Mais saú­de pa­ra as ar­ti­cu­la­ções por­te gran­de do seu cão de

Caes & Companhia - - NUTRIÇÃO -

É am­pla­men­te re­co­nhe­ci­do que quan­to mai­or o cão, mai­or o stress que ele co­lo­ca so­bre as su­as ar­ti­cu­la­ções ao lon­go da vi­da. Des­de a fa­se de cres­ci­men­to à ter­cei­ra ida­de, os cães de gran­de por­te exi­gem mui­to mais das su­as ar­ti­cu­la­ções do que os cães de pe­que­no por­te.

Exis­tem pro­ble­mas re­la­ti­va­men­te co­muns, tais co­mo a os­te­o­ar­tri­te (in­fla­ma­ção da ar­ti­cu­la­ção) que ten­dem a apa­re­cer mais tar­de na vi­da, ou após um trau­ma, en­quan­to as ques­tões con­gé­ni­tas, co­mo dis­pla­sia da an­ca ou do cotovelo sur­gem fre­quen­te­men­te em adul­tos jo­vens. Se­ja qual for a con­di­ção, os pro­ble­mas ar­ti­cu­la­res cau­sa­rão pro­ble­mas de mo­bi­li­da­de e dor di­mi­nuin­do a qua­li­da­de de vi­da e bem-es­tar do seu cão. Es­tan­do com me­nos mo­bi­li­da­de, o cão aca­ba por ga­nhar mui­tas ve­zes pe­so o que, por sua vez, ge­ra mais dor, mais in­fla­ma­ção da ar­ti­cu­la­ção e, no­va­men­te, me­nos mo­bi­li­da­de, cha­ma-se por is­so um cír­cu­lo vi­ci­o­so que ne­ces­si­ta ser tra­va­do e de pre­fe­rên­cia evi­ta­do.

O que são as ar­ti­cu­la­ções?

As ar­ti­cu­la­ções são es­tru­tu­ras que per­mi­tem fa­zer a li­ga­ção en­tre os os­sos, des­ta for­ma é pos­sí­vel ha­ver mo­vi­men­tos. A ar­ti­cu­la­ção é cons­ti­tuí­da por car­ti­la­gem, lí­qui­do si­no­vi­al e li­ga­men­tos. Jun­tos per­mi­tem har­mo­nia e ga­ran­tem um mo­vi­men­to fá­cil. A car­ti­la­gem é cons­ti­tuí­da por cé­lu­las cha­ma­das con­dró­ci­tos e por ma­triz ex­tra­ce­lu­lar. Es­ta ma­triz é for­ma­da es­sen­ci­al­men­te por água (cer­ca de 70%), co­la­gé­nio (10%) e ou­tras pro­teí­nas cha­ma­das de pro­te­o­gli­ca­nos (20%). O co­la­gé­nio é uma pro­teí­na bas­tan­te com­ple­xa que jun­ta­men­te com água per­mi­te man­ter uni­dos to­dos com­po­nen­tes da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.