FEI­RA AL­TER­NA­TI­VA DO MAR­CO DIVULGA MODOS DE VI­DA SUSTENTÁVEIS E ALTERNATIVOS

A Verdade - - PRIMEIRA PÁGINA -

Fei­ra Al­ter­na­ti­va do Mar­co (FAM) é o no­me do even­to pro­mo­vi­do pe­la As­so­ci­a­ção dos Ami­gos do Rio Ove­lha (AARO) e que vai re­a­li­zar-se nos di­as 9, 10 e 11 de se­tem­bro, na Ala­me­da Dr. Miranda da Ro­cha, no cen­tro da ci­da­de.

A fei­ra tem co­mo ob­je­ti­vo “tra­zer até à po­pu­la­ção o co­nhe­ci­men­to so­bre prá­ti­cas cor­ren­tes de sus­ten­ta­bi­li­da­de e am­bi­en­te, bem co­mo de ali­men­ta­ção e saú­de na­tu­ral, apro­xi­man­do o Mar­co da van­guar­da do pen­sa­men­to sus­ten­tá­vel tão pre­men­te à evo­lu­ção so­ci­al e hu­ma­na”, ex­pli­cou Lu­zia Peixoto, vi­ce pre­si­den­te da AARO.

O even­to é gra­tui­to e ne­le se­rão abor­da­das “vá­ri­as ques­tões so­cio-am­bi­en­tais sob a for­ma de workshops, pa­les­tras, de­ba­tes, ati­vi­da­des iti­ne­ran­tes e con­cer­tos, apro­xi­man­do as­sim a AARO dos ci­da­dãos e tra­zen­do es­tas pro­ble­má­ti­cas ao con­tac­to di­re­to com os mes­mos”.

No ge­ral, a AARO pre­ten­de que a FAM se­ja “uma men­sa­gem de es­pe­ran­ça, de co­o­pe­ra­ção e de cons­ci­ên­cia hu­ma­na e am­bi­en­tal”, afir­mou ain­da.

No de­cur­so da fei­ra e das res­pe­ti­vas ati­vi­da­des vão ha­ver ban­cas de pro­mo­ção e ven­da de pro­du­tos/pro­du­to­res e em­pre­sá­ri­os Bio da re­gião, bem co­mo ban­cas de te­ra­pi­as al­ter­na­ti­vas.

Se­gun­do Lu­zia Peixoto, “pa­ra que as emis­sões de car­bo­no pro­du­zi­das pe­la fei­ra se­jam anu­la­das”, se­rá fei­to um “pe­di­tó­rio vo­lun­tá­rio em ár­vo­res au­tóc­to­nes ou em di­nhei­ro, pa­ra re­flo­res­ta­ção de uma área ar­di­da da re­gião, nu­ma ação a de­cor­rer ‘à pos­te­ri­o­ri’”.

A re­a­li­za­ção da fei­ra con­ta com os apoi­os da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Mar­co de Ca­na­ve­ses, Dhar­madha­tu, Uni­ver­so No­va, S. Ca­e­ta­no Vi­nho Verde, Bo­lo­zei­ma, Croc Ca­fé, Es­pa­ço Com­pas­so, Jornal A VER­DA­DE, Rá­dio Mar­co­en­se, Kor­pus, Jun­cal Eco­lo­gi­cal Coun­try Cam­ping e Mar­co Vi­vo.

Aha­bi­tu­al Fes­ta de Ve­rão do Par­ti­do So­ci­a­lis­ta, em Mar­co de Ca­na­ve­ses, de­cor­reu a 28 de agos­to, no Par­que Flu­vi­al do Tâ­me­ga, on­de reu­niu mi­li­tan­tes e sim­pa­ti­zan­tes.

Es­ti­ve­ram pre­sen­tes os se­te pre­si­den­tes de Jun­ta de Fre­gue­sia elei­tos em lis­tas do PS, Abí­lio Cas­tro (Cons­tan­ce), Má­rio Bru­no Ma­ga­lhães (San­to Isi­do­ro e Li­vra­ção), Mi­guel Car­nei­ro (Vi­la Boa Bis­po), Jo­sé Cou­to (Pe­nha­lon­ga e Pa­ços de Gaiolo), Fer­nan­do Bar­bo­sa (Ta­bu­a­do), Jo­sé An­tó­nio Pin­to (Ba­nho e Car­va­lho­sa) e Cris­ti­na Vi­ei­ra (Soalhães), es­ta úl­ti­ma tam­bém na con­di­ção de pre­si­den­te da Co­mis­são Po­lí­ti­ca Con­ce­lhia do PS Mar­co. Des­ta­que ain­da pa­ra a pre­sen­ça de Ma­nu­el Pi­zar­ro, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção Dis­tri­tal do Por­to do Par­ti­do So­ci­a­lis­ta, da lí­der da Ju­ven­tu­de So­ci­a­lis­ta, Ana Mou­ra Pin­to, do ve­re­a­dor Agos­ti­nho Sou­sa Pin­to e de­mais ele­men­tos da as­sem­bleia mu­ni­ci­pal e das as­sem­blei­as de fre­gue­sia.

Além de pro­mo­ver o con­ví­vio, o en­con­tro ser­viu ain­da pa­ra in­ter­ven­ções po­lí­ti­cas de análise na­ci­o­nal e mu­ni­ci­pal.

Ma­nu­el Pi­zar­ro afir­mou que “o PS apoia o go­ver­no e tem or­gu­lho em apoi­ar um go­ver­no que cum­pre o que pro­me­teu du­ran­te a cam­pa­nha elei­to­ral”, mas que is­so não dis­trai das “obri­ga­ções jun­to das pes­so­as e, nes­te ca­so, dos mar­co­en­ses”. O pre­si­den­te da fe­de­ra­ção dis­tri­tal su­bli­nhou que “o PS le­van­ta­rá bem al­to a sua voz em de­fe­sa da ele­tri­fi­ca­ção da Li­nha do Dou­ro até ao Mar­co e da cons­tru­ção do IC 35. Nós não fa­ze­mos co­mo o PSD que se ca­lou en­quan­to es­te­ve no go­ver­no e que só ago­ra vol­tou a acor­dar pa­ra es­tes pro­ble­mas”, cri­ti­cou.

No pla­no mu­ni­ci­pal Ma­nu­el Pi­zar­ro de­fen­deu que “o Mar­co pre­ci­sa de uma al­ter­na­ti­va. Qual­quer que se­ja o ân­gu­lo de análise o Mar­co tem fi­ca­do pro­gres­si­va­men­te pa­ra trás nas úl­ti­mas dé­ca­das, na edu­ca­ção, na cri­a­ção de em­pre­sas, no sa­ne­a­men­to bá­si­co”, sa­li­en­tou, acres­cen­tan­do que “es­ta é a ho­ra de mu­dar e de en­tre­gar a go­ver­na­ção mu­ni­ci­pal ao PS.”

Cris­ti­na Vi­ei­ra co­me­çou por elen­car “pro­mes­sas cum­pri­das pe­lo go­ver­no que, em no­ve me­ses de go­ver­na­ção, me­lho­ra­ram sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te a vi­da dos mar­co­en­ses” co­mo “o au­men­to do sa­lá­rio mí­ni­mo na­ci­o­nal pa­ra 530 eu­ros, a atu­a­li­za­ção das pen­sões até 600 eu­ros, o au­men­to dos três pri­mei­ros es­ca­lões do abo­no de fa­mí­lia, a re­du­ção das ta­xas mo­de­ra­do­ras, eli­mi­na­ção da so­bre­ta­xa do IRS, re­po­si­ção do va­lor de re­fe­rên­cia do RSI, re­po­si­ção dos sa­lá­ri­os da fun­ção pú­bli­ca e o des­con­to da ta­ri­fa so­ci­al ener­gé­ti­ca pa­ra con­su­mi­do­res”.

“A ‘ ge­rin­gon­ça’ con­se­guiu pro­var ao PSD e CDS que é pos­sí­vel ter­mos uma so­ci­e­da­de mais jus­ta e mais equi­ta­ti­va. É es­te o ca­mi­nho que que­re­mos pa­ra o Mar­co, um con­ce­lho mais jus­to so­ci­al­men­te e com mais opor­tu­ni­da­des pa­ra os mais jo­vens”, afir­mou a lí­der so­ci­a­lis­ta. O PS é “al­ter­na­ti­va cre­dí­vel e só­li­da, com pro­vas da­das nas fre­gue­si­as on­de o PS é po­der, com gen­te jo­vem, al­ta­men­te qua­li­fi­ca­da e que se iden­ti­fi­ca com o po­vo mar­co­en­se”, de­cla­rou.

En­tre múl­ti­plas crí­ti­cas à li­de­ran­ça mu­ni­ci­pal dos úl­ti­mos 11 anos, Cris­ti­na Vi­ei­ra des­ta­cou a obra de re­qua­li­fi­ca­ção da ci­da­de di­zen­do que “aque­la que de­via ter si­do uma obra mar­can­te e em­ble­má­ti­ca, tor­nou-se num pe­sa­de­lo pa­ra mui­tos mar­co­en­ses”; bem co­mo a “ino­pe­rân­cia da au­tar­quia em re­sol­ver os pro­ble­mas do dia-a-dia nas fre­gue­si­as”; a “fal­ta de trans­pa­rên­cia nos con­cur­sos pa­ra pes­so­al na Câ­ma­ra”; “au­sên­cia de es­tra­té­gia” no tu­ris­mo; “fal­ta de apoio à ins­ta­la­ção de no­vos em­pre­sá­ri­os e in­dús­tria” no con­ce­lho e a “bai­xa ta­xa de abas­te­ci­men­to de água e re­de de sa­ne­a­men­to” ao lon­go do ter­ri­tó­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.