VOL­VO XC90 TWIN ENGINE

Altagama Motor (Portugal) - - Ficha Técnica -

Em­bo­ra o mai­or SUV da Vol­vo te­nha estreado a no­va fi­lo­so­fia de de­sign das séries 90 e 60 (atu­al­men­te, S90, V90, XC60 e, mui­to em bre­ve, V60), não foi o pri­mei­ro hí­bri­do plug-in da mar­ca su­e­ca. Es­sa hon­ra cou­be, há qua­tro anos, ao V60 Plug-in Hy­brid, um dos pri­mei­ros Di­e­sel de li­gar à cor­ren­te do mer­ca­do. Apro­vei­tan­do o lan­ça­men­to da se­gun­da ge­ra­ção do XC90, a Vol­vo de­ci­diu que o seu to­do-o-terreno full si­ze também de­ve­ria pos­suir uma va­ri­an­te hí­bri­da plug-in com a qual con­se­gui­ria re­du­zir o ní­vel mé­dio de emis­sões da sua ga­ma, cum­prin­do as­sim com os re­qui­si­tos eu­ro­peus am­bi­en­tais.

Po­tên­cia e pou­pan­ça

Co­nhe­ci­do co­mo XC90 Twin Engine, não só é a ver­são mais efi- ci­en­te de to­da a ga­ma, co­mo também é a mais po­ten­te, gra­ças à com­bi­na­ção dos seus dois mo­to­res. Por um la­do, con­ta com um bloco a ga­so­li­na 2.0 bi­tur­bo de qua­tro ci­lin­dro que de­bi­ta 320 CV e mo­ve as ro­das di­an­tei­ras. As tra­sei­ras es­tão li­ga­das a uma uni­da­de elé­tri­ca de 88 CV, ali­men­ta­da por ba­te­ri­as. As­sim, tal co­mo os seus prin­ci­pais ri­vais, dis­põe de tra­ção in­te­gral. Quando tra­ba­lham em par­ce­ria, a po­tên­cia com­bi­na­da é de 408 CV, ao pas­so que o bi­ná­rio má­xi­mo atin­ge os 640 N.m, que são ge­ri­dos pe­la cai­xa au­to­má­ti­ca de oi­to ve­lo­ci­da­des.

Declara uma ace­le­ra­ção dos 0 aos 100 km/h em 5,6 se­gun­dos e uma ve­lo­ci­da­de de pon­ta de 230 km/h, mas, igual­men­te re­le­van­te, é o con­su­mo mé­dio de ape­nas 2,1 l/100 km. Um re­gis­to mui­to mais con­ti­do do que, por exem­plo, o do BMW X5, per­mi­tin­do-lhe, além dis­so, per­cor­rer uma dis­tân­cia mai­or em mo­do elé­tri­co: 43 km. Con­se­gue-o gra­ças a uma ba­te­ria de lí­tio de 9,2 kwh, que ne­ces­si­ta de 2h50 a 6 ho­ras pa­ra se car­re­gar to­tal­men­te em fun­ção da to­ma­da. Co­mo van­ta­gem fa­ce aos seus ri­vais, mantém a con­fi­gu­ra­ção de se­te lu­ga­res ao po­si­ci­o­nar a ba­te­ria sob o tú­nel cen­tral e não na ba­ga­gei­ra.

Pa­ra ge­rir o fun­ci­o­na­men­to da me­câ­ni­ca, dis­põe de qua­tro pro­gra­mas: Hy­brid, Pu­re, Power e Save. A es­ses so­mam-se ain­da os AWD e Off Ro­ad pa­ra fu­gir do as­fal­to. Com ní­veis de equi­pa­men­to Mo­men­tum, Ins­crip­ti­on, R-de­sign e Ex­cel­len­ce, os seus pre­ços co­me­çam nos 88.012€.

Ao con­trá­rio dos seus ri­vais, ofe­re­ce um ha­bi­tá­cu­lo com se­te lu­ga­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.