Tof­fo­li as­su­me o STF e pro­põe ‘pac­to na­ci­o­nal’

Mi­nis­tro de­ter­mi­nou sus­pen­são de ação pe­nal con­tra Man­te­ga

Valor Econômico - - POLÍTICA - Luí­sa Martins, Marcelo Ri­bei­ro e An­drea Ju­bé (Colaborou André Gui­lher­me Vi­ei­ra, de São Pau­lo) Va­ri­a­ção dos in­di­ca­do­res no pe­río­do

Mi­nis­tro mais jo­vem a as­su­mir a pre­si­dên­cia do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), Di­as Tof­fo­li pre­gou, na mai­or par­te de seu dis­cur­so de pos­se, a ne­ces­si­da­de de har­mo­ni­za­ção en­tre os po­de­res pa­ra me­lho­rar a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra. Ele propôs a cri­a­ção de um “pac­to na­ci­o­nal” en­tre Ju­di­ciá­rio, Le­gis­la­ti­vo e Exe­cu­ti­vo pa­ra pro­mo­ver a paz so­ci­al no país, man­ti­da a in­te­gri­da­de de ca­da po­der.

“Não es­ta­mos em cri­se, es­ta­mos em trans­for­ma­ção”, dis­se Tof­fo­li, pa­ra qu­em a so­lu­ção a es­se de­sa­fio re­si­de em três pa­la­vras-cha­ve: efi­ci­ên­cia, trans­pa­rên­cia e res­pon­sa­bi­li­da­de.

Ele afir­mou que, se a po­lí­ti­ca fa­lha, ca­be ao Su­pre­mo ga­ran­tir a apli­ca­ção da Cons­ti­tui­ção e do Di­rei­to. “O jo­go de­mo­crá­ti­co traz in­cer­te­zas. A co­ra­gem de se sub­me­ter a elas faz a gran­de­za de uma na­ção.” O mi­nis­tro pre­ten­de pri­o­ri­zar as de­ci­sões em con­jun­to. “Em um co­le­gi­a­do, não exis­tem vi­tó­ri­as ou der­ro­tas”, dis­se.

O dis­cur­so de Tof­fo­li tam­bém re­al­çou que a lin­gua­gem ju­rí­di­ca de­ve ser de­mo­cra­ti­za­da, de for­ma que o Di­rei­to pos­sa ser com­pre­en­di­do por to­da a so­ci­e­da­de. Ob­ser­vou que con­fli­tos ju­rí­di­cos têm sur­gi­do em rit­mo in­ten­so e que é de­ver do Su­pre­mo pa­ci­fi­cá-los em tem­po “so­ci­al­men­te to­le­rá­vel”.

Tof­fo­li tam­bém as­su­me a pre­si­dên­cia do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ), no qu­al se com­pro­me­teu a re­sol­ver po­lí­ti­cas pú­bli­cas atu­al­men­te ju­di­ci­a­li­za­das. O mi­nis­tro vai ins­ti­tui uma co­or­de­na­do­ria pa­ra ten­tar des­tra­var obras de in­fra­es­tru­tu­ra há anos em­pa­ca­das no país por for­ça de de­ci­sões ju­di­ci­ais. Em ou­tra ini­ci­a­ti­va, quer ca­das­trar a bi­o­me­tria de to­dos os pre­sos do sis­te­ma car­ce­rá­rio.

“Não apre­sen­to so­lu­ções pron­tas. Po­nho-as em me­sa pa­ra o de­ba­te", fi­na­li­zou. Em um mo­men­to fo­ra do script, seu ir­mão ca­çu­la, que tem sín­dro­me de Down, aden­trou o ple­ná­rio pa­ra abra­çar o no­vo pre­si­den­te, ar­ran­can­do aplau­sos da pla­teia.

O mi­nis­tro tam­bém pre­ten­de exer­cer per­fil di­plo­má­ti­co e con­ci­li­a­dor pa­ra in­cen­ti­var as bo­as re­la­ções in­ter­pes­so­ais en­tre os co­le­gas, des­gas­ta­das ao lon­go dos úl­ti­mos me­ses. Ele ado­ta­rá o há­bi­to de, men­sal­men­te, con­vi­dá-los pa­ra um al­mo­ço de in­te­gra­ção.

“De­se­jo que a mi­nha pre­si­dên­cia dei­xe um pou­co do pro­ta­go­nis­mo que te­ve de as­su­mir nos úl­ti­mos anos em ra­zão do en­vol­vi­men­to dos ou­tros po­de­res em in­ves­ti­ga­ções e em res­pon­sa­bi­li­da­des po­lí­ti­cas”, dis­se ao Va­lor.

No mes­mo dia em que as­su­miu a pre­si­dên­cia da Cor­te, Tof­fo­li aco­lheu li­mi­nar ajui­za­da pe­la de­fe­sa do ex­mi­nis­tro da Fa­zen­da nos go­ver­nos do PT, Gui­do Man­te­ga, e de­ter­mi­nou a sus­pen­são da ação pe­nal a que ele res­pon­de na 13ª va­ra fe­de­ral cri­mi­nal de Cu­ri­ti­ba por su­pos­tas cor­rup­ção e la­va­gem de di­nhei­ro. Com a de­ci­são, de ca­rá­ter li­mi­nar, o pro­ces­so tam­bém po­de­rá ser re­ti­ra­do das mãos do juiz Ser­gio Mo­ro e re­me­ti­do à Jus­ti­ça Elei­to­ral de Brasília.

A de­ci­são de Tof­fo­li tam­bém se es­ten­de às ações pe­nais do ca­sal de mar­que­tei­ros João San­ta­na e Mo­ni­ca Mou­ra, que tra­mi­tam na Jus­ti­ça Fe­de­ral em Cu­ri­ti­ba. Tof­fo­li aco­lheu o en­ten­di­men­to de que o juiz Ser­gio Mo­ro “co­mo for­ma de afir­mar sua com­pe­tên­cia pa­ra pro­ces­sar e jul­gar a ação pe­nal ora re­cla­ma­da, ar­ti­fi­ci­al­men­te ex­cluiu o en­qua­dra­men­to tí­pi­co da de­nún­cia no que se re­fe­re ao ar­ti­go 350 do Có­di­go Elei­to­ral, sob o fun­da­men­to de que es­ta­ria ab­sor­vi­do pe­los de­li­tos co­muns”.

RUY BARON/VA­LOR

Tof­fo­li, em ges­to de ca­ri­nho com o ir­mão por­ta­dor de sín­dro­me de Down: “Não apre­sen­to so­lu­ções pron­tas. Po­nho-as em me­sa pa­ra o de­ba­te”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.