12. RE­DA­ÇÃO PA­RA O ENEM E RE­DA­ÇÃO PA­RA O VES­TI­BU­LAR

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

Mui­tas ve­zes, de­vi­do ao fa­to de al­guns ves­ti­bu­la­res co­bra­rem tam­bém um tex­to dis­ser­ta­ti­vo-ar­gu­men­ta­ti­vo, co­mo o ca­so da Fuvest, o alu­no acre­di­ta que o mes­mo mo­de­lo de tex­to se­ja efi­caz pa­ra to­dos os ca­sos. É um en­ga­no co­mum e que po­de cau­sar o adi­a­men­to do so­nho de ob­ter a tão de­se­ja­da va­ga. Es­se en­ga­no é re­sul­ta­do do que abor­da­mos no pri­mei­ro ca­pi­tu­lo des­te ma­nu­al: as re­gras do jo­go. As­sim co­mo o Enem pos­sui su­as re­gras,

os ves­ti­bu­la­res tam­bém pos­su­em as su­as pró­pri­as e, por es­sa ra­zão, co­nhe­cê-las é de fun­da­men­tal im­por­tân­cia.

No ca­so do ves­ti­bu­lar mais con­cor­ri­do e de mais al­to ní­vel do país, as re­gras do jo­go mu­dam, pra­ti­ca­men­te, to­das: o for­ma­to da pro­pos­ta é di­fe­ren­te, a to­a­da do tex­to é di­fe­ren­te e os cri­té­ri­os de cor­re­ção, por fim, tam­bém são di­fe­ren­tes. Is­so não sig­ni­fi­ca, con­tu­do, que to­dos os en­si­na­men­tos as­si­mi­la­dos pa­ra a re­da­ção do Enem pre­ci­sam ser ig­no­ra­dos ao se de­bru­çar so­bre uma pro­va da Fuvest. Na ver­da­de, a par­tir do mo­men­to em que as ex­ce­ções são fri­sa­das, mui­ta coi­sa po­de ser apro­vei­ta­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.