SUV Pre­mium plug-in Mons­tros da pou­pan­ça

AUDI Q7 E-TRON • BMW X5 XDRIVE40E • RANGE ROVER P400E • VOL­VO XC90 São gran­des, ex­clu­si­vos e mui­to po­ten­tes, mas são também os to­do-o-terreno pre­mium mais efi­ci­en­tes do mer­ca­do, gra­ças à tec­no­lo­gia hí­bri­da plug-in. Nas pá­gi­nas se­guin­tes ire­mos analisar qu

Altagama Motor (Portugal) - - Ficha Técnica - Ka­ram el She­nawy

Não exis­tem no mer­ca­do muitas ou­tras op­ções ap­tas pa­ra o to­do-o-terreno que se­jam mai­o­res e mais lu­xu­o­sas do que os au­to­mó­veis reu­ni­dos nestas pá­gi­nas. De cer­ta ma­nei­ra, são a crè­me de la crè­me da clas­se no que diz res­pei­to a ta­ma­nho e ex­clu­si­vi­da­de, mas também no que to­ca a eco­lo­gia e efi­ci­ên­cia. Por­que ape­sar de su­pe­ra­rem os cin­co metros de com­pri­men­to e, so­bre­tu­do, por si­tu­a­rem­se num pa­ta­mar de pe­so em re­dor das 2.5 toneladas, os protagonistas des­te dos­si­er con­se­guem apre­sen­tar con­su­mos mé­di­os in­fe­ri­o­res aos de um uti­li­tá­rio. Co­mo é que o con­se­guem? A resposta es­tá na tec­no­lo­gia hí­bri­da. Tan­to o Audi Q7 co­mo o BMW X5, bem co­mo o re­no­va­do Range Rover (e a sua va­ri­an­te Range Rover Sport) ou o Vol­vo XC90 as­so­ci­am po­de­ro­sos mo­to­res de com­bus­tão in­ter­na com unidades elé­tri­cas pa­ra se trans­for­ma­rem em au­tên­ti­cos ti­tãs da efi­ci­ên­cia. As­sim o com­pro­vam con­su­mos que, em te­o­ria, não su­pe­ram os 3,5 l/100 km, re­sul­ta­do de uma me­di­ção que com­pre­en­de uma par­te da vi­a­gem mo­vi­da a ele­tri­ci­da­de com uma ou­tra par­te cum­pri­da à ba­se de com­bus­tí­vel. São veí­cu­los Plug-in, equi­pa­dos com ba­te­ri­as de grande ca­pa­ci­da­de que per­mi­tem até 56 km (no ca­so do Audi Q7 e-tron) sem emis­sões de CO2.

Pa­re­ce evi­den­te que o futuro de au­to­mó­veis co­mo es­tes (e mui­tos ou­tros) pas­sa pe­la hi­bri­di­za­ção. Os mo­de­los plug-in, ou PHEV, re­du­zem as emis­sões po­lu­en­tes das su­as ga­mas e con­tam com ga­so­li­na ou Di­e­sel co­mo apoio (con­so­an­te o ca­so) pa­ra en­fren­tar per­cur­sos mais lon­gos, uma vez que re­car­re­gar as ba­te­ri­as na re­de ron­da as qua­tro ho­ras nas to­ma­das de mai­or ca­pa­ci­da­de. Tu­do is­so sem re­nun­ci­ar à emo­ção, uma vez que de­bi­tam en­tre 313 e 408 CV.

No en­tan­to, é pre­ci­so não es­que­cer mo­de­los de ín­do­le mais des­por­ti­va, co­mo o Pors­che Cayen­ne Tur­bo S e-hy­brid – pres­tes a che­gar – e o Ben­tley Ben­tay­ga PHEV. Até mesmo a Lam­borghi­ni e a Fer­ra­ri pro­je­tam já ver­sões des­te gé­ne­ro, de for­ma a com­ba­ter as emis­sões de dió­xi­do de car­bo­no sem per­der as ver­ten­tes fa­mi­li­ar e lú­di­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.