4.2.2. De­sen­vol­vi­men­to de tó­pi­co fra­sal

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

Os tó­pi­cos fra­sais pre­ci­sam ser de­sen­vol­vi­dos pa­ra que o pa­rá­gra­fo atin­ja o ob­je­ti­vo que se qu­er al­can­çar. Não exis­tem mo­de­los obri­ga­tó­ri­os pa­ra de­sen­vol­ver os tó­pi­cos, po­den­do o alu­no de­sen­vol­vê-los da for­ma que jul­gar mais per­ti­nen­te, des­de que res­pei­te a co­e­são, a coerência e as re­gras gra­ma­ti­cais.

No en­tan­to, exis­tem su­ges­tões pa­ra es­se de­sen­vol­vi­men­to, as quais po­dem ser úteis em de­ter­mi­na­das si­tu­a­ções de es­cri­ta.

a) De­sen­vol­vi­men­to por con­fron­to de idei­as: con­sis­te no de­sen­vol­vi­men­to do tó­pi­co fra­sal por meio da opo­si­ção de in­for­ma­ções.

O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem é for­ne­cer mei­os pa­ra o alu­no con­fec­ci­o­nar um bom tex­to. De um la­do, há o tex­to mal es­cri­to, sem con­teú­do e es­tru­tu­ra, que pou­ca no­ta con­se­gue du­ran­te a cor­re­ção. Do ou­tro la­do, exis­te o tex­to exem­plar, bom, es­cri­to com es­tru­tu­ra co­e­sa e co­e­ren­te, ca­paz de atin­gir bo­as no­tas na cor­re­ção e ga­ran­tir uma mé­dia sa­tis­fa­tó­ria.

b) De­sen­vol­vi­men­to por com­pa­ra­ção: con­sis­te no de­sen­vol­vi­men­to do tó­pi­co fra­sal por meio da cons­tru­ção de ana­lo­gi­as ou com­pa­ra­ções.

O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem é for­ne­cer mei­os pa­ra o alu­no con­fec­ci­o­nar um bom tex­to. As­sim co­mo o ma­nu­al que en­si­na a mon­tar um apa­re­lho ele­trô­ni­co, es­te vi­sa a for­ne­cer o pas­so a pas­so ne­ces­sá­rio pa­ra a ela­bo­ra­ção de um bom tex­to dis­ser­ta­ti­vo-ar­gu­men­ta­ti­vo, ca­paz de ti­rar bo­as no­tas du­ran­te a cor­re­ção e, as­sim, pos­si­bi­li­tar ao alu­no a con­quis­ta da tão so­nha­da va­ga na uni­ver­si­da­de.

c) De­sen­vol­vi­men­to por exem­pli­fi­ca­ção: con­sis­te no de­sen­vol­vi­men­to do tó­pi­co fra­sal por meio da ci­ta­ção de exem­plos.

O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem é for­ne­cer mei­os pa­ra o alu­no con­fec­ci­o­nar um bom tex­to. Sem um li­vro de re­fe­rên­cia, é di­fí­cil fa­zer co­mo os alu­nos que con­se­gui­ram no­ta mil na re­da­ção e, con­se­quen­te­men­te, pu­de­ram es­co­lher a va­ga de sua von­ta­de em uma uni­ver­si­da­de fe­de­ral, re­a­li­zan­do, as­sim, o gran­de so­nho de ob­ter um di­plo­ma con­cei­tu­a­do de um cur­so su­pe­ri­or.

d) De­sen­vol­vi­men­to por ex­po­si­ção da cau­sa: con­sis­te no de­sen­vol­vi­men­to do tó­pi­co fra­sal por meio da apre­sen­ta­ção da cau­sa ou da mo­ti­va­ção do que se diz no tre­cho.

O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem é for­ne­cer mei­os pa­ra o alu­no con­fec­ci­o­nar um bom tex­to. O fra­co de­sem­pe­nho de gran­de par­te dos alu­nos que se pro­pu­se­ram a fa­zer o tex­to em 2012 le­vou-nos a re­di­gir um li­vro ca­paz de gui­ar os can­di­da­tos, for­ne­cen­do-lhes téc­ni­cas pa­ra re­di­gir um bom tex­to. A ideia é que es­se de­sem­pe­nho não aca­be com os so­nhos de nos­sos es­tu­dan­tes.

e) De­sen­vol­vi­men­to por ex­po­si­ção da con­sequên­cia: con­sis­te no de­sen­vol­vi­men­to do tó­pi­co fra­sal por meio da apre­sen­ta­ção da con­sequên­cia do que se diz no pe­río­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.