Suzuki Swift Sport

Pe­lo seu ADN, o Swift Sport é o mo­de­lo mais des­por­ti­vo da Suzuki e um dos gran­des pro­mo­to­res da ima­gem da mar­ca ni­pó­ni­ca na com­pe­ti­ção. Es­ta sex­ta ge­ra­ção pro­me­te per­du­rar es­se le­ga­do…

Altagama Motor (Portugal) - - Sumário - An­tó­nio No­guei­ra

Em par­te, de­vi­do à uti­li­za­ção de uma no­va pla­ta­for­ma ape­li­da­da de He­ar­tect, a ba­lan­ça não che­ga a atin­gir os qua­tro dí­gi­tos. Em or­dem de mar­cha, sem ocu­pan­tes, re­gis­ta 975 kg, me­nos 80 kg que o an­te­ri­or mo­de­lo. Si­mul­ta­ne­a­men­te, viu a sua ri­gi­dez es­tru­tu­ral au­men­tar cer­ca de 40%. Es­te ‘mi­la­gre’, de­ve-se à subs­ti­tui­ção de uma cons­tru­ção seg­men­ta­da por uma de mol­du­ra com­ple­ta, fi­can­do ain­da com uma su­pe­ri­or ca­pa­ci­da­de de ab­sor­ção de im­pac­tos em ca­so de aci­den­te.

Mais bai­xo (15 mm), mais lar­go (40 mm) e com su­pe­ri­or dis­tân­cia en­tre ei­xos (20 mm), o no­vo Swift Sport as­se­gu­ra um por­te mus­cu­la­do, po­ten­ci­a­do pe­la ge­ne­ro­sa gre­lha di­an­tei­ra ne­gra de for­ma­to he­xa­go­nal, in­te­gra­da num pa­ra-cho­ques es­pe­cí­fi­co des­ta ver­são. As jan­tes de 17 po­le­ga­das com pneus 195/45 pre­en­chem as pro­e­mi­nen­tes e ge­ne- ro­sas ca­vas das ro­das, que, em con­jun­to com as sai­as la­te­rais, com­põem o per­fil des­por­ti­vo.

Quan­do ob­ser­va­do a ¾ de tra­sei­ra, as du­as ge­ne­ro­sas saí­das de es­ca­pe co­lo­ca­das nos ex­tre­mos da car­ro­ça­ria, o di­fu­sor eo spoi­ler tra­sei­ro de­nun­ci­am a pre­sen­ça de uma ver­são com ca­rá­ter des­por­ti­vo. O pa­co­te ae­ro­di­nâ­mi­co – spoi­ler, sai­as la­te­rais e di­fu­sor tra­sei­ro – apre­sen­ta aca­ba­men­to que si­mu­la fi­bra de car­bo­no, bem co­mo par­te da gre­lha di­an­tei­ra. Man­ten­do uma ca­rac­te­rís­ti­ca que já vem de trás, os pi­la­res ‘A’ são pin­ta­dos a ne­gro, per­mi­tin­do iden­ti­fi­car e di­fe­ren­ci­ar o Swift no meio de mui­tos. No ca­so atu­al, es­ta ver­são Sport apre­sen­ta con­fi­gu­ra­ção de cin­co por­tas, com os pu­xa­do­res bem dis­si­mu­la­dos no mon­tan­te tra­sei­ro. Es­ta so­lu­ção, já se­gui­da por ou­tros cons­tru­to­res, per­mi­te ul­tra­pas­sar a ca­da vez me­nor pro­cu­ra das car­ro­ça­ri­as de três por­tas,

bem co­mo uma mai­or eco­no­mia na pro­du­ção – me­nos pai­néis e com­po­nen­tes es­pe­cí­fi­cos. A car­ro­ça­ria con­ta com se­te co­res dis­po­ní­veis.

Equipamento re­che­a­do

Ao vo­lan­te, a pro­cu­ra de uma boa po­si­ção de con­du­ção é fa­ci­li­ta­da pa­la re­gu­la­ção do vo­lan­te em al­tu­ra e pro­fun­di­da­de, bem co­mo pe­los ban­cos con­for­tá­veis e mui­to en­vol­ven­tes. A pa­la­vra ‘Sport’ bor­da­da na par­te su­pe­ri­or do en­cos­to (com apoio de ca­be­ça in­te­gra­do), trans­mi­te uma ima­gem ain­da mais des­por­ti­va.

Di­an­te de nós, por de­trás do vo­lan­te em pe­le e de ba­se pla­na, sur­ge um pai­nel de ins­tru­men­tos com dois gran­des mos­tra­do­res cir­cu­la­res ana­ló­gi­cos. Os vá­ri­os apon­ta­men­tos a ver­me­lho es­pa­lha­dos pe­lo ha­bi­tá­cu­lo, jun­ta­men­te com os pe­dais des­por­ti­vos, se­le­tor da cai­xa, vo­lan­te e ban­cos cri­am uma at­mos­fe­ra ra­cing tão do agra­do de mui­tos cli­en­tes.

No cen­tro do ta­bli­er en­con­tra­mos um ecrã tá­til de 7 po­le­ga­das que, além da na­ve­ga­ção 3D e câ­ma­ra tra­sei­ra de aju­da ao es­ta­ci­o­na­men­to, su­por­ta o sis­te­ma áu­dio, em­pa­re­lha­men­to pa­ra smartpho­nes via Blu­e­to­oth, Ap­ple Car Play, An­droid Au­totm e Mir­ror Linktm.

De sé­rie, o Swift Sport dis­po­ni­bi­li­za um equipamento de se­gu­ran­ça ati­va dig­no de re­gis­to. Com mo­ni­to­ri­za­ção atra­vés de câ­ma­ra mo­no­cu­lar e sen­sor la­ser, as­se­gu­ra tra­va­gem de emer­gên­cia au­tó­no­ma, as­sis­tên­cia de mu­dan­ça de fai­xa, con­tro­lo de ve­lo­ci­da­de adap­ta­ti­vo, as­sis­ten­te de lu­zes mé­di­os/má­xi­mos e aler­ta de fa­di­ga. Os fa­róis em LED con­tri­bu­em igual­men­te pa­ra que as vi­a­gens no­tur­nas se­jam me­lhor ilu­mi­na­das, lo­go mais se­gu­ras.

Co­mo não há be­la sem se­não, ma­te­ri­ais ma­ci­os ao to­que é coi­sa que não exis­te, nem no ta­bli­er, nem nos pai­néis das por­tas. Não é gra­ve, mas a con­cor­rên­cia di­re­ta – SEAT Ibi­za, Peu­ge­ot 208, Re­nault Clio, etc. – es­tá uns fu­ros aci­ma nes­ta ma­té­ria.

Di­nâ­mi­ca equi­li­bra­da

Vi­as 40 mm mais lar­gas, bar­ra de es­ta­bi­li­za­do­ras de mai­or di­â­me­tro e sus­pen­são equi­pa­da com amor­te­ce­do­res Mon­roe di­tam um com­por­ta­men­to ain­da mais efi­caz no no­vo Swift

Sport. Nos qui­ló­me­tros que fi­ze­mos nos ar­re­do­res de Ma­drid, mes­mo com es­tra­das ‘mi­na­das’ de ra­da­res e po­lí­cia, foi pos­sí­vel cons­ta­tar que o com­por­ta­men­to em cur­va é bas­tan­te sau­dá­vel. O trem di­an­tei­ro se­gue fi­el­men­te a tra­je­tó­ria que de­li­ne­a­mos, com a tra­sei­ra a acom­pa­nhar de for­ma equi­li­bra­da. Por sua vez, a di­re­ção pe­ca por al­gu­ma fal­ta de fe­e­ling e a pre­ci­são tam­bém po­de­ria ser mais apu­ra­da.

A cai­xa ma­nu­al de 6 ve­lo­ci­da­des é pre­ci­sa e rá­pi­da o su­fi­ci­en­te pa­ra li­dar com os 140 CV e 230 N.m de bi­ná­rio má­xi­mo, dis­po­ní­vel en­tre as 2.500 e 3.500 rpm.

O Suzuki Swift Sport re­ve­lou­se um pro­du­to am­bi­ci­o­so e com­pe­ten­te, e quan­do che­gar ao mer­ca­do, no iní­cio do ve­rão, irá en­fren­tar uma con­cor­rên­cia igual­men­te bem ape­tre­cha­da.

Spoi­ler, sai­as la­te­rais e di­fu­sor tra­sei­ro de­nun­ci­am a pre­sen­ça de um mo­de­lo de ca­rá­ter bem mais di­nâ­mi­co

Na fa­se de lan­ça­men­to, e após des­con­to de 2.000€, a mar­ca ja­po­ne­sa pro­põe o Swift Sport por 20.178€. A ga­ran­tia é de três anos

O no­vo Swift Sport é mais efi­caz e tam­bém mais prá­ti­co: pas­sa a ter cin­co por­tas e cin­co lu­ga­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.