Aler­gi­as

Caes & Companhia - - SAÚDE ANIMAL NATURAL -

Ca­da vez mais es­ta­mos ha­bi­tu­a­dos a con­vi­ver com um ani­mal ao qual te­nha si­do di­ag­nos­ti­ca­do uma pa­to­lo­gia do “fo­ro alér­gi­co”.

Éca­da vez mais co­mum ou­vir di­zer que um cão é ató­pi­co, que tem aler­gia a al­gum ali­men­to ou a pa­ra­si­tas co­mo a pul­ga. Tor­na-se en­tão im­por­tan­te per­ce­ber por­que é que os nos­sos ani­mais são ca­da vez me­nos to­le­ran­tes ao nos­so es­ti­lo de vi­da e ao am­bi­en­te que os ro­deia.

O meu cão é alér­gi­co

É ca­da vez mais fre­quen­te ver que o mo­ti­vo que nos le­va, com o nos­so ani­mal, a uma con­sul­ta veterinária se­ja do fo­ro das aler­gi­as. Por ou­tro la­do, exis­tem sin­to­mas re­la­ci­o­na­dos com o de­sen­vol­vi­men­to das mes­mas, que não es­ta­mos ha­bi­tu­a­dos a iden­ti­fi­car co­mo tal.

O meu cão é mes­mo alér­gi­co?

A sin­to­ma­to­lo­gia de um ani­mal que de­sen­vol­ve uma aler­gia ou uma in­to­le­rân­cia po­de ser des­de exu­be­ran­te a bas­tan­te dis­cre­ta. Si­nais co­mo man­chas aver­me­lha­das na pe­le, em es­pe­ci­al da re­gião in­gui­nal (vi­ri­lhas) e do ab­dó­men, pe­que­nas erup­ções cu­tâ­ne­as (bor­bu­lhas) e pru­ri­do ge­ne­ra­li­za­do são evi­den­tes, mas ou­tros co­mo que­da atí­pi­ca do pe­lo, pru­ri­do dis­cre­to nas al­mo­fa­di­nhas plan­ta­res, no fo­ci­nho e nos ou­vi­dos, apa­re­ci­men­to de man­chas es­cu­ras ex­ten­sas em al­gu­mas re­giões par­ti­cu­la­res do cor­po, po­dem ser in­dí­ci­os que pas­sam des­per­ce­bi­dos.

Re­a­ções ime­di­a­tas e re­a­ções re­tar­da­das

As vá­ri­as re­a­ções alér­gi­cas po­dem de­sen­vol­ver-se de for­mas di­fe­ren­tes. As mais co­muns são as re­a­ções de hi­per­sen­si­bi­li­da­de agu­da, quan­do após a pi­ca­da de um in­se­to aque­la re­gião do cor­po de­sen­vol­ve su­bi­ta­men­te um ede­ma (in­cha­ço); e as re­a­ções de hi­per­sen­si­bi­li­da­de re­tar­da­da, quan­do o ani­mal con­tac­ta cons­tan­te­men­te e por um pe­río­do de tem­po pro­lon­ga­do, com uma subs­tân­cia à qual é in­to­le­ran­te (por exem­plo, um ani­mal que é in­to­le-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.