Usuá­rio usa mais pla­no de saú­de e cus­to so­be, diz Anahp

Valor Econômico - - | EMPRESAS SERVIÇOS&TECNOLOGIA - (BK)

Os cus­tos dos pla­nos de saú­de au­men­ta­ram qua­se R$ 49 bi­lhões en­tre 2012 e 2017. Des­te va­lor, 70% são pro­ve­ni­en­tes do au­men­to no uso do con­vê­nio mé­di­co, se­gun­do le­van­ta­men­to fei­to pe­la As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos Hos­pi­tais Pri­va­dos (Anahp), en­ti­da­de que reú­ne os 100 mai­o­res hos­pi­tais do país.

Es­pe­ci­a­lis­tas do se­tor de saú­de cos­tu­mam di­zer que os cus­tos dos pla­nos cres­cem de­vi­do à in­tro­du­ção de tec­no­lo­gi­as e ao en­ve­lhe­ci­men­to da po­pu­la­ção, que de­man­da mais tra­ta­men­tos mé­di­cos. O es­tu­do da Anahp não ne­ga es­ses ar­gu­men­tos, mas apon­ta que o pe­so mai­or da con­ta de­ve-se ao au­men­to no uso dos con­vê­ni­os.

Martha Oli­vei­ra, di­re­to­ra-exe­cu­ti­va da Anahp, atri­bui es­se au­men­to a uma com­bi­na­ção de dois fa­to­res: o con­su­mi­dor te­me que se­rá de­mi­ti­do e, por is­so, uti­li­za mais o pla­no an­tes de fi­car sem ele; e a ofer­ta de es­pe­ci­a­li­da­des mé­di­cas cres­ceu, em de­tri­men­to da clí­ni­ca ge­ral. “A cul­pa é do nos­so sis­te­ma de saú­de que é de­sor­ga­ni­za­do. Não há um mé­di­co cen­tra­li­za­dor dos aten­di­men­tos. O usuá­rio pro­cu­ra vá­ri­os es­pe­ci­a­lis­tas que, por sua vez, in­di­cam vá­ri­os exa­mes, mui­tas ve­zes re­pe­ti­dos”, diz.

En­tre 2012 e 2017, o nú­me­ro de pro­ce­di­men­tos fei­tos pe­los usuá­ri­os au­men­tou de 21,1 por ano pa­ra 28,1. A quan­ti­da­de de te­ra­pi­as te­ve al­ta de 8,7%; se­gui­da de exa­mes (6,9%), ou­tros aten­di­men­tos am­bu­la­to­ri­ais (6,9%), con­sul­tas mé­di­cas (2%) e in­ter­na­ções (1,4%).

O es­tu­do, fei­to em par­ce­ria com a con­sul­to­ria Com­pass, mos­tra ain­da que a mar­gem bru­ta das ope­ra­do­ras de pla­nos de saú­de su­biu 93,5%, pa­ra R$ 26,9 bi­lhões en­tre 2012 e 2017. Des­se to­tal, as em­pre­sas aba­tem cus­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos e co­mer­ci­ais, que con­so­mem boa par­te da mar­gem — in­di­can­do que o se­tor ain­da so­fre com ine­fi­ci­ên­cia ope­ra­ci­o­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.