BMW 630d Gran Tu­ris­mo

No ano em que cum­pre o seu 70º ani­ver­sá­rio, a Land Rover lan­ça a der­ra­dei­ra ver­são do seu íco­ne, que tam­bém é o De­fen­der mais po­ten­te al­gu­ma vez cons­truí­do.

Altagama Motor (Portugal) - - Sumário - Ber­nar­do Gon­za­lez

O mo­tor V8 de 405 CV es­tá no cen­tro des­ta der­ra­dei­ra ver­são do De­fen­der, ca­paz de pres­ta­ções ali­ci­an­tes

Em 1947, os ir­mãos Mau­ri­ce e Spen­cer Wilks, res­pe­ti­va­men­te, che­fe de de­sign e di­re­tor da mar­ca Rover, de­se­nha­ram o es­bo­ço de um veí­cu­lo to­do-o-ter­re­no, com tra­ção 4x4, pa­ra uso agrí­co­la e mi­li­tar, ins­pi­ran­do-se na­que­le que era a re­fe­rên­cia do mo­men­to, o Je­ep Willys – que tão boa con­ta de si de­ra no iní­cio des­sa dé­ca­da, no de­cor­rer da II Gran­de Gu­er­ra. A in­ten­ção era cri­ar uma vi­a­tu­ra po­li­va­len­te e ro­bus­ta, que se mo­vi­men­tas­se com à-von­ta­de em ter­re­nos de­sa­fi­an­tes e que pu­des­se con­tri­buir pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da eco­no­mia in­gle­sa do pós-gu­er­ra.

A far­ta dis­po­ni­bi­li­da­de de cha­pa de alu­mí­nio, oriun­da da avi­a­ção mi­li­tar, fez com que es­ta fos­se a op­ção mais na­tu­ral pa­ra a car­ro­ça­ria, so­bre­tu­do fa­ce à es­cas­sez do aço nes­se pe­río­do de re­cu­pe­ra­ção in­dus­tri­al e eco­nó­mi­ca. Sim­ples, prá­ti­co, le­ve, re­sis­ten­te e com ex­ce­len­tes ca­pa­ci­da­des tri­a­lei­ras, o Land Rover Sé­rie I co­nhe­ce­ria a sua es­treia no ano se­guin­te, dan­do ori­gem a uma li­nha­gem icó­ni­ca que che­ga até aos di­as de ho­je.

Mes­mo nu­ma al­tu­ra em que o De­fen­der já não é mais pro­du­zi­do - a úl­ti­ma uni­da­de saiu da li­nha de mon­ta­gem a 29 de ja­nei­ro de 2016 -, a mar­ca de So­lihull não quis dei­xar de ce­le­brar o seu 70º ani­ver­sá­rio de for­ma es­pe­ci­al, lan­çan­do uma der­ra­dei­ra ver­são do De­fen­der: o Works V8.

Edi­ção li­mi­ta­da

Con­tu­do, se­rão co­lo­ca­das à ven­da ape­nas 150 uni­da­des com o dís­ti­co do 70º ani­ver­sá­rio, o que o tor­na­rá ain­da mais ex­clu­si­vo e co­bi­ça­do por en- tu­si­as­tas e co­le­ci­o­na­do­res da mar­ca.

Es­te De­fen­der é ani­ma­do com mo­tor a ga­so­li­na de 5,0 li­tros, sen­do a ver­são mais po­ten­te e rá­pi­da da his­tó­ria do íco­ne da Land Rover, já que ace­le­ra dos 0 aos 100 km/h em 5,6 se­gun­dos. A sua ve­lo­ci­da­de má­xi­ma, nun­ca be­ne­fi­ci­a­da pe­la ru­di­men­tar ae­ro­di­nâ­mi­ca do De­fen­der, es­tá no en­tan­to li­mi­ta­da aos 171 km/h. Pa­ra au­xi­li­ar na dis­po­ni­bi­li­da­de de po­tên­cia, o V8 es­tá aco­pla­do a uma cai­xa au­to­má­ti­ca ZF, de oi­to ve­lo­ci­da­des, com

mo­do des­por­ti­vo, além de con­tar com sis­te­ma de tra­va­gem re­for­ça­da pa­ra li­dar com o in­cre­men­to de pres­ta­ções fa­ce à ver­são Di­e­sel de 122 CV.

A par dis­so, es­ta ver­são in­clui um pack di­nâ­mi­co, que abran­ge des­de amor­te­ce­do­res mais fir­mes a bar­ras es­ta­bi­li­za­do­ras de mai­or di­â­me­tro, de for­ma a me­lho­rar o con­tro­lo de chas­sis em cur­va.

Fa­zem par­te do seu equipamento ex­clu­si­vo as jan­tes de li­ga le­ve de 18 po­le­ga­das de cor Saw­to­oth, com po­li­men­to es­pe­lha­do e pneus off ro­ad nas me­di­das 265/65 R18.

As oi­to co­res pa­drão pa­ra a car­ro­ça­ria in­clu­em os aca­ba­men­tos ace­ti­na­dos – em con­tras­te com o te­ja­di­lho, as ca­vas das ro­das e a gre­lha di­an­tei­ra em San­to­ri­ni Black –, aca­ba­men­tos em alu­mí­nio me­ta­li­za­do nos pu­xa­do­res das por­tas, tam­pa do de­pó­si­to de com­bus­tí­vel e dís­ti­co do De­fen­der do ca­pot. En­tre as am­plas me­lho­ri­as no que to­ca ao sis­te­ma de ilu­mi­na­ção des­ta­cam-se os fa­róis LED.

Tam­bém o in­te­ri­or re­ce­be es­pe­ci­al aten­ção, os­ten­tan­do re­ves­ti­men­tos em cou­ro Wind­sor, que co­bre os ban­cos des­por­ti­vos Re­ca­ro, as­sim co­mo o pai­nel fron­tal de co­man­dos e as por­tas. Além dis­so, es­tá equi­pa­do com o sis­te­ma de in­fo­en­tre­te­ni­men­to da Land Rover Clas­sic.

As du­as ver­sões do De­fen-

der Works V8, com uma dis­tân­cia en­tre ei­xos de 90 e 110 po­le­ga­das, po­de­rão ser ad­qui­ri­das di­re­ta­men­te na Land Rover Clas­sic, com pre­ços que co­me­çam nos 170 mil eu­ros – preço da ver­são 90 Sta­ti­on Wa­gon no Rei­no Uni­do…

Pa­ra Tim Han­nig, di­re­tor da Ja­guar Land Rover Clas­sic, “ex­plo­rá­mos to­do o po­ten­ci­al do em­ble­má­ti­co De­fen­der, cu­jas li­nhas con­ti­nu­am a ser uma ima­gem de mar­ca da Land Rover, mes­mo 70 anos de­pois da sua pri­mei­ra apre­sen­ta­ção ao mun­do. Sa­bía­mos que um De­fen- der mais po­ten­te e mais rá­pi­do ia ter o seu pú­bli­co, sen­do a au­ten­ti­ci­da­de da Land Rover o to­que fi­nal de­fi­ni­ti­vo pa­ra que os cli­en­tes mais exi­gen­tes ad­qui­ram es­tas uni­da­des do De­fen­der de edi­ção de co­le­ci­o­na­dor.

Nu­ma al­tu­ra em que se apro­xi­ma o lan­ça­men­to do mui­to es­pe­ra­do su­ces­sor do De­fen­der clás­si­co – que, por en­quan­to, ape­nas tem o no­me de có­di­go DC100 – eis que es­ta der­ra­dei­ra ver­são (ou tal­vez não se­ja) vem per­du­rar um le­ga­do di­fí­cil de igua­lar. Os ir­mãos Wilks fi­ca­ri­am or­gu­lho­sos...

O V8 Works dis­tin­gue-se pe­lo dís­ti­co de 70º Ani­ver­sá­rio. O V8 Works es­tá dis­po­ní­vel nas car­ro­ça­ri­as 90 e 110

O sis­te­ma de tra­va­gem so­freu um up­gra­de pa­ra se ali­nhar com o au­men­to de per­for­man­ce. O ha­bi­tá­cu­lo es­tá mais re­quin­ta­do gra­ças ao equipamento ex­clu­si­vo e aos re­ves­ti­men­tos em pe­le Wind­sor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.