JAGUAR XJ

Altagama Motor (Portugal) - - Dossier -

A ele­gân­cia e o sa­voir fai­re bri­tâ­ni­co sem­pre es­ti­ve­ram re­pre­sen­ta­dos pe­la ber­li­na mais lu­xu­o­sa da Jaguar, o XJ. No mer­ca­do des­de 1968, é o se­gun­do mo­de­lo de mai­or lon­ge­vi­da­de, atrás do Clas­se S da Mercedes-benz. Du­ran­te dé­ca­das, es­te gen­tle­man in­glês pô­de or­gu­lhar-se de ser uma das pou­cas al­ter­na­ti­vas vá­li­das às tra­di­ci­o­nais li­mu­si­nes ale­mãs. Re­cen­te­men­te, a mar­ca do fe­li­no pro­ce­deu a uma atu­a­li­za­ção do seu mo­de­lo mais aris­to­crá­ti­co: no ex­te­ri­or con­ta com li­gei­ras mu­dan­ças na gre­lha, com fa­róis de tec­no­lo­gia LED, tam­bém apli­ca­da às óti­cas tra­sei­ras, e mol­du­ra ne­gra que si­mu­la a pre­sen­ça de um di­fu­sor, la­de­a­da por saí­das ovais do es­ca­pe (cro­ma­das).

No ha­bi­tá­cu­lo, a Jaguar ele­vou a qua­li­da­de per­ce­tí­vel em to­dos os ní­veis de equi­pa­men­to. Pa­ra tal, uti­li­za as­sen­tos mais ma­ci­os es­to­fa­dos em cou­ro pre­mium, sis­te­ma áu­dio Me­ri­di­an com po­tên­cia de 1.300 W, pai­nel de ins­tru­men­tos di­gi­tal de 12,3 po­le­ga­das ou o no­vo sis­te­ma mul­ti­mé­dia In­con­trol Tou­ch Pro (com ecrã tá­til cen­tral de 10,2 po­le­ga­das), li­ga­ção Wi-fi e sin­cro­ni­za­ção com o smartpho­ne atra­vés dos sis­te­mas Ap­ple Car­play e An­droid Au­to.

Es­tas mo­di­fi­ca­ções não afe­ta­ram as su­as di­men­sões, nem a sua ha­bi­ta­bi­li­da­de. As­sim, o Jaguar XJ es­tá dis­po­ní­vel com du­as car- ro­ça­ri­as: uma cur­ta, de 5,13 me­tros, e ou­tra lon­ga, de 5,25 me­tros, com uma ba­ga­gei­ra de 520 li­tros e uma área tra­sei­ra pen­sa­da pa­ra ofe­re­cer ní­veis de con­for­to mui­to ele­va­dos, so­bre­tu­do na se­gun­da car­ro­ça­ria, que tem mais es­pa­ço atrás.

No­vos motores

A sua avan­ça­da ga­ma de motores es­tá com­pos­ta por vá­ri­as al­ter­na­ti­vas. Por um la­do, con­ta com o efi­ci­en­te Di­e­sel V6 3.0 de 300 CV e, por ou­tro, com os mais emo­ci­o­nan­tes motores a ga­so­li­na V6 3.0 com 340 CV e V8 5.0 Su­per­char­ged, que tem ago­ra uma po­tên­cia de 575 CV (XJR 575), o qual per­mi­te uma ace­le­ra­ção dos 0 aos 300 km/h em 33 se­gun­dos. To­dos con­tam com cai­xa au­to­má­ti­ca de oi­to ve­lo­ci­da­des e tra­ção tra­sei­ra, em­bo­ra o mo­tor de aces­so a ga­so­li­na dis­po­nha, co­mo opcional, de um sis­te­ma de tra­ção in­te­gral.

No cam­po di­nâ­mi­co, des­ta­ca­se a ado­ção de di­re­ção as­sis­ti­da ele­tró­ni­ca EPAS e de um vas­to elen­co de as­sis­ten­tes à con­du­ção, de en­tre os quais so­bres­sai o con­tro­lo All-sur­fa­ce Pro­gress Con­trol. Dis­po­ní­vel em cin­co ní­veis de equi­pa­men­to, os pre­ços ini­ci­am-se nos 105.928€ pa­ra o Di­e­sel de ba­se.

A atu­a­li­za­ção do pon­ta-de-lan­ça da Jaguar per­mi­te­lhe man­ter-se com­pe­ti­ti­vo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.