem­pre en­ga­ja­dos, is­to é, exis­tem em fun­ção de uma pers­pec­ti­va pes­so­al. Por es­sa ra­zão, não há re­da­ção des­sa ti­po­lo­gia tex­tu­al que não es­te­ja com­pro­mis­sa­da com a de­fe­sa de uma opi­nião.

A ti­po­lo­gia tex­tu­al da re­da­ção co­bra­da no Enem tem co­mo prin­ci­pal fi­na­li­da­de de­fen­der uma pro­pos­ta de in­ter­ven­ção. Além da te­se (da opi­nião acer­ca da te­má­ti­ca), o tex­to pre­ci­sa for­ne­cer me­di­das que so­lu­ci­o­nem, ame­ni­zem ou me­lho­rem uma si­tu­a­ção pro­ble­ma apre­sen­ta­da no te­ma. Os tex­tos que con­se­guem no­ta al­ta no exa­me são aque­les em que o par­ti­ci­pan­te ar­gu­men­ta lo­gi­ca­men­te e con­clui com uma so­lu­ção que jul­gue ser ade­qua­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.