Cen­tro pro­gres­sis­ta ar­ti­cu­la cri­a­ção de um no­vo par­ti­do

Valor Econômico - - PRIMEIRA PÁGINA - Monica Gu­gli­a­no, Vand­son Li­ma e Ma­lu Del­ga­do

Po­lí­ti­cos de vá­ri­os par­ti­dos, al­guns der­ro­ta­dos nas elei­ções, ar­ti­cu­lam união que po­de re­sul­tar na cri­a­ção de uma no­va le­gen­da, pos­si­vel­men­te de opo­si­ção ao go­ver­no do pre­si­den­te elei­to, Jair Bol­so­na­ro. A frag­men­ta­ção da es­quer­da e a iminente ci­são do PSDB es­tão ace­le­ran­do os en­ten­di­men­tos nos bas­ti­do­res.

As con­ver­sas reú­nem até ex-ad­ver­sá­ri­os, co­mo o go­ver­na­dor de São Pau­lo, Már­cio Fran­ça (PSB), e o pre­si­den­te da Fi­esp, Pau­lo Skaf (MDB), am­bos der­ro­ta­dos por João Do­ria (PSDB) na dis­pu­ta pe­lo go­ver­no es­ta­du­al. Além dos dois, par­ti­ci­pam das ne­go­ci­a­ções o go­ver­na­dor do Es­pí­ri­to San­to, Pau­lo Har­tung, o ex­go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB), o ex-deputado Al­do Re­be­lo (So­li­da­ri­e­da­de), o se­na­dor Tas­so Je­reis­sa­ti (PSDB-CE) e o apre­sen­ta­dor Lu­ci­a­no Huck. “As pes­so­as ‘bo­as’ do país es­tão con­ver­san­do”, dis­se ao Va­lor um dos par­ti­ci­pan­tes.

Har­tung, que anun­ci­ou on­tem sua des­fi­li­a­ção do MDB, é um dos ar­ti­cu­la­do­res das dis­cus­sões, que reú­nem ma­jo­ri­ta­ri­a­men­te for­ças do cen­tro pro­gres­sis­ta e ocor­rem em di­fe­ren­tes fren­tes pa­ra a for­ma­ção, a prin­cí­pio, de um gru­po po­lí­ti­co e, se a ini­ci­a­ti­va for bem-su­ce­di­da, de um no­vo par­ti­do. No gru­po, cou­be ao go­ver­na­dor ca­pi­xa­ba es­trei­tar re­la­ções com no­vos “ato­res” da po­lí­ti­ca na­ci­o­nal, co- mo Huck e o mo­vi­men­to Re­no­va-BR.

Alck­min e Tas­so jan­ta­ram na ter­ça­fei­ra na ca­sa do se­na­dor, em Bra­sí­lia, e che­ga­ram à con­clu­são de que fi­ca­rá in­sus­ten­tá­vel a per­ma­nên­cia no PSDB, ca­so João Do­ria te­nha êxi­to na ten­ta­ti­va de as­su­mir o co­man­do do par­ti­do e apro­xi­má-lo de Bol­so­na­ro. Em ar­ti­go pu­bli­ca­do no do­min­go, Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so ba­ti­zou a mo­vi­men­ta­ção em cur­so de o “cen­tro ra­di­cal”. “A con­so­li­da­ção de um no­vo mo­vi­men­to re­quer des­de já a pa­vi­men­ta­ção de ali­an­ças, não só no cír­cu­lo po­lí­ti­co, mas prin­ci­pal­men­te na so­ci­e­da­de, pa­ra for­mar um po­lo aglu­ti­na­dor da cons­tru­ção de um fu­tu­ro me­lhor”, afir­mou o ex-pre­si­den­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.