Po­pu­la­ção de imi­gran­tes nos EUA é a mai­or em 100 anos

Valor Econômico - - INTERNACIONAL -

A po­pu­la­ção de pes­so­as nas­ci­das no ex­te­ri­or nos EUA cres­ceu no ano pas­sa­do pa­ra sua mai­or par­ti­ci­pa­ção em mais de cem anos, se­gun­do da­dos do Cen­sus Bu­re­au di­vul­ga­dos on­tem.

O nú­me­ro de re­si­den­tes ame­ri­ca­nos nas­ci­dos no ex­te­ri­or au­men­tou pa­ra 44,5 mi­lhões em 2017, 1,8% a mais que no ano an­te­ri­or.

O go­ver­no do pre­si­den­te Do­nald Trump vem bus­can­do res­trin­gir a imi­gra­ção le­gal e in­ten­si­fi­cou os es­for­ços pa­ra de­ter e de­por­tar ile­gal­men­te imi­gran­tes no país. Mas o for­te mer­ca­do de tra­ba­lho dos EUA pro­va­vel­men­te es­ti­mu­lou par­te do au­men­to do ano pas­sa­do na po­pu­la­ção nas­ci­da no ex­te­ri­or, se­gun­do Randy Capps, de­mó­gra­fo do Ins­ti­tu­to de Po­lí­ti­cas de Mi­gra­ção.

Re­si­den­tes nas­ci­dos no ex­te­ri­or re­pre­sen­ta­vam 13,7% da po­pu­la­ção dos EUA em 2017, aci­ma dos 13,5% em 2016, se­gun­do o Cen­sus Bu­re­au. Is­so ele­vou a pro­por­ção de imi­gran­tes nos EUA no ano pas­sa­do, a mais al­ta des­de 1910, quan­do com­pu­nham 14,7% da po­pu­la­ção.

De­pois de di­as de es­pe­ra e pre­pa­ra­ti­vos, Flo­ren­ce che­gou on­tem à cos­ta da Ca­ro­li­na do Nor­te (fo­to) co­mo um fu­ra­cão de ca­te­go­ria 2, de­pois de ter ame­a­ça­do su­bir a es­ca­la má­xi­ma de 5. Mes­mo as­sim, me­te­o­ro­lo­gis­tas aler­ta­vam que a tem­pes­ta­de ain­da re­pre­sen­ta­va uma ame­a­ça "ca­tas­tró­fi­ca". Flo­ren­ce po­de des­pe­jar até 100 cm de chu­va na Ca­ro­li­na do Nor­te. A mai­or pre­o­cu­pa­ção das au­to­ri­da­des é com os ala­ga­men­tos, que po­dem ser pro­vo­ca­dos tan­to pe­las chu­vas, com os trans­bor­da­men­to dos ri­os, qu­an­to pe­la ele­va­ção da ma­ré. On­tem, Flo­ren­ce ti­nha ven­tos de 170 km/ ho­ra, mas mo­ra­do­res de Avon, nas ilhas de Ou­ter Banks (Ca­ro­li­na do Nor­te), re­la­ta­ram ra­ja­das de ven­to de até 120 km/ho­ra. Cer­ca de 10 mi­lhões de pes­so­as vi­vem no ca­mi­nho do fu­ra­cão que avan­ça len­ta­men­te e cer­ca de 1,5 mi­lhão de pes­so­as re­ce­be­ram or­dem de dei­xar su­as ca­sas nas cos­tas de Ca­ro­li­nas e da Vir­gí­nia, pro­vo­can­do con­ges­ti­o­na­men­tos nas es­tra­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.