FIZ RE­CEN­TE­MEN­TE UMA VI­A­GEM DE AVIÃO EM QUE O VOO SE ATRA­SOU 4 HO­RAS. TE­NHO DI­REI­TO A RE­CE­BER AL­GU­MA INDEMNIZAÇÃO? QUE DI­REI­TOS ES­TÃO DE­FI­NI­DOS PA­RA ES­TES CA­SOS?

A Verdade - - PRIMEIRA PÁGINA -

Sem­pre que há in­ci­den­tes (atra­sos, can­ce­la­men­tos de vo­os, en­tre ou­tros), a trans­por­ta­do­ra aé­rea tem que in­for­mar, pres­tar as­sis­tên­cia e nal­guns ca­sos, in­dem­ni­zar os pas­sa­gei­ros, sen­do que es­ses di­rei­tos de­pen­dem do ti­po e du­ra­ção do fac­to cau­sa­dor e dis­tân­cia do voo en­tre o lo­cal de par­ti­da e o des­ti­no fi­nal. As­sim, no ca­so de atra­so de 2 ho­ras ou mais pa­ra vo­os de 1500 km, 3 ho­ras ou mais pa­ra vo­os mais lon­gos den­tro da União Eu­ro­peia ou pa­ra vo­os en­tre 1500 e 3500 km, 4 ou mais pa­ra vo­os su­pe­ri­o­res a 3500 km fo­ra da União Eu­ro­peia, o con­su­mi­dor tem sem­pre di­rei­to a re­ce­ber as­sis­tên­cia sob a for­ma de re­fei­ção, be­bi­das, alo­ja­men­to, trans­por­te pa­ra o lo­cal de alo­ja­men­to.

Se o atra­so for su­pe­ri­or a 5 ho­ras e op­tar por não se­guir vi­a­gem po­de anu­lar a vi­a­gem e te­rá di­rei­to a re­ce­ber o re­em­bol­so do bi­lhe­te e a ser trans­por­ta­do de vol­ta ao lo­cal de par­ti­da ori­gi­nal. Se­gun­do ju­ris­pru­dên­cia do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça da União Eu­ro­peia, se o voo ti­ver um atra­so de 3 ho­ras ou mais (ca­so aci­ma re­fe­ri­do) de­ve ser tra­ta­do co­mo um can­ce­la­men­to dan­do di­rei­to a indemnização a me­nos que a com­pa­nhia aé­rea con­si­ga pro­var que o atra­so te­nha si­do cau­sa­do por cir­cuns­tân­ci­as ex­tra­or­di­ná­ri­as. Os exem­plos tí­pi­cos pa­ra es­sas cir­cuns­tân­ci­as são si­tu­a­ções de mau tem­po, agi­ta­ção po­lí­ti­ca, atos de ter­ro­ris­mo, gre­ve. Os va­lo­res de indemnização va­ri­am en­tre € 250 e € 600, con­for­me a dis­tân­cia do voo e a du­ra­ção dos atra­sos, is­to sem pre­juí­zo de o con­su­mi­dor po­der re­ce­ber al­gu­ma indemnização su­ple­men­tar se con­se­guir pro­var os res­pe­ti­vos da­nos.

ANABELA FER­REI­RA, JURISTA DA DE­CO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.