11. PAS­SO A PAS­SO DA RE­DA­ÇÃO: UM CA­MI­NHO A SE­GUIR

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

De­pois do es­tu­do apli­ca­do de to­dos os ca­pí­tu­los an­te­ri­o­res, cre­mos que a re­da­ção co­bra­da no Enem não se­ja mais um bi­cho de se­te ca­be­ças. O pro­ces­so de ava­li­a­ção, a na­tu­re­za do tex­to, as­sim co­mo su­as par­tes e su­as par­ti­cu­la­ri­da­des, tu­do dei­xa de ser no­vi­da­de pa­ra o can­di­da­to, uma vez que não há pon­to que te­nha si­do dei­xa­do de la­do em nos­sa abor­da­gem.

Mes­mo as­sim, cre­mos que ain­da pos­sa ha­ver dú­vi­das a res­pei­to do pro­ces­so de con­fec­ção, afi­nal, tan­ta te­o­ria po­de con­fun­dir um pou­co na ho­ra de re­al­men­te ini­ci­ar a prá­ti­ca. Por es­sa ra­zão, o que se de­sen­vol­ve nes­te ca­pí­tu­lo é uma su­ges­tão de co­mo or­ga­ni­zar a com­po­si­ção da re­da­ção. O nos­so ob­je­ti­vo é le­var ao alu­no um ca­mi­nho que, em­bo­ra não se­ja obri­ga­tó­rio, con­fi­gu­ra-se co­mo uma ori­en­ta­ção a ser se­gui­da na ho­ra do exa­me pa­ra ela­bo­rar a sua re­da­ção.

Pa­ra is­so, apre­sen­ta­re­mos a se­guir a pro­pos­ta de re­da­ção apre­sen­ta­da pe­lo Enem em 2013, pa­ra uma par­te ain­da mais prá­ti­ca des­te ma­nu­al. An­tes de apre­ciá-la, nun­ca é de­mais lem­brar que to­da es­sa pro­pos­ta foi apre­sen­ta­da ao alu­no em um dia em que mais du­as pro­vas de­ve­ri­am ser fei­tas: ma­te­má­ti­ca e por­tu­guês. Em cin­co ho­ras o can­di­da­to ti­nha de com­por uma re­da­ção e re­sol­ver mais 90 ques­tões re­fe­ren­tes às dis­ci­pli­nas ci­ta­das. Por­tan­to, com is­so em men­te, o de­sa­fio se mos­tra ain­da mai­or, o que re­quer re­al­men­te prá­ti­ca e se­gu­ran­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.