Jaguar E-PACE Com garras de fora
O segundo SUV da marca britânica não só se destaca pelo design e espaço interior, como também oferece qualidades dinâmicas superiores à média da classe. Mas será suficiente para vingar?
Há dois anos a Jaguar decidiu que seria um momento ideal para se estrear no segmento dos veículos todoo-terreno. O F-PACE tornouse, assim, na primeira aventura da marca do felino nesta classe, entrando em concorrência direta com os Audi Q5, BMW X3 e Volvo XC60, entre outros. Agora, com o fenómeno SUV em pleno crescimento, o construtor de Gaydon tem maiores aspirações em relação ao novo e mais compacto E-PACE. Mede 4,39 metros de comprimento, o que o coloca frente-a-frente com Audi Q3, BMW X1, DS 7 Crossback, Mercedes-benz GLA, Range Rover Evoque e Volvo XC40, apenas para nomear os principais. Esteticamente, está longe de ser uma miniatura do F-PA- CE, uma vez que Ian Callum, diretor de design da Jaguar, definiu os seus traços com base no mais agressivo coupé F-type. Isto está patente nos grupos óticos e no perfil lateral, que atribuem a este pequeno SUV uma aparência cativante e sobretudo desportiva. Juntam-se atributos típicos de um SUV estradista, como uma altura livre ao solo de 20,4 cm e jantes que podem chegar às 21 polegadas, as maiores entre os modelos da sua classe.
Recursos próprios
O restante equipamento, embora seja mais ou menos conhecido – ecrã central de dez polegadas para o sistema multimédia Jaguar Touch Pro, painel de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas,
Head-up Display a cores, etc –, contempla soluções diferentes, como os comandos circulares para a climatização, com botão integrado para a ventilação e o aquecimento dos bancos – como em modelos da Land Rover –, e o seletor tradicional (como o F-type) em vez do conhecido rotor que apresentam outras gamas do grupo inglês. Tudo isto num ambiente onde impera a qualidade de montagem, com materiais macios e suaves e painéis com folgas equidistantes.
Os seus 2,68 metros de distância entre eixos dão espaço a um habitáculo amplo para cinco pessoas. A bagageira é generosa, com 577 litros de capacidade, à qual se acede através do portão de abertura elétrica automática. A volumetria pode ser am-