MRV tes­ta car­ro elé­tri­co no Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da

Valor Econômico - - | EMPRESAS INDÚSTRIA - Chi­a­ra Quin­tão

A MRV En­ge­nha­ria anun­ci­ou on­tem ini­ci­a­ti­va pa­ra com­par­ti­lha­men­to de car­ro elé­tri­co em seus em­pre­en­di­men­tos. Cha­ma­do de MRV SIM (sus­ten­ta­bi­li­da­de, ino­va­ção e mo­bi­li­da­de), o pro­je­to se­rá tes­ta­do em um con­do­mí­nio de São Pau­lo e em ou­tro de Be­lo Ho­ri­zon­te, que ge­ram ener­gia com uso de pla­cas fo­to­vol­tai­cas. Os dois car­ros pa­ra a fa­se de tes­tes se­rão for­ne­ci­dos pe­la Re­nault. O anún­cio foi fei­to no Sa­lão do Au­to­mó­vel, em São Pau­lo.

Se­gun­do o di­re­tor ins­ti­tu­ci­o­nal da MRV, Raphael La­fe­tá, es­ta é a pri­mei­ra ini­ci­a­ti­va de com­par­ti­lha­men­to de car­ros elé­tri­cos pa­ra ha­bi­ta­ções de bai­xa ren­da. A in­ten­ção da in­cor­po­ra­do­ra é ava­li­ar, nos pró­xi­mos me­ses, o com­por­ta­men­to dos há­bi­tos dos con­su­mi­do­res de ca­da um dos con­do­mí­ni­os em re­la­ção à frequên­cia de uso do car­ro com­par­ti­lha­do e à dis­tân­cia per­cor­ri­da. Os tes­tes nos em­pre­en­di­men­tos — que se en­qua­dram nas fai­xas 2 e 3 do pro­gra­ma Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da — co­me­çam em ja­nei­ro.

A ges­tão do com­par­ti­lha­men­to se­rá fei­ta por meio do apli­ca­ti­vo Re­nault Mo­bi­lity. A Re­nault se­rá res­pon­sá­vel tam­bém pe­lo su­por­te téc­ni­co aos au­to­mó­veis. Na fa­se ini­ci­al, os mo­ra­do­res não te­rão cus­to com a uti­li­za­ção do car­ro com­par­ti­lha­do. A MRV in­ves­tiu R$ 300 mil nos dois au­to­mó­veis mo­de­lo Zoe.

A in­cor­po­ra­do­ra pre­ten­de que, até 2022, to­dos os seus lan­ça­men­tos te­nham ener­gia fo­to­vol­tai­ca dis­po­ní­vel pa­ra os con­su­mi­do­res. Fu­tu­ra­men­te, to­dos os em­pre­en­di­men­tos que pos­su­em ener­gia lim­pa po­de­rão ter car­ros com­par­ti­lha­dos. Os in­ves­ti­men­tos da MRV pa­ra o pro­je­to de pla­cas fo­to­vol­tai­cas nos em­pre­en­di­men­tos é de R$ 800 mi­lhões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.