In­fla­ção de agos­to dos EUA mos­tra si­nais de mo­de­ra­ção

Valor Econômico - - INTERNACIONAL -

Os pre­ços ao con­su­mi­dor dos EUA su­bi­ram em agos­to pe­lo quin­to mês con­se­cu­ti­vo, em­bo­ra o rit­mo da al­ta anu­al te­nha de­sa­ce­le­ra­do pe­la pri­mei­ra vez es­te ano.

O ín­di­ce de pre­ços ao con­su­mi­dor, que me­de o que os ame­ri­ca­nos pa­gam por tu­do, des­de alu­guel a lâ­mi­nas de bar­be­ar, su­biu 0,2% em agos­to (com ajus­te sa­zo­nal) em re­la­ção ao mês an­te­ri­or, in­for­mou on­tem o De­par­ta­men­to do Tra­ba­lho. Ex­cluin­do os com­po­nen­tes vo­lá­teis de ali­men­tos e ener­gia, os pre­ços su­bi­ram 0,1%.

Na com­pa­ra­ção anu­al, os pre­ços su­bi­ram 2,7% em agos­to, ta­xa que fi­cou abai­xo da al­ta anu­al de 2,9% re­gis­tra­da nos dois me­ses an­te­ri­o­res. Es­ta foi a pri­mei­ra de­sa­ce­le­ra­ção na al­ta anu­al dos pre­ços des­de de­zem­bro. O nú­cleo da in­fla­ção su­biu 2,2% em re­la­ção ao ano an­te­ri­or, tam­bém abai­xo da al­ta anu­al de ju­lho.

Eco­no­mis­tas ob­ser­va­ram que em­bo­ra a ten­dên­cia dos pre­ços se­ja de al­ta, os da­dos de agos­to mos­tra­ram que não há ris­co de des­con­tro­le da pres­são in­fla­ci­o­ná­ria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.