VW Ti­guan vs. Je­ep Com­pass

Ape­sar da mais-va­lia das su­as me­câ­ni­cas e de pos­suí­rem tra­ção in­te­gral, es­tes mo­de­los são mar­gi­na­li­za­dos no mer­ca­do na­ci­o­nal, pre­ci­sa­men­te de­vi­do a es­te úl­ti­mo pon­to, por se­rem cas­ti­ga­dos pe­la fis­ca­li­da­de vi­gen­te.

Altagama Motor (Portugal) - - Editorial - Jo­sé A. Pra­dos/pe­dro Do­min­gues Pa­lo­ma So­ria

As mo­to­ri­za­ções Di­e­sel têm si­do al­vo de uma per­se­gui­ção im­pla­cá­vel por par­te das en­ti­da­des re­gu­la­do­ras de­vi­do às su­as emis­sões, al­go que o me­diá­ti­co ca­so do Gru­po Volkswa­gen, co­nhe­ci­do co­mo ‘Di­e­sel­ga­te’, veio ape­nas agra­var. Ape­sar de se­rem cer­ca de 90% mais ‘lim­pas’ que os seus an­te­pas­sa­dos de há uma dé­ca­da, mui­tos fa­bri­can­tes vêem-se na con­tin­gên­cia de aban­do­nar es­te ti­po de mo­to­ri­za­ções. Con­tu­do, em vi­a­tu­ras SUV com as­pi­ra­ções off ro­ad, os mo­to­res Di­e­sel con­ti­nu­am a ser umas das op­ções mais vá­li­das.

Do ou­tro la­do do Atlân­ti­co che­ga o Je­ep Com­pass, re­pre­sen­tan­do o bra­ço TT da Fiat Chrys­ler Au­to­mo­bi­les (FCA) en­tre os SUV com­pac­tos. Me­de 4,39 me­tros de com­pri­men­to e her­da al­guns tra­ços do seu ir­mão ‘mais ve­lho’, o Che­ro­kee, co­mo a tí­pi­ca gre­lha com se­te bar­ras verticais, e apre­sen­ta um ar cam­pes­tre, na­da de acor­do com a uti­li­za­ção mais ur­ba­na que a vas­ta mai­o­ria irá re­ce­ber. Já o seu opo­nen­te ger­mâ­ni­co é um dos ve­te­ra­nos des­ta clas­se. Ao lon­go de uma dé­ca­da foi evo­luin­do, es­té­ti­ca e tec­ni­ca­men­te, tornando-se mais re­fi­na­do e vo­ca­ci­o­na­do pa­ra o as­fal­to, se­guin­do as pre­fe­rên­ci­as de­mons­tra­das pe­los cli­en­tes, que pou­co cir­cu­lam fo­ra de es­tra­da.

For­ma­tos se­me­lhan­tes

No que to­ca a di­men­sões ex­te­ri­o­res, o Ti­guan apre­sen­ta mais 10 cm de com­pri­men­to que o Com­pass, al­go que se re­fle­te no ha­bi­tá­cu­lo e, mais ain­da, na ba­ga­gei­ra, as­pe­to bas­tan­te re­le­van­te quan­do es­ta­mos a fa­lar de au­to­mó­veis pa­ra le­var to­da a fa­mí­lia e res­pe­ti­vos ‘ta­re­cos’.

Em ter­mos me­câ­ni­cos, am­bos os mo­de­los são bas­tan­te se­me­lhan­tes, re­cor­ren­do a blo­cos de dois li­tros com tur­bo de ge­o­me­tria va­riá­vel, sen­do que o TDI de­bi­ta 150 CV e 340 N.m, en­quan­to o Mul­ti­jet II apre­sen­ta 140 CV e 350 N.m. O mo­tor ger­mâ­ni­co re­sul­ta mais re­fi­na­do e a sua in­tru­são no ha­bi­tá­cu­lo – em ter­mos so­no­ros – é re­du­zi­da, en­quan­to os 10 CV ex­tra são no­tó­ri­os na ve­lo­ci­da­de de pon­ta e ace­le­ra­ções.

As se­me­lhan­ças con­ti­nu­am nos con­su­mos, on­de am­bos re­gis­tam o mes­mo va­lor mé­dio, 5,7 l/100 km. Em es­tra­da os va-

lo­res so­bem li­gei­ra­men­te, pa­ra a ca­sa dos 6 li­tros, en­quan­to que em ci­da­de, co­mo é nor­mal, apre­sen­tam re­gis­tos mais ele­va­dos, aci­ma dos 8 l/100 km. Com is­to, am­bos são ca­pa­zes de vi­a­jar cer­ca de 800 km com um de­pó­si­to de com­bus­tí­vel, o que per­mi­te co­brir lon­gas dis­tân­ci­as sem re­a­bas­te­cer. Du­ran­te o nos­so con­fron­to, o Je­ep Com­pass acu­sou um va­lor mé­dio de 6,7 l/100 km en­quan­to o Volkswa­gen Ti­guan fi­cou pe­los 6,5 li­tros.

As ver­sões em com­pi­ta são to­po de ca­da ga­ma: Sport, com pa­co­te R-li­ne pa­ra o Ti­guan, e Li­mi­ted pa­ra o Com­pass. Os pre­ços são ele­va­dos, ain­da que par­ci­al­men­te jus­ti­fi­ca­dos pe­lo equi­pa­men­to com­ple­to, em­bo­ra po­den­do cres­cer, ca­so o po­ten­ci­al com­pra­dor co­me­ce a di­va­gar pe­la lis­ta de op­ci­o­nais.

Se­te ou no­ve ve­lo­ci­da­des

Com­pass e Ti­guan con­tam com trans­mis­sões au­to­má­ti­cas de sé­rie, nes­tas ver­sões. Cai­xa DSG de du­pla em­brai­a­gem, se­te ve­lo­ci­da­des e pa­ti­lhas no vo­lan­te pa­ra o Volkswa­gen, e uma mo- der­na trans­mis­são de no­ve re­la­ções com con­ver­sor de bi­ná­rio pa­ra o mo­de­lo ame­ri­ca­no. Am­bas são tec­ni­ca­men­te evo­luí­das e de­sen­vol­vi­das pa­ra pro­por­ci­o­nar bai­xos con­su­mos e uma boa ex­plo­ra­ção do pro­pul­sor, apre­sen­tan­do pas­sa­gens de cai­xa mais cé­le­res do que se con­se­gue com uma trans­mis­são ma­nu­al. A DSG é um pou­co mais su­a­ve, uma vez que tem sem­pre préen­gre­na­da a mu­dan­ça se­guin­te, mas a cai­xa do Je­ep – que já tí­nha­mos ex­pe­ri­men­ta­do em ou­tros mo­de­los da FCA – vol­tou

O Com­pass re­ve­la-se mais ap­to pa­ra cir­cu­lar fo­ra-de es­tra­da, com me­lho­res ân­gu­los e sus­pen­são mais su­a­ve

a agra­dar. Só é pe­na que não te­nha pa­ti­lhas no vo­lan­te, se bem que nem to­da a gen­te te­nha por há­bi­to uti­li­zá-las.

O com­por­ta­men­to di­nâ­mi­co é tão dis­tin­to co­mo o ní­vel de equi­pa­men­to de am­bos. O SUV ale­mão re­cor­re a um chas­sis des­por­ti­vo, com pos­si­bi­li­da­de de re­gu­la­ção da fir­me­za da sus­pen­são e da res­pos­ta da DSG, en­tre ou­tros ele­men­tos. Por es­se mo­ti­vo, mos­tra-se mais à-von­ta­de em es­tra­das si­nu­o­sas, apre­sen­tan­do um pi­sar mais fir­me, com ve­lo­ci­da­des de pas­sa­gem em cur­va su-

pe­ri­o­res, e um me­nor ro­la­men­to da car­ro­ça­ria. Ape­sar de a sus­pen­são mais bran­da, o Com­pass tam­bém não se ne­ga a es­tra­das si­nu­o­sas com agi­li­da­de su­fi­ci­en­te pa­ra in­cu­tir con­fi­an­ça, ao que se jun­ta a cai­xa que se re­ve­la ca­paz de man­ter o mo­tor sem­pre no re­gi­me ide­al de for­ma a pro­por­ci­o­nar a me­lhor res­pos­ta pos­sí­vel.

Va­mos aos tri­lhos

Aban­do­na­mos o as­fal­to e en­tra­mos em es­tra­dões de for­ma a tes­tar sis­te­mas de tra­ção to­tal. O Ti­guan re­cor­re ao fa­mo­so 4Mo- ti­on. Um bo­tão na con­so­la cen­tral per­mi­te se­le­ci­o­nar um dos qua­tro mo­dos dis­po­ní­veis – Ne­ve, Es­tra­da, Areia e Off-ro­ad – que al­te­ram a sen­si­bi­li­da­de do ace­le­ra­dor e oti­mi­zam a tra­ção.

Por seu tur­no, o com­pro­va­do sis­te­ma uti­li­za­do pe­lo Je­ep per­mi­te-nos sair de qua­se qual­quer apu­ro, den­tro do ra­zoá­vel, com os seus mo­dos Au­to, Ne­ve, Areia e La­ma. Além dis­so, no mo­do 4x4 Lock, per­mi­te o blo­queio do di­fe­ren­ci­al, de for­ma a per­mi­tir ul­tra­pas­sar si­tu­a­ções ain­da mais com­pli­ca­das.

Em su­ma, am­bos são ca­pa­zes de in­cur­sões por tro­ços fo­ra de es­tra­da, mes­mo que não se­jam os mais fá­ceis, su­pe­ran­do obs­tá­cu­los sem di­fi­cul­da­des, sen­do ape­nas li­mi­ta­dos pe­los pneus de uti­li­za­ção mais ‘es­tra­dal’, o que com­pli­ca so­bre­ma­nei­ra a trans­po­si­ção de zo­nas la­ma­cen­tas ou pe­dre­go­sas. No en­tan­to, gra­ças aos seus ân­gu­los ca­rac­te­rís­ti­cos mais fa­vo­rá­veis – ata­que, ven­tral e de saí­da – bem co­mo à su­pe­ri­or al­tu­ra ao so­lo, o Je­ep Com­pass re­ve­la-se mais ca­paz do que o seu ri­val de oca­sião.

Je­ep Com­pass Li­mi­ted 2.0 Mul­ti­jet 4x4 Ac­ti­ve Dri­ve Au­toTi­po de mo­tor Ci­lin­dra­da Po­tên­cia má­xi­ma Bi­ná­rio má­xi­mo Ve­lo­ci­da­de má­xi­ma Ace­le­ra­ção 0 a 100 km/h Pre­ço ba­se Ava­li­a­ção Al­ta­ga­maDi­e­sel, 4 ci­lin­dros em li­nha, tur­bo 1.956 cm3 140 CV às 4.000 rpm 350 N.m às 1.350 rpm 192 km/h 10,5 s 41.100€ (até 30 de se­tem­bro)

VW Ti­guan Sport 2.0 TDI 150 4Mo­ti­on DSGTi­po de mo­tor Ci­lin­dra­da Po­tên­cia má­xi­ma Bi­ná­rio má­xi­mo Ve­lo­ci­da­de má­xi­ma Ace­le­ra­ção 0 a 100 km/h Pre­ço ba­se Ava­li­a­ção Al­ta­ga­maDi­e­sel, 4 ci­lin­dros em li­nha, tur­bo 1.968 cm3 150 CV às 3.500-4.000 rpm 340 N.m às 1.750-3.000 rpm 200 km/h 9,3 s 50.327€

Ba­ga­gei­ra Mo­tor Pres­ta­ções Con­su­mos Di­rec­ção Tra­va­gem Con­for­to Pre­ço ava­li­a­çãoJe­ep Com­pass Li­mi­ted 2.0 Mul­ti­jet 4x4 Ac ti­ve Dri­ve Au­toAca­ba­men­tos Po­si­ção de con­du­ção Ha­bi­ta­bi­li­da­de Cai­xa de ve­lo­ci­da­des Com­por­ta­men­to Equi­pa­men­to

Os pneus mais vi­ra­dos pa­ra uti­li­za­ção em es­tra­da li­mi­tam o Com­pass em la­ma ou pe­dras As lu­zes diur­nas e par­te dos fa­ro­lins re­cor­rem a tec­no­lo­gia LED Je­ep Com­pass Li­mi­ted 2.0 Mul­ti­jet 4x4 Ac ti­ve Dri­ve Au­toO me­lhor Ap­ti­dões TT Sis­te­ma de tra­ção to­tal Pre­ço O PI­OR Start/stop al­go brus­co Ba­ga­gei­ra Sem pa­ti­lhas no vo­lan­te

Os pneus de bai­xo per­fil re­ve­lam-se ina­de­qua­dos em fo­ra de es­tra­da A ilu­mi­na­ção é em LED de ori­gem, tan­to à fren­te co­mo atrás

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.