BMW X5 XDRIVE40E

Altagama Motor (Portugal) - - Ficha Técnica -

A BMW transpôs to­dos os seus co­nhe­ci­men­tos de tec­no­lo­gia hí­bri­da e elé­tri­ca (edri­ve) pa­ra aque­le que é, nes­te mo­men­to, o seu SUV de mai­o­res di­men­sões: o X5 xdrive40e com pro­pul­sor a ga­so­li­na 2.0 tur­bo de qua­tro ci­lin­dros (235 CV e 350 N.m) e uni­da­de elé­tri­ca, si­tu­a­do à fren­te da cai­xa de ve­lo­ci­da­des (114 CV e 250 N.m). Em fun­ci­o­na­men­to con­jun­to a po­tên­cia é de 313 CV e o bi­ná­rio má­xi­mo de 450 N.m, che­gan­do às ro­das via uma cai­xa au­to­má­ti­ca Step­tro­nic de oi­to ve­lo­ci­da­des e sis­te­ma de tra­ção in­te­gral xdri­ve, que ge­re a po­tên­cia en­tre as qua­tro ro­das. As pres­ta­ções des­te X5 são mais do que sa­tis­fa­tó­ri­as, com 6,8 se­gun­dos de 0 aos 100 km/h e 210 km/h de ve­lo­ci­da­de má­xi­ma.

Tal co­mo os seus ri­vais, o va­lor que mais im­pres­si­o­na é o do con- su­mo, com um va­lor mé­dio de ape­nas 3,3 l/100 km, o que equi­va­le a emis­sões de CO2 de 77 gra­mas por qui­ló­me­tro. Es­ta mé­dia inclui uma au­to­no­mia ini­ci­al de 31 km em mo­do to­tal­men­te elé­tri­co, gra­ças à ener­gia for­ne­ci­da pe­la ba­te­ria de lí­tio, si­tu­a­da sob o pi­so da ba­ga­gei­ra, re­du­zin­do-a em 150 li­tros pa­ra uns, ain­da as­sim, ex­ce­len­tes 500. A ca­pa­ci­da­de da ba­te­ria é 9 kwh, e pa­ra re­car­re­gá-la são ne­ces­sá­ri­as qua­se qua­tro ho­ras numa to­ma­da con­ven­ci­o­nal, que passam a 2h45 se a li­ga­ção se efe­tu­ar numa BMW i Wall­box de 3,5 kw.

Ar­ran­que elé­tri­co

Por de­fei­to, o X5 xdrive40e ar­ran­ca em mo­do elé­tri­co. Desde lo­go, tra­ta de ge­rir a con­du­ção da for­ma mais efi­ci­en­te e to­tal­men­te au­to­má­ti­ca (AU­TO e-dri­ve). No en­tan­to, o con­du­tor po­de for­çar a uti­li­za­ção do mo­do ‘ze­ro emis­sões’ se­le­ci­o­nan­do ma­nu­al­men­te o pro­gra­ma MAX edri­ve (sem­pre que a ba­te­ria apre­sen­te ní­veis de car­ga su­fi­ci­en­tes), po­den­do as­sim cir­cu­lar sem con­su­mir uma úni­ca go­ta de ga­so­li­na. Adi­ci­o­nal­men­te, apre­sen­ta um mo­do cha­ma­do SAVE Bat­tery, o que obriga es­te X5 a fun­ci­o­nar ex­clu­si­va­men­te com o mo­tor de com­bus­tão, pa­ra man­ter o ní­vel de car­ga da ba­te­ria e uti­li­zá-la pos­te­ri­or­men­te.

Co­mo qual­quer ou­tro BMW X5, es­ta va­ri­an­te hí­bri­da po­de con­tar com a mai­o­ria dos equi­pa­men­tos de con­for­to, co­mo­di­da­de, segurança e aju­das à con­du­ção pre­vis­tos pa­ra as res­tan­tes ver­sões, in­cluin­do sus­pen­são adap­ta­ti­va. Tem um preço de par­ti­da de 83.252€.

Co­mo qua­se to­dos os ri­vais, o X5 xdrive40e tem uma ocu­pa­ção má­xi­ma de 5 lu­ga­res

245 CV às 5.000-6.500 rpm 345 N.m às 1.250-4.800 rpm O X5 apres­ta-se a re­ce­ber uma atu­a­li­za­ção, pre­vis­ta pa­ra de­pois do ve­rão. Pe­las pres­ta­ções, tec­no­lo­gia e qua­li­da­de, es­tá ao me­lhor ní­vel

O cabo de car­re­ga­men­to po­de ser ar­ru­ma­do num pe­que­no co­fre ta­pa­do no pi­so da ba­ga­gei­ra

O ecrã do ta­bli­er mos­tra o fun­ci­o­na­men­to hí­bri­do em grande de­ta­lhe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.