Chi­na pre­o­cu­pa fu­tu­ra mi­nis­tra da Agri­cul­tu­ra

Valor Econômico - - POLÍTICA - Cris­ti­a­no Zaia e Fa­bio Mu­ra­kawa

In­di­ca­da pa­ra o Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, a de­pu­ta­da fe­de­ral Te­re­za Cris­ti­na (DEM-MS) mos­tra-se pre­o­cu­pa­da em re­la­ção às re­a­ções ne­ga­ti­vas da Chi­na di­an­te da pos­sí­vel pos­tu­ra co­mer­ci­al do fu­tu­ro go­ver­no. Des­de a cam­pa­nha, o pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro tem ado­ta­do um dis­cur­so que po­de ser con­si­de­ra­do hostil a Pe­quim.

Nos úl­ti­mos di­as, a fu­tu­ra mi­nis­tra, que é pre­si­den­te da Fren­te Par­la­men­tar da Agro­pe­cuá­ria (FPA), re­ce­beu o em­bai­xa­dor chi­nês em Bra­sí­lia, Li Jinzhan­gi, e sua equi­pe. Os chi­ne­ses qui­se­ram sa­ber se Bol­so­na­ro tem de fa­to a in­ten­ção de rom­per ou mes­mo di­mi­nuir as re­la­ções co­mer­ci­ais com o país asiá­ti­co, e co­mo de­ve se de­se­nhar a po­lí­ti­ca ex­ter­na do pre­si­den­te elei­to. O di­plo­ma­ta tam­bém es­te­ve com Bol­so­na­ro em sua re­si­dên­cia nes­ta se­ma­na e mi­nis­tros chi­ne­ses ques­ti­o­na­ram o atu­al mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra, Blai­ro Mag­gi, so­bre o te­ma em uma mis­são co­mer­ci­al em Pe­quim.

“Ve­jo com pre­o­cu­pa­ção es­se as­sun­to, mas o pre­si­den­te [Bol­so­na­ro] po­de achar ma­nei­ras de ajus­tar o co­mér­cio com a Chi­na. É pre­ci­so sen­tar nu­ma me­sa de ne­go­ci­a­ção e o go­ver­no vai ter que cui­dar dis­so bem de per­to”, dis­se Te­re­za em en­tre­vis­ta con­ce­di­da ao Va­lor. “O Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra pre­ci­sa es­tar pre­sen­te e te­mos de ser mui­to afi­na­dos com a Chi­na. Eles já são es­sen­ci­ais pa­ra o Bra­sil e po­dem ser mais ain­da, es­tão em fran­co cres­ci­men­to de seu con­su­mo.”

Na se­ma­na pas­sa­da, o “Chi­na Daily”, prin­ci­pal jor­nal es­ta­tal chi­nês, fez um edi­to­ri­al em que aler­ta o Bra­sil so­bre ris­cos co­mer­ci­ais de se fe­char pa­ra o mer­ca­do chi­nês. Uma vi­a­gem de Bol­so­na­ro com fa­mi­li­a­res a Taiwan, país vi­zi­nho que tem atri­tos com a Chi­na, e po­si­ções de­le, quan­do ain­da can­di­da­to, aves­sas aos chi­ne­ses, te­ri­am de­sa­gra­da­do Pe­quim nos úl­ti­mos me­ses.

On­tem, após pri­mei­ro en­con­tro com Bol­so­na­ro em Bra­sí­lia, Te­re­za pro­me­teu tra­ta­men­to pri­o­ri­tá­rio aos “pro­ble­mas” de mer­ca­do ex­ter­no, com aten­ção es­pe­ci­al aos paí­ses que ain­da man­têm bar­rei­ras às ex­por­ta­ções de car­nes bra­si­lei­ras, co­mo Es­ta­dos Uni­dos, União Eu­ro­peia e a pró­pria Chi­na –– atu­al­men­te, Pe­quim im­põe ao Bra­sil sal­va­guar­das às ex­por­ta­ções de açú­car e uma ta­ri­fa an­ti­dum­ping às ven­das de car­ne de fran­go.

Na ter­ça-fei­ra, ela vol­ta­rá a se reu­nir com Bol­so­na­ro pa­ra mais de­ta­lhes so­bre “a ca­ra que o go­ver­no quer dar pa­ra a agri­cul­tu­ra”.

A fu­tu­ra mi­nis­tra tam­bém co­men­tou que o se­tor es­tá pre­o­cu­pa­do com uma po­ten­ci­al per­da de ne­gó­ci­os com os paí­ses ára­bes ca­so o fu­tu­ro pre­si­den­te elei­to cum­pra a pro­mes­sa de trans­fe­rir a em­bai­xa­da bra­si­lei­ra em Is­ra­el de Tel Aviv pa­ra Je­ru­sa­lém. Re­cen­te­men­te, o Egi­to can­ce­lou a ida ao país de uma mis­são di­plo­má­ti­ca bra­si­lei­ra, che­fi­a­da pe­lo mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Aloy­sio Nu­nes. “É pre­ci­so sa­ber quem é o no­vo mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res. É im­por­tan­te es­se mi­nis­té­rio an­dar jun­to com a Agri­cul­tu­ra, prin­ci­pal­men­te por es­tes pro­ble­mas ex­ter­nos que a gen­te po­de ter, de­pen­den­do da con­du­ção da po­lí­ti­ca ex­ter­na que o go­ver­no vai ter”, de­cla­rou.

Te­re­za tam­bém de­fen­deu que o go­ver­no en­ca­re, com apoio da agri­cul­tu­ra, te­mas co­mo a ques­tão da de­mar­ca­ção de ter­ras in­dí­ge­nas e a no­va lei em tra­mi­ta­ção no Con­gres­so que agi­li­za o re­gis­tro de agro­tó­xi­cos no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.