Bol­so­na­ro tem 49% dos vo­tos to­tais; Had­dad, 36%, mos­tra Da­ta­fo­lha

Valor Econômico - - POLÍTICA - Da­ta­fo­lha/TVG­lo­bo/Folha de S.Pau­lo

A pri­mei­ra pes­qui­sa pre­si­den­ci­al do Da­ta­fo­lha fei­ta após o pri­mei­ro tur­no da elei­ção mos­tra o can­di­da­to do PSL, Jair Bol­so­na­ro, com 49% das in­ten­ções de vo­to con­tra 36% de Fer­nan­do Had­dad (PT). Vo­tos em bran­co e nu­los so­mam 8%. Ou­tros 6% não res­pon­de­ram ou não sou­be­ram res­pon­der (a so­ma não atin­ge 100% de­vi­do a ar­re­don­da­men­tos).

Fo­ram ou­vi­dos 3.235 elei­to­res on­tem em 227 mu­ni­cí­pi­os por en­co­men­da da TV Glo­bo e do jor­nal “Folha de S. Pau­lo”. A mar­gem de er­ro do es­tu­do é de dois pon­tos per­cen­tu­ais pa­ra mais ou pa­ra me­nos.

Nos cha­ma­dos vo­tos vá­li­dos, con­ta que ex­clui vo­tos em bran­co e nu­los, o pla­car é 58% pa­ra Bol­so­na­ro an­te 42% pa­ra Had­dad. É o cri­té­rio usa­do pe­la Jus­ti­ça Elei­to­ral na apu­ra­ção e na di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos. No pri­mei­ro tur­no, no do­min­go (dia 7), Bol­so­na­ro ob­te­ve 46% dos vá­li­dos, Had­dad al­can­çou 29%. Os de­mais can­di­da­tos que dis­pu­ta­ra a eta­pa ini­ci­al so­ma­ram 25%.

Na con­ta dos vo­tos to­tais, o can­di­da­to do PSL te­ve 42% no pri­mei­ro tur­no, o pe­tis­ta re­ce­beu 27%. Sig­ni­fi­ca que, de lá pa­ra cá, Bol­so­na­ro con­quis­tou se­te pon­tos per­cen­tu­ais em re­la­ção ao que ob­te­ve na ur­na; Had­dad con­quis­tou no­ve pon­tos.

Si­mu­la­ções de se­gun­do tur­no fei­tas pe­lo Da­ta­fo­lha an­tes de do­min­go, po­rém, mos­tra­vam uma dis­pu­ta fi­nal mais equi­li­bra­da en­tre Bol­so­na­ro e Had­dad. Em cin­co le­van­ta­men­tos apu­rou-se em­pa­te téc­ni­co en­tre eles. Na pes­qui­sa de 26 a 28 de se­tem­bro, Had­dad apa­re­ceu na fren­te, com 45% a 39%. No úl­ti­mo le­van­ta­men­to an­tes do pri­mei­ro tur­no, nos di­as 5 e 6 de ou­tu­bro, o re­sul­ta­do foi de li­gei­ra van­ta­gem pa­ra o can­di­da­to do PSL: 45% a 43%.

O Da­ta­fo­lha não ha­via pu­bli­ca­do o re­la­tó­rio com­ple­to da pes­qui­sa de on­tem até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção. Con­for­me a re­por­ta­gem da “Folha de S. Pau­lo” so­bre o le­van­ta­men­to, Bol­so­na­ro re­gis­trou mais in­ten­ções de vo­to que Had­dad em qua­tro das cin­co re­giões do país. Co­mo já ocor­ria no pri­mei­ro tur­no, ele só fi­ca atrás no Nor­des­te. Nos no­ve Es­ta­dos nor­des­ti­nos, o pe­tis­ta tem 52% dos vo­tos to­tais, Bol­so­na­ro al­can­ça 32%.

Nos úl­ti­mos di­as, Bol­so­na­ro in­ten­si­fi­cou ace­nos pa­ra o elei­tor nor­des­ti­no. Che­gou a di­zer que o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va, mui­to po­pu­lar na re­gião, po­de­ria ter si­do um gran­de pre­si­den­te. Mais re­cen­te­men­te, pro­me­teu cri­ar um 13 sa­lá­rio pa­ra o Bol­sa Fa­mí­lia. Sem mos­trar evi­dên­cia, acu­sou o PT de fa­zer “ter­ro­ris­mo” con­tra nor­des­ti­nos es­pa­lhan­do que se­ri­am dis­cri­mi­na­dos em sua ges­tão.

Ain­da se­gun­do a “Folha”, na re­gião com a mai­or quan­ti­da­de de elei­to­res, o Su­des­te, Bol­so­na­ro vence Had­dad com fol­ga: 55% a 32%. Na re­giões Sul e Cen­tro-Oes­te, as van­ta­gens são ain­da mai­o­res: 60% a 26% e 59% a 27%, res­pec­ti­va­men­te. No Nor­te, Bol­so­na­ro vence por 51% a 40%.

A pes­qui­sa de on­tem mos­tra re­le­van­tes di­fe­ren­ças por gê­ne­ro nas in­ten­ções de vo­to. Se ape­nas os ho­mens vo­tas­sem, o pla­car se­ria 57% a 33% pa­ra Bol­so­na­ro. Es­sa am­pla van­ta­gem se trans­for­ma­ria nu­ma van­ta­gem es­trei­ta se a elei­ção fos­se dis­pu­ta­da ape­nas en­tre as mu­lhe­res: 42% a 39%, uma si­tu­a­ção de em­pa­te téc­ni­co.

O Da­ta­fo­lha tam­bém per­gun­tou a ca­da en­tre­vis­ta­do quan­do ocor­reu a de­ci­são de vo­to no pri­mei­ro tur­no. Con­for­me o ins­ti­tu­to, au­men­tou o con­tin­gen­te dos elei­to­res que de­ci­di­ram na úl­ti­ma ho­ra. Em 2014, 9% ha­vi­am de­ci­di­do no dia do plei­to. Nes­te ano fo­ram 12%. Ou­tros 6% afir­ma­ram que to­ma­ram a de­ci­são na vés­pe­ra do plei­to, a mes­ma ta­xa apu­ra­da qua­tro anos atrás.

O ní­vel de con­fi­an­ça da pes­qui­sa é de 95%. Foi re­gis­tra­da sob o có­di­go BR-00214/2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.