140 anos da li­nha en­tre Caí­de e o Jun­cal

A Verdade - - MARCO DE CANAVESES -

ACâ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Mar­co de Ca­na­ve­ses co­me­mo­rou os 140 anos da inau­gu­ra­ção da li­nha Caí­de-Jun­cal, no pas­sa­do sá­ba­do, dia 15 de se­tem­bro. da­ta foi as­si­na­la­da com a inau­gu­ra­ção de uma ex­po­si­ção co­me­mo­ra­ti­va.

Cris­ti­na Vi­ei­ra, pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Mar­co de Ca­na­ve­ses, ex­pli­cou a cons­ti­tui­ção da mos­tra. “A ex­po­si­ção tem um es­pó­lio que foi so­li­ci­ta­do aos fer­ro­viá­ri­os. Nos pai­néis, além da his­tó­ria das es­ta­ções, tem tam­bém a iden­ti­fi­ca­ção da­que­les que lá fi­ze­ram a sua ati­vi­da­de pro­fis­si­o­nal”, re­ve­lou.

Se­gun­do a au­tar­ca, es­te foi só “o pon­ta­pé de saí­da” uma vez que o ob­je­ti­vo é que a ex­po­si­ção “se­ja me­lho­ra­da com mui­tos mais ele­men­tos iden­ti­fi­ca­ti­vos e re­la­ci­o­na­dos com a fer­ro­via”.

Pa­ra a pre­si­den­te es­ta inau­gu­ra­ção “é um mar­co im­por­tan­te pa­ra o con­ce­lho de Mar­co de Ca­na­ve­ses”.

A res­pon­sa­bi­li­da­de da re­co­lha dos ele­men­tos cou­be ao his­to­ri­a­dor Luís Sou­sa, que ga­ran­te que o ob­je­ti­vo prin­ci­pal foi “re­a­vi­var me­mó­ri­as”. “Co­mo a pai­sa­gem fer­ro­viá- ria vai ser bas­tan­te al­te­ra­da com a ele­tri­fi­ca­ção, o pro­pó­si­to foi a re­co­lha de fo­to­gra­fi­as an­ti­gas de ca­da uma das es­ta­ções e da pró­pria li­nha e re­co­lher o es­pó­lio das es­ta­ções”, su­bli­nhou.

O his­to­ri­a­dor men­ci­o­nou que, a re­co­lha de tes­te­mu­nhos e ar­te­fac­tos ain­da não es­tá com­ple­ta. “Es­te elen­co não es­tá com­ple­to. Es­pe­re­mos que, em tra­ba­lhos fu­tu­ros, pos­sa­mos con­se­guir che­gar ao mai­or nú­me­ro de ele­men­tos”, re­fe­riu.

Se­gun­do Luís Sou­sa, o ob­je­ti­vo no fu­tu­ro é cri­ar um li­vro com a bi­o­gra­fia fer­ro­viá­ria do con­ce­lho de Mar­co de Ca­na­ve­ses. “O in­te­res­se pas­sa­ria por, da­qui a dois ou três anos, ter­mos a pos­si­bi­li­da­de de fa­zer um tra­ba­lho bi­bli­o­grá­fi­co so­bre os mar­co­en­ses fer­ro­viá­ri­os”, re­ve­lou.

A ex­po­si­ção co­me­mo­ra­ti­va da inau­gu­ra­ção dos 140 anos da li­nha do Dou­ro, tro­ço Caí­de-Jun­cal en­con­tra-se nos Pa­ços do Con­ce­lho da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Mar­co de Ca­na­ve­ses, até ao fi­nal do ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.