Fo­to­gra­fia

O cur­so pa­ra qu­em ama re­gis­trar a vi­da

Todateen - - Pensando No Futuro -

O que faz?

A fo­tó­gra­fa é a pro­fis­si­o­nal que faz um se­gun­do vi­rar eter­ni­da­de, já que seu tra­ba­lho é re­gis­trar mo­men­tos in­crí­veis que acon­te­cem na vi­da, ou até mes­mo o con­trá­rio: trans­for­mar mo­men­tos ro­ti­nei­ros em al­go eter­no! São pes­so­as bem vi­su­ais, que se in­te­res­sam por ob­ser­var o que ocor­re ao seu re­dor e até ima­gi­nam ce­nas que ain­da não es­tão acon­te­cen­do, pa­ra dei­xar tu­do em re­gis­tro.

Na fa­cul­da­de

O cur­so de fo­to­gra­fia tem du­as di­vi­sões im­por­tan­tes: a de Pro­du­ção Cul­tu­ral e De­sign. “O alu­no tem dois anos pa­ra do­mi­nar a téc­ni­ca, apren­den­do co­mo fun­ci­o­na ca­da uma des­sas áre­as. As­sim ele sa­be­rá es­co­lher quais os ti­pos de câ­me­ras, len­tes, ilu­mi­na­ção e equi­pa­men­tos apro­pri­a­dos pa­ra ca­da tra­ba­lho fo­to­grá­fi­co”, ex­pli­ca Da­ni­el Ama­dei Bar­bi­el­li­ni, co­or­de­na­dor do cur­so de fo­to­gra­fia da Fap­com. Além dis­so, qu­em op­ta pe­lo cur­so tam­bém apren­de a edi­tar e fi­na­li­zar ima­gens, res­tau­rar fo­to­gra­fi­as an­ti­gas, re­ve­lar ima­gens e a ter no­ções de em­pre­en­de­do­ris­mo.

Quais são as áre­as de atu­a­ção?

De acor­do com o pro­fes­sor Da­ni­el, exis­tem mui­tas op­ções pa­ra vo­cê tra­ba­lhar, co­mo ar­tes vi­su­ais, moda, jor­na­lis­mo, pu­bli­ci­da­de, área de fo­to­gra­fia ci­en­tí­fi­ca, mer­ca­do edi­to­ri­al, ar­qui­te­tu­ra e de­co­ra­ção, even­tos e cri­a­ção pa­ra em­pre­sas. Além de pro­je­tos ela­bo­ra­dos, que po­dem le­var mais tem­po pa­ra se re­a­li­zar, co­mo ex­pe­di­ções fo­to­grá­fi­cas que são pen­sa­das pa­ra vi­ra­rem ex­po­si­ções e fo­to­li­vros. Tu­do is­so tam­bém se com­bi­na com as tec­no­lo­gi­as di­gi­tais em pla­ta­for­mas co­mo ga­le­ri­as on-li­ne e si­tes es­pe­ci­a­li­za­dos.

Mer­ca­do de tra­ba­lho

Es­te é um óti­mo mo­men­to pa­ra a fo­to­gra­fia no mun­do in­tei­ro, tu­do is­so por­que os equi­pa­men­tos es­tão mais ba­ra­tos e “al­gu­mas áre­as es­tão mais exi­gen­tes em se­pa­rar os pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos da­que­les que aca­ba­ram de com­prar um câ­me­ra”, apon­ta Da­ni­el. É im­por­tan­te res­sal­tar que o nú­me­ro de mu­lhe­res fo­tó­gra­fas dis­pa­rou nos úl­ti­mos anos, con­si­de­ran­do que es­sa sem­pre foi uma área do­mi­na­da por ho­mens. #girl­power

Se­rá que é pra mim?

“A fo­to­gra­fia é uma ma­nei­ra es­pe­ci­al de pen­sar­mos e agir­mos so­bre o mun­do. É uma for­ma de re­fle­tir­mos so­bre nós mes­mos so­bre qu­al é o nos­so pa­pel co­mo se­res hu­ma­nos, ci­da­dãos e in­di­ví­du­os. Com a fo­to­gra­fia, po­de­mos con­ge­lar um ins­tan­te e di­re­ci­o­nar o olhar pa­ra es­sas ques­tões. Por is­so, nes­sa área é im­por­tan­te que vo­cê se­ja ob­ser­va­do­ra e cu­ri­o­sa. É uma pro­fis­são mui­to di­nâ­mi­ca, na qu­al a alu­na pre­ci­sa se man­ter atu­a­li­za­da pa­ra apri­mo­rar a sua téc­ni­ca”, fi­na­li­za Da­ni­el Bar­bi­el­li­ni.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.