CONHEÇA OS SEUS DIREITOS CA­SO NECESSITE DE TROCAR UM PRE­SEN­TE DE NA­TAL

A Verdade - - PRIMEIRA PÁGINA -

As lo­jas são ou não obri­ga­das a trocar os ar­ti­gos? Es­sa tro­ca tem de ser por ou­tro pro­du­to ou po­der-se-á exi­gir a de­vo­lu­ção do di­nhei­ro? Ter-se-á que acei­tar um va­le, se for ca­so dis­so? A DECO es­cla­re­ce.

Por nor­ma, o co­mer­ci­an­te não é obri­ga­do a trocar os ar­ti­gos ven­di­dos. A mai­or par­te dos co­mer­ci­an­tes fá-lo por me­ra cor­te­sia co­mer­ci­al, pa­ra fi­de­li­zar os cli­en­tes, pe­lo que a po­lí­ti­ca de tro­cas é va­riá­vel.

As­sim, os co­mer­ci­an­tes de­vem in­for­mar os con­su­mi­do­res da sua po­lí­ti­ca de tro­cas, in­cluin­do o pra­zo atri­buí­do, as con­di­ções exi­gi­das e even­tu­ais ex­ce­ções, si­tu­a­ções que po­de­rão ser di­vul­ga­das na pró­pria fa­tu­ra ou no bal­cão. As lo­jas po­dem exi­gir, por exem­plo, que o pro­du­to es­te­ja nas con­di­ções ori­gi­nais, mes­mo de em­ba­la­men­to. Há ain­da ex­ce­ções, ou se­ja, pro­du­tos que não po­dem ser tro­ca­dos por ra­zões de hi­gi­e­ne, se­gu­ran­ça, etc.

Pa­ra efe­tu­ar a tro­ca, em re­gra, as lo­jas exi­gem a apre­sen­ta­ção do ta­lão de com­pra/ fa­tu­ra, que de­ve ser guar­da­do e con­ser­va­do pe­lo con­su­mi­dor.

A obri­ga­to­ri­e­da­de de trocar o bem ad­qui­ri­do por ou­tro ar­ti­go que es­te­ja à ven­da na lo­ja ou a pos­si­bi­li­da­de de de­vo­lu­ção do va­lor pa­go, de­pen­de tam­bém da po­lí­ti­ca de tro­cas do co­mer­ci­an­te. Em mui­tas lo­jas, ape­nas exis­te a pos­si­bi­li­da­de de ser emi­ti­do um va­le.

Con­tu­do, es­ta po­lí­ti­ca de tro­cas não de­ve ser con­fun­di­da com a ga­ran­tia le­gal, sen­do que os direitos dos con­su­mi­do­res em ca­so de de­fei­to den­tro do pra­zo de ga­ran­tia (bens mó­veis no­vos, no mí­ni­mo, dois anos) es­tão sal­va­guar­da­dos na lei e de­ter­mi­nam a re­pa­ra­ção, subs­ti­tui­ção, re­du­ção do pre­ço ou re­so­lu­ção con­tra­tu­al com re­em­bol­so de va­lor, con­for­me as si­tu­a­ções. Nes­tes ca­sos, de de­fei­to, não se apli­ca a po­lí­ti­ca de tro­cas nem o con­su­mi­dor é obri­ga­do a acei­tar va­les.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.