Pon­te do Ar­co vai ser re­qua­li­fi­ca­da com um in­ves­ti­men­to de 170 mil eu­ros

A Verdade - - DESPORTO -

APon­te do Ar­co, si­tu­a­da na fre­gue­sia de Vár­zea, Ali­vi­a­da e Fo­lha­da, vai so­frer uma in­ter­ven­ção de re­aqu­li­fi­ca­ção, a par­tir do dia 19 de no­vem­bro, na sequên­cia da pa­vi­men­ta­ção de al­guns aces­sos a ca­sas de pri­mei­ra ha­bi­ta­ção no lu­gar do Ar­co.

Es­ta era uma in­ter­ven­ção já há mui­to am­bi­ci­o­na­da pe­la po­pu­la­ção. A em­prei­ta­da pre­vê a subs­ti­tui­ção do atu­al pa­vi­men­to do ta­bu­lei­ro por cal­ça­da de gra­ni­to à por­tu­gue­sa, a re­for­mu­la­ção da guar­da de gra­ni­to e dos mu­ros de en­tre­ga às ver­ten­tes in­cli­na­das, a be­ne­fi­ci­a­ção, lim­pe­za e con­ser­va­ção ge­ral das “al­mi­nhas”. Além des­tas, se­rá ain­da re­for­mu­la­do o pa­vi­men­to em sai­bro na pro­xi­mi­da­de da pon­te e a in­clu­são de tu­ba­gens no ta­bu­lei­ro da pon­te, pa­ra, de fu­tu­ro, atra­ves­sa­men­to das re­des de dis­tri­bui­ção de ener­gia elé­tri­ca, ilu­mi­na­ção pú­bli­ca e de te­le­co­mu­ni­ca­ções.

A cir­cu­la­ção de mo­to­ci­clos vai ser in­ter­di­ta a par­tir de 12 de no­vem­bro e du­ran­te um pe­río­do de seis me­ses, tem­po es­ti­ma­do pa­ra exe­cu­ção da obra. Os ou­tros ti­pos de veí­cu­los mo­to­ri­za­dos já es­ta­vam proi­bi­dos de cir­cu­lar na pon­te. Tam­bém os peões vão po­der fa­zer a tra­ves­sia da pon­te.

Es­ta in­ter­ven­ção na Pon­te do Ar­co é da res­pon­sa­bi­li­da­de da Ro­ta do Ro­mâ­ni­co, e te­rá um cus­to to­tal de cer­ca de 170 mil eu­ros sen­do fi­nan­ci­a­da em 90% pe­lo Tu­ris­mo de Por­tu­gal e em 10% pe­los mu­ni­cí­pi­os do Mar­co de Ca­na­ve­ses e Re­sen­de.

No âm­bi­to des­ta in­ter­ven­ção, Cris­ti­na Vieira re­fe­re que a câ­ma­ra es­tá tam­bém a “es­tu­dar a pos­si­bi­li­da­de de pa­vi­men­tar, no cur­to pra­zo, os aces­sos pa­ra to­das as ca­sas de pri­mei­ra ha­bi­ta­ção no lu­gar do Ar­co. Con­tu­do, pa­ra o efeito, te­rá de ser so­li­ci­ta­da au­to­ri­za­ção à Di­re­ção Re­gi­o­nal de Cul­tu­ra do Norte”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.