PA­PO ÍN­TI­MO

Todateen - - Papo Intimo - por Ga­bri­e­la Car­va­lho/co­la­bo­ra­do­ra

1 Pre­ci­sa ocor­rer pe­ne­tra­ção pa­ra pe­gar uma do­en­ça se­xu­al­men­te trans­mis­sí­vel? Nem sem­pre pre­ci­sa de pe­ne­tra­ção, já que elas po­dem ser trans­mi­ti­das pe­lo se­xo oral tam­bém. Por is­so, é im­por­tan­te sem­pre usar ca­mi­si­nha.

2 Quais os prin­ci­pais sin­to­mas da sí­fi­lis? Fe­ri­das in­do­lo­res e erup­ções cu­tâ­ne­as são al­guns de­les. Ela é di­vi­di­da em três fa­ses: pri­mei­ros sin­to­mas, apa­re­ci­men­to de úl­ce­ra ou gân­glio e, em seu úl­ti­mo es­tá­gio, po­de cau­sar ce­guei­ra, pa­ra­li­sia e até pro­ble­mas car­día­cos. A do­en­ça é um pou­co mais ra­ra e é tra­tá­vel.

3 Há cu­ra pa­ra as do­en­ças? E qu­al a me­lhor ma­nei­ra de pre­ve­ní-las? Nem to­das têm cu­ra, mas exis­tem tra­ta­men­tos es­pe­cí­fi­cos. O HPV, por exem­plo, tem va­ci­na, mas as ou­tras do­en­ças são evi­ta­das de uma ma­nei­ra mui­to sim­ples: usan­do ca­mi­si­nha!

5 O cor­ri­men­to po­de in­di­car a exis­tên­cia de al­gu­ma DST? Sim! A dor pél­vi­ca e o cor­ri­men­to são sin­to­mas tan­to da cla­mí­dia, quan­to da go­nor­reia. Por is­so, é bom fi­car aler­ta a es­se sin­to­ma e pro­cu­rar um gi­ne­co­lo­gis­ta.

6 Quais os efei­tos des­sas do­en­ças? A cla­mí­dia atin­ge os ór­gãos ge­ni­tais e po­de cau­sar in­fer­ti­li­da­de, afe­tan­do tan­to me­ni­nos quan­to me­ni­nas. Já a go­nor­reia, é uma in­fec­ção na ure­tra ou na glân­du­la lo­ca­li­za­da na vul­va. Ela se es­pa­lha pe­lo san­gue atin­gin­do as ar­ti­cu­la­ções e a pe­le. Am­bas pos­su­em tra­ta­men­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.