8. CON­CLU­SÃO: RE­SOL­VEN­DO O PRO­BLE­MA

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

A con­clu­são é o fi­nal do tex­to, mas não é por is­so que me­re­ce me­nos aten­ção. No ca­so do Enem, é uma das par­tes mais im­por­tan­tes da re­da­ção. Is­so por­que é ne­la em que a com­pe­tên­cia cin­co é ava­li­a­da. Di­fe­ren­te de ou­tros tex­tos dis­ser­ta­ti­vos-ar­gu­men­ta­ti­vos, nos quais a con­clu­são po­de ser sim­ples­men­te uma re­a­fir­ma­ção da te­se ou uma sín­te­se da ar­gu­men­ta­ção, o Guia do Par­ti­ci­pan­te do Enem es­ta­be­le­ce que o fe­cha­men­to das idei­as de­ve ser fei­to por meio de uma pro­pos­ta de in­ter­ven­ção, a qual é ava­li­a­da se­gun­do os cri­té­ri­os ex­pos­tos na com­pe­tên­cia cin­co, is­to é, “ela­bo­rar pro­pos­ta de in­ter­ven­ção pa­ra o pro­ble­ma abor­da­do, res­pei­tan­do os di­rei­tos hu­ma­nos”.

Es­sa pro­pos­ta de in­ter­ven­ção na­da mais é do que uma su­ges­tão, ela­bo­ra­da pe­lo par­ti­ci­pan­te, pa­ra re­sol­ver uma pro­ble­má­ti­ca, pa­ra ame­ni­zar uma si­tu­a­ção ou, sim­ples­men­te, pa­ra me­lho­rar em al­gum as­pec­to a re­a­li­da­de. Re­ce­be es­sa de­no­mi­na­ção por­que, co­mo vi­mos no se­gun­do ca­pí­tu­lo, ava­lia a ca­pa­ci­da­de de o alu­no in­ter­vir em sua so­ci­e­da­de, is­to é, de se con­fi­gu­rar co­mo ci­da­dão ati­vo. Em­bo­ra es­sa apre­sen­ta­ção de so­lu­ção, a prin­cí­pio, apa­ren­te ser fá­cil, ela tem si­do um pro­ble­ma pa­ra mui­tos can­di­da­tos.

En­quan­to po­de­mos for­ne­cer mo­de­los pa­ra in­tro­du­ção e ilus­trar for­mas de ar­gu­men­ta­ção, não te­mos mui­to o que fa­zer com a con­clu­são. Não exis­tem mo­de­los nem su­ges­tões de mo­de­los pa­ra con­cluir o tex­to. Mes­mo as­sim, po­de­mos es­ta­be­le­cer al­gu­mas re­gras pa­ra a sua con­fec­ção, de mo­do a evi­tar al­guns er­ros re­cor­ren­tes, que aca­bam pre­ju­di­can­do a no­ta. Sa­be­mos que a pro­pos­ta de­ve ser de­ta­lha­da, re­la­ci­o­na­da ao te­ma e ar­ti­cu­la­da à dis­cus­são de­sen­vol­vi­da no tex­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.