Pro­du­ção de pe­tró­leo po­de che­gar a 1 bi­lhão de bar­ris

Valor Econômico - - BRASIL - André Ra­ma­lho

A pro­du­ção de pe­tró­leo no Bra­sil de­ve atin­gir em 2018, pe­la pri­mei­ra vez, a mar­ca de 1 bi­lhão de bar­ris no acu­mu­la­do do ano, se­gun­do pro­je­ções do Mi­nis­té­rio de Mi­nas e Ener­gia. A ex­pec­ta­ti­va é que o vo­lu­me pro­du­zi­do no país cres­ça pe­lo quin­to ano se­gui­do.

A mar­ca equi­va­le à mé­dia diá­ria de cer­ca de 2,73 mi­lhões de bar­ris. O nú­me­ro, se con­fir­ma­do, re­pre­sen­ta­rá au­men­to de 4,5% em re­la­ção a 2017, quan­do a pro­du­ção na­ci­o­nal já ha­via cres­ci­do 4%, pa­ra o re­cor­de de 957 mi­lhões de bar­ris (2,622 mi­lhões de bar­ris/dia).

A pro­du­ção anu­al vem su­bin­do des­de 2014, pu­xa­da pe­lo pré-sal. Em 2017, o vo­lu­me pro­du­zi­do na re­gião su­biu 26%, an­te o re­cuo de 10,8% no pós-sal, se­gun­do a Agên­cia Na­ci­o­nal de Pe­tró­leo (ANP). O pré-sal já res­pon­de por 54,65% da pro­du­ção na­ci­o­nal de óleo.

Os nú­me­ros da ANP mos­tram, ain­da, que, em­bo­ra a Pe­tro­bras con­ti­nue sen­do a res­pon­sá­vel pe­la ope­ra­ção dos prin­ci­pais pro­je­tos de óleo e gás do país, há um pro­ces­so de des­con­cen­tra­ção em cur­so. Es­te ano, no acu­mu­la­do até ju­lho, as pe­tro­lei­ras es­tran­gei­ras e as pe­que­nas e mé­di­as pro­du­to­ras na­ci­o­nais (co­mo Queiroz Gal­vão, Pe­troRio e Dom­mo Ener­gia) pro­du­zi­ram, jun­tas, em mé­dia, cer­ca de 635 mil bar­ris/dia de pe­tró­leo, o que re­pre­sen­ta 24,45% da pro­du­ção to­tal de pe­tró­leo do país. Em 2017, es­se per­cen­tu­al era de 22,2%.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio de pe­tró­leo, gás na­tu­ral e bi­o­com­bus­tí­veis do MME, João Vi­cen­te Vi­ei­ra, a pro­du­ção na­ci­o­nal po­de­ria ser pra­ti­ca­men­te o do­bro da atu­al, não fos­se a in­ter­rup­ção dos lei­lões en­tre os anos de 2008 e 2013.

“Ca­so não ti­ves­se ocor­ri­do o hi­a­to [de cin­co anos sem lei­lões], po­de­ría­mos es­tar pro­du­zin­do 2 bi­lhões de bar­ris”, dis­se Vi­ei­ra, no se­mi­ná­rio Re­to­ma­da e De­sa­fi­os das No­vas Re­gras de Conteúdo Lo­cal, no Rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.