Mar­co de Ca­na­ve­ses aco­lhe pro­va do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal Rally Raid

A Verdade - - ESPECIAL RALLY RAID MARCO DE CANAVESES -

De­pois de uma pau­sa no pe­río­do do Ve­rão, e após a úl­ti­ma pro­va que de­cor­reu em ju­lho no con­ce­lho de Ma­ção, o Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Rally Raid re­gres­sa ao ati­vo com a pro­va a dis­pu­tar em Mar­co de Ca­na­ve­ses, nos di­as 3 e 4 de no­vem­bro.

A pro­va é or­ga­ni­za­da pe­lo Motor Clu­be do Mar­co, com o apoio da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal do Mar­co de Ca­na­ve­ses, e em par­ce­ria com o pro­mo­tor do even­to Mo­toX­plo­rers - Pro­jec­to R3 Ro­ad­bo­ok Rally Raid e a Fe­de­ra­ção de Motociclismo de Por­tu­gal.

O Rally Raid Mar­co de Ca­na­ve­ses te­rá o seu cen­tro ne­vrál­gi­co no lar­go da fei­ra, du­ran­te os di­as 2 a 4 de no­vem­bro, lo­cal on­de se­rá ins­ta­la­do o pad­dock do even­to.

Na sex­ta-fei­ra, de­cor­rem as ve­ri­fi­ca­ções téc­ni­cas e ad­mi­nis­tra­ti­vas, e no sá­ba­do se­rá o pri­mei­ro dia de pro­va, com os pi­lo­tos a per­cor­re­rem um tra­ça­do que in­clui os con­ce­lhos de Mar­co de Ca­na­ve­ses, Baião, Ama­ran­te, Penafiel, Mon­dim de Bas­to, Vi­la Re­al, Re­sen­de e Cin­fães.

Já na ma­nhã de do­min­go, se­gun­do dia de pro­va, se­rá per­cor­ri­do um tra­je­to mais cur­to em al­guns des­tes con­ce­lhos.

O rally-raid é uma pro­va des­por­ti­va de na­ve­ga­ção dis­pu­ta­da fo­ra de es­tra­da, em ter­re­no va­ri­a­do e com per­cur­so se­cre­to, com se­gui­men­to por ro­ad­bo­ok, que tem por fim tes­tar as ca­pa­ci­da­des de na­ve­ga­ção e a re­sis­tên­cia dos pi­lo­tos e das má­qui­nas, den­tro de um con­jun­to de re­gras e re­gu­la­men­tos da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Motociclismo (FIM) e no com­ple­to cum­pri­men­to com as re­gras de trân­si­to e o có­di­go de es­tra­da.

A pro­va de Mar­co de Ca­na­ve­ses é a pe­núl­ti­ma do cam­pe­o­na­to 2018 e con­ta já com 52 ins­cri­tos em motos e 11 ins­cri­tos em veí­cu­los buggy SSV.

Vá­ri­os pi­lo­tos de re­no­me já con­fir­ma­ram a sua pre­sen­ça, a co­me­çar pe­lo pi­lo­to mar­co­en­se a re­si­dir em Es­pa- nha, Faus­to Mo­ta. O pi­lo­to de Vi­la Boa de Qui­res vem a Mar­co de Ca­na­ve­ses mos­trar a sua no­va mo­to com a qual vai dis­pu­tar a pró­xi­ma edi­ção do Rally Da­kar, na Amé­ri­ca do Sul.

Tam­bém o co­nhe­ci­do Pau­lo Gonçalves, re­cen­te ven­ce­dor do De­sa­fio In­ca e De­sa­fio Ru­ta 40, e quar­to clas­si­fi­ca­do no Cam­pe­o­na­to do Mun­do 2018, vai com­pe­tir em Mar­co de Ca­na­ve­ses. Má­rio Pa­trão e António Maio são mais dois pi­lo­tos que irão mar­car pre­sen­ça nes­ta pro­va.

Pau­lo Tor­res Men­des foi o ven­ce­dor do R3 Chal­len­ge 2017 e es­tá ins­cri­to pa­ra Mar­co de Ca­na­ve­ses, par­tin­do pa­ra a pro­va em 2º lu­gar na clas­si­fi­ca­ção de 2018.

Jorge Bran­dão es­tá ins­cri­to pa­ra Mar­co de Ca­na­ve­ses e com três pri­mei­ros lu­ga­res nas pro­vas an­te­ri­o­res, uma no­va vi­tó­ria garante-lhe vir­tu­al­men­te a con­quis­ta do Tro­féu Pro­mo da FMP.

João Coim­bra ven­ceu em Ma­ção na ca­te­go­ria Hobby em motos, li­de­ra o R3 Chal­len­ge e vai es­tar pre­sen­te em Mar­co de Ca­na­ve­ses.

Quan­to aos SSV, Zé Ós­car No­guei­ra e Nél­son Santos, ven­ce­do­res do Tro­féu de Na­ve­ga­ção FMP 2017, es­ta­rão igual­men­te pre­sen­tes em Mar­co de Ca­na­ve­ses.

Da­vid Ro­dri­gues e Nu­no Ma­ti­as Guilherme, lí­de­res dos SSV Ra­ce tam­bém es­tão con­fir­ma­dos nes­ta pro­va e na po­le-po­si­ti­on pa­ra a con­quis­ta de um his­tó­ri­co pri­mei­ro título na­ci­o­nal de Rally Raid em SSV. Já Fer­nan­do Zu­zar­te Reis e Jo­sé Sá Pi­res vão es­tar em Mar­co de Ca­na­ve­ses a de­fen­der a liderança do Tro­féu R3 Chal­len­ge.

A pro­va con­ta­rá com vá­ri­os pi­lo­tos in­ter­na­ci­o­nais, vin­dos de vá­ri­as par­tes da Eu­ro­pa, co­mo é exem­plo Mi­ka­el Ber­glung (Mon­te Rui­vo Rally Tra­vel Ma­na­ge­ment AB) que vem a es­ta pro­va des­de a Sué­cia. Per Strømsæther vem pro­po­si­ta­da­men­te de Os­lo, na No­ru­e­ga, pa­ra com­pe­tir em Mar­co de Ca­na­ve­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.