Con­cept Volkswa­gen I.D. Viz­zi­on

O pon­ta-de-lan­ça da fu­tu­ra fa­mí­lia I.D. da Volkswa­gen não só te­rá ca­pa­ci­da­de de con­du­ção au­tó­no­ma, co­mo tam­bém de apren­der e me­lho­rar dia-a-dia. Tu­do, pa­ra ofe­re­cer um am­bi­en­te ide­al pa­ra seus ocu­pan­tes.

Altagama Motor (Portugal) - - Editorial -

A fu­tu­ra li­nha­gem de mo­de­los elé­tri­cos I.D. co­me­ça com o fa­mi­li­ar Viz­zi­on

Vá-se fa­mi­li­a­ri­zan­do com a si­gla I.D., por­que, a par­tir de 2020, ela re­pre­sen­ta­rá a no­va li­nha­gem de veí­cu­los 100% elé­tri­cos da Volkswa­gen. Tra­ta-se de uma fa­mí­lia de pro­du­tos que irá abran­ger to­dos os seg­men­tos, des­de mo­de­los com­pac­tos a SUV, pas­san­do por mo­no­vo­lu­mes e ber­li­nas fa­mi­li­a­res. E é no âm­bi­to des­ta úl­ti­ma clas­se que se in­se­re o pro­ta­go­nis­ta de hoje, o I.D. VIZ­ZI­ON. Foi pro­je­ta­do pa­ra le­van­tar o véu de co­mo se­rá o fu­tu­ro pon­ta-de-lan­ça da di­nas­tia elé­tri­ca da mar­ca ger­mâ­ni­ca. Bas­ta ob­ser­var as su­as di­men­sões pa­ra per­ce­ber a vi­são do cons­tru­tor de Wolfs­bur­go pa­ra es­te ti­po de veí­cu­los, já que exi­be um com­pri­men­to to­tal de 5,16 me­tros com­ple­men­ta­do por uma lar­gu­ra de 1,95 me­tros. E tu­do em­bru­lha­do num de­sign pu­ra­men­te flui­do, mas um to­que des­por­ti­vo su­ge­ri­do pe­las enor­mes jan­tes de li­ga le­ve de 24 po­le­ga­das.

O seu vi­su­al ex­te­ri­or van­guar­dis­ta e gran­di­o­so po­ten­cia um ha­bi­tá­cu­lo bem es­pa­ço­so, de­sen­vol­vi­do sob o con­cei­to open spa­ce. O que fa­ci­li­tou ain­da mais a vi­da dos cri­a­ti­vos é o fac­to de mo­de­los des­ta na­tu­re­za não so­fre­ram dos cons­tran­gi­men­tos im­pos­tos pe­la me­câ- ni­ca, tal co­mo nos au­to­mó­veis con­ven­ci­o­nais. Com mo­to­res mais com­pac­tos e co­lo­ca­dos so­bre os ei­xos e blo­cos de ba­te­ri­as or­de­na­da­men­te ar­ru­ma­dos sob o pi­so, a área ha­bi­tá­vel fi­ca mais li­ber­ta, per­mi­tin­do que os es­ti­lis­tas pos­sam or­ga­ni­zar o es­pa­ço à con­ve­ni­ên­cia dos ocu­pan­tes. E é aqui que o I.D. VIZ­ZI­ON apre­sen­ta um dos seus trun­fos, pro­por­ci­o­nan­do um ‘sa­lão’ on­de os seus

qua­tro ocu­pan­tes po­de­rão aco­mo­dar-se e apro­vei­tar a vi­a­gem, en­quan­to o au­to­mó­vel se en­car­re­ga de to­mar as su­as pró­pri­as de­ci­sões.

Pen­sa por si

Um dos pi­la­res da no­va cas­ta de veí­cu­los elé­tri­cos da Volkswa- gen é a con­du­ção au­tó­no­ma. Res­pon­sá­veis da mar­ca as­se­gu­ram que es­ta fun­ção es­ta­rá em ple­no fun­ci­o­na­men­to em 2025, em­bo­ra o I.D. VIZ­ZI­ON es­te­ja um pas­so à fren­te, gra­ças à in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al de que é do­ta­da. Co­mo tal, se­rá ca­paz de apren­der di­a­ri­a­men­te com ba- se na in­te­ra­ção com os pas­sa­gei­ros. Tal é o seu ní­vel de au­to­no­mia que a pri­mei­ra ca­rac­te­rís­ti­ca que cha­ma a aten­ção no ha­bi­tá­cu­lo é a to­tal au­sên­cia de ta­bli­er... pe­lo me­nos fí­si­co. Es­te po­de ser pro­je­ta­do atra­vés de ócu­los de re­a­li­da­de au­men­ta­da Ho­lo­lens, que se­rão

in­cluí­dos de sé­rie e que ofe­re­cem cin­co pro­gra­mas: Bu­si­ness, Na­vi­ga­ti­on, En­ter­tain, Com­mu­ni­ca­ti­on e Le­ar­ning.

A co­mu­ni­ca­ção com o veí­cu­lo é es­ta­be­le­ci­da atra­vés de um con­tro­le de voz na­tu­ral, en­quan­to o as­sis­ten­te pes­so­al de bor­do as­su­me au­to­no­ma­men­te um con­jun­to de ta­re­fas, sem­pre com a con­ve­ni­ên­cia dos ocu­pan­tes em men­te: po­de re­co­nhe­cer pa­râ­me­tros vi­tais de ca­da pas­sa­gei­ro, re­gu­lan­do a tem­pe­ra­tu­ra ca­so es­te­ja ca­lor; avi­sa so­bre pos­sí­veis en­gar­ra­fa­men­tos no per­cur­so; e po­de mes­mo en­co­men­dar, an­te­ci­pa­da­men­te e on­li­ne, um ca­fé ta­ke­away num es­ta­be­le­ci­men­to ha­bi­tu­al­men­te fre­quen­ta­do, por exem­plo.

Du­ran­te a vi­a­gem, os ocu­pan­tes po­de­rão se­le­ci­o­nar en­tre du­as con­fi­gu­ra­ções de ban­cos: Jet Mo­de e Re­lax Mo­de. Nes­te úl­ti­mo mo­do, er­gue-se um pos­su­a­pés do pi­so do veí­cu­lo, é re­pro­du­zi­da mú­si­ca re­la­xan­te e são es­cu­re­ci­das as ja­ne­las pa­ra que a luz não in­co­mo­de. Além dis­so, di­fi­cil­men­te qual­quer som ex­te­ri­or irá apo­quen­tar os ocu­pan­tes, gra­ças a um sis­te­ma ati­vo de can­ce­la­men­to de ruí­do.

Dois mo­to­res

O I.D. VIZ­ZI­ON tem um sis­te­ma de pro­pul­são ba­se­a­do em dois mo­to­res. O trem di­an­tei­ro pos­sui um pe­que­no mó­du­lo de 102 CV, en­quan­to no tra­sei­ro es­tá mon­ta­da uma uni­da­de mais po­de­ro­sa, de 204 CV. O ren­di­men­to con­jun­to é de 305 CV, per­mi­tin­do pres­ta­ções ade­qua­das à vo­ca­ção fa­mi­li­ar des­te mo­de­lo: ne­ces­si­ta de ape­nas 6,3 se­gun­dos pa­ra ace­le­rar de 0 a 100 km/h, ao pas­so que a ve­lo­ci­da­de má­xi­ma es­ta­rá li­mi­ta­da aos 180 km/h.

Com uma uni­da­de elé­tri­ca por ei­xo, o I.D. se­rá, na­tu­ral­men­te, um all-whe­el dri­ve, ga­ran­tin­do um ní­vel de se­gu­ran­ça di­nâ­mi­ca ele­va­do. Os mo­to­res são ali­men­ta­dos por uma ba­te­ria de al­ta vol­ta­gem (111 kwh) si­tu­a­da so­bre o fun­do da pla­ta­for­ma, o que não só bai­xa bas­tan­te o cen­tro de gra­vi­da­de, co­mo per­mi­te ob­ter ex­ce­len­tes re­sul­ta­dos na dis­tri­bui­ção de pe­so por ei­xo.

To­tal­men­te car­re­ga­da, a au­to­no­mia des­te mo­de­lo se­rá de 665 km e, gra­ças à car­ga in­du­ti­va, po­de ser re­car­re­ga­da a 80% em ape­nas 30 mi­nu­tos. Al­ter­na­ti­va­men­te, po­de ser co­nec­ta­da por ca­bo a qual­quer to­ma­da, em­bo­ra o tem­po de re­car­ga va­rie de acor­do com a po­tên­cia da re­de elé­tri­ca.

Se­gun­do o cons­tru­tor ger­mâ­ni­co, o I.D. VIZ­ZI­ON se­rá uma re­a­li­da­de em 2030, uma dé­ca­da de­pois de es­ta fa­mí­lia elé­tri­ca ini­ci­ar a sua car­rei­ra co­mer­ci­al.

A VW anun­cia uma alar­ga­da au­to­no­mia de qua­se 700 km. Te­rá re­car­ga por in­du­ção, che­gan­do a 80%, em ape­nas 30 mi­nu­tos

Ka­ram el She­nawy / Ber­nar­do Gon­za­lez

Ape­nas qua­tro lu­ga­res, in­de­pen­den­tes, e uma ha­bi­ta­bi­li­da­de pró­pria de uma li­mou­si­ne. O in­te­ri­or se­rá con­fi­gu­rá­vel

Se­rá a pro­pul­si­o­na­do por dois mo­to­res elé­tri­cos, com po­tên­cia com­bi­na­da de 305 CV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.